Como ter sucesso com marketing digital para pequenas empresas?

marketing digital para pequenas empresas

Se você quer investir em marketing digital para pequenas empresas, é necessário entender a importância da estratégia em um mundo cada vez mais tecnológico. Isso porque a presença online é essencial para aproveitar as oportunidades de uma vitrine mundial.

Além disso, se o marketing digital for usado com direcionamento e eficiência, você posiciona o seu negócio de forma competitiva no mercado, atingindo um público considerável.

Para te ajudar a entender o potencial de alcance de uma boa estratégia de marketing digital, veja o que dizem os dados. Esta pesquisa, da plataforma Cupom Válido, destaca o Brasil como o 5º país com mais usuários de internet no mundo e líder na América Latina em número de usuários ativos. 

O resultado mostra que estar presente na internet é fundamental para aumentar a visibilidade e não perder oportunidades de negócio.

É por isso que, neste artigo, você aprende o que é marketing digital para pequenas empresas, qual a sua importância e como começar a colocá-lo em prática com ajuda especializada. Vamos lá? 

O que é marketing digital?

Marketing digital é toda estratégia e técnica de marketing voltada para o meio virtual, ou seja, para os canais conectados à internet. Fazem parte dessas atividades ações voltadas para publicidade, comunicação, produção de conteúdo e vendas, que são divulgadas em websites, redes sociais, e-mails etc. 

Existem diversas formas de fazer marketing digital e, dependendo de uma série de fatores, como tipo de negócio e público-alvo, é possível determinar quais são mais interessantes para alavancar a sua empresa.

Alguns tipos de ações de marketing digital são: 

  • marketing de conteúdo;
  • SEO (Otimização para Mecanismos de Busca);
  • publicidade online;
  • email marketing;
  • marketing de afiliados;
  • marketing de influência;
  • entre outros. 

Apesar de serem diferentes, o objetivo é o mesmo: atingir o público-alvo, aumentar a visibilidade da marca, gerar e converter leads. 

No entanto, além do conceito, você provavelmente quer saber qual a importância do marketing digital para pequenas empresas, não é mesmo? Afinal, existe um senso comum equivocado de que a ferramenta só funciona para grandes negócios. 

Pois saiba que uma pequena empresa também pode se beneficiar bastante da prática! A seguir, te mostramos como.

Qual a importância do marketing digital para pequenas empresas?

O marketing digital é fundamental para pequenas empresas que querem ampliar o seu alcance. Isso porque, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% das pessoas buscam informações on-line antes de comprar em lojas físicas. 

Ou seja, o alcance proporcionado pela internet é enorme.

O marketing digital também é procurado por pequenas empresas por conta do seu baixo custo se comparado com outras modalidades de marketing. 

É possível obter tecnologias, ferramentas e plataformas de acordo com a sua necessidade. A contratação desses serviços pode ser feita de forma mensal, semestral e até anual. Além disso, há diversos planos adequados às características das empresas. 

Como você já viu, existem várias possibilidades de ações de marketing digital para pequenas empresas. No entanto, uma que merece atenção especial é o SEO. 

Segundo uma pesquisa da WordStream realizada com pequenos e médios empreendimentos, o SEO já é a segunda estratégia mais utilizada no digital, perdendo apenas para os anúncios. Então, que tal entender melhor como funciona o SEO para pequenas empresas? 

Como funciona o SEO para pequenas empresas?

SEO em português significa “Otimização para Mecanismos de Busca” e, basicamente, é uma prática que visa a boa classificação de conteúdos do site da empresa de forma orgânica em buscadores como o Google, Bing e Yahoo. 

Ou seja, o SEO pode ajudar a aumentar a visibilidade de pequenas e médias empresas, gerando mais tráfego e oportunidades de negócio. Para tal, é preciso oferecer conteúdos e serviços úteis aos usuários.

