O que é heatmap? Saiba para que serve e como interpretar!

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Você já ouviu falar sobre o que é heatmap, mas quer se aprofundar no assunto para entender o que os usuários fazem — ou não fazem — nas páginas do seu site? Se sim, chegou ao lugar certo! 

Há uma série de táticas no marketing digital para analisar e melhorar a experiência do usuário. No entanto, em termos didáticos, o heatmap toma a frente por ser único e exclusivamente visual

De acordo com um estudo realizado pela Social Science Research Network, a maioria de nós, seres humanos, processa informações com base no que vemos, e cerca de 65% das pessoas aprendem visualmente.

Desse modo, é certo que quando visualizamos um gráfico com indicação de cores, fica muito mais fácil interpretar os dados, não acha? Além de ser mais lúdico, também colabora na identificação de elementos do seu site que precisam de melhoria.  

Então, vamos ao que interessa? Ao longo deste artigo você confere o que é heatmap, para que serve, a importância de analisá-lo, além de uma lista de ferramentas que vão te ajudar a interpretar tudo o que você precisa para otimizar seus resultados on-line! 

O que é heatmap 

A palavra “heatmap” é traduzida para o português como “mapa de calor“. Trata-se de um relatório que nos permite visualizar a interação dos visitantes com um determinado site, além de destacar áreas de pouca ou nenhuma interação. 

Basicamente, é uma representação gráfica de dados em que os valores são mostrados por cores. Sim, cores!

O esquema de cores mais utilizado na visualização de um mapa de calor é o de cores quentes para frias, onde as cores quentes representam pontos de dados de alto valor, enquanto as cores frias indicam pontos de dados com valores mais baixos.

Agora que te explicamos o lance das cores, vamos entender para que serve o heatmap, na prática? Confira a seguir. 

Para que serve o heatmap? 

De modo geral, o heatmap serve para visualizar como os usuários interagem com um site ou página, destacando áreas de interesse (quentes) e desinteresse (frias). Ele fornece insights instantâneos sobre cliques, rolagens e elementos ignorados, ajudando na otimização do engajamento do usuário, conversões e, por fim, nas vendas. 

Compreender para que serve o heatmap é essencial não só para melhorias de layout, mas também para entender a jornada do usuário, como se estivesse sentado ao lado dele enquanto navega pelo seu site!

Como uma ferramenta visual, os mapas de calor capacitam você a tomar decisões embasadas em dados para conduzir testes A/B, realizar atualizações ou mesmo redesenhar o seu site. 

Ah… e do ponto de vista comercial, eles têm ainda mais relevância! 

Pois, é possível demonstrar com clareza aos membros da equipe e acionistas o que está ocorrendo, simplificando o processo de obter sua aprovação quando mudanças são necessárias. Até porque, vamos combinar: quem ousa desafiar os insights fornecidos por um mapa