Por exemplo, quando temos uma dúvida, é comum que procuremos pela resposta em sites de busca, certo? Com um bom SEO, é possível disponibilizar conteúdo relevante nessas plataformas, de modo que o leitor o encontre, tenha a sua dúvida respondida e conheça mais sobre a empresa que forneceu a informação. 

Para isso, existem técnicas que são aplicadas tanto no site da empresa quanto nos conteúdos produzidos, a fim de ranqueá-los para as primeiras posições, como;

  • uso de palavras-chave: são as palavras que os usuários usam nos buscadores para encontrar um conteúdo específico;
  • otimizações técnicas: referem-se à qualidade da estrutura e ao desempenho do site, além do bom uso de tags e à indexação;
  • construção de links: é o uso de links internos e externos nas páginas para direcionar o tráfego;
  • boa experiência do usuário: refere-se a qualidade do layout do site e à sua responsividade. 

Quem está nas primeiras posições desses mecanismos de busca geralmente recebe mais visitas dos usuários. Dessa forma, o SEO ajuda na divulgação da empresa e na criação de autoridade da marca sobre um determinado assunto. 

Contudo, aplicar as melhores práticas de SEO exige conhecimento técnico e experiência de mercado. Nesse sentido, é importante buscar agências parceiras com expertise comprovada no segmento. 

No próximo tópico, te ajudamos a entender qual a melhor agência de marketing digital e o que levar em conta antes de fechar negócio.

Qual a melhor agência de marketing digital?

A melhor agência de marketing digital é aquela que é capaz de atender às necessidades específicas da sua empresa. É interessante buscar por experiência, reputação, um portfólio interessante de clientes, além de expertise em diferentes áreas e capacidade de oferecer soluções personalizadas. 

A Agência Papoca, por exemplo, está no mercado há 7 anos. Com mais de X clientes no portfólio, tem ampla expertise em projetos de auditoria técnica de SEO, estudo aprofundado de concorrentes e planejamento e execução de plano de SEO. 

É importante também conhecer os resultados comprovados, cases de sucesso e se os objetivos e metas da agência estão alinhados com os do seu negócio. 

Além disso, uma outra questão que muitos buscam saber é quanto custa contratar uma agência de marketing digital para pequenas empresas. É sobre esse aspecto que falaremos a seguir! 

Quanto custa contratar uma agência de marketing digital?

O valor de contratação de uma agência de marketing digital depende de uma série de fatores, mas pode custar a partir de R$ 3.500. O custo final é calculado a partir da complexidade da estratégia utilizada, da quantidade de conteúdos desenvolvidos e do tempo de desenvolvimento. 

A reputação e a experiência da agência também costumam ser levadas em consideração no valor final. 

O fato é que, contando com um plano de ação bem alinhado e com profissionais competentes, as chances de retorno do valor investido são altas. 

Se você se interessou pela estratégia de Otimização para Mecanismos de Busca, pode estar se perguntando onde encontrar uma agência especializada em SEO, não é? Essa resposta é muito mais simples! 

Onde encontrar uma agência especializada em SEO? 

Existem diversas agências especializadas em SEO no mercado. Você pode encontrá-las por meio dos sites de busca, por referências e recomendações e em sites profissionais, como Google My Business ou LinkedIn e fóruns on-line. 

No entanto, é importante procurar uma empresa que ofereça excelência no serviço, comprometimento com o cliente e que leve a sério o projeto de alavancar o seu negócio. Além disso, ter uma estratégia robusta fará toda a diferença nos resultados.

Se você gostou da ideia de investir em SEO e marketing digital para pequenas empresas, que tal conhecer mais sobre a Agência Papoca

Somos uma agência de marketing digital focada em 3 pilares para potencializar o crescimento do seu negócio: SEO, Inbound Marketing e Growth Hacking.

Com essas estratégias de marketing on-line, garantimos o seu crescimento escalável e contínuo! Entre em contato com a gente e descubra como o SEO pode ser aplicado nos seus negócios!

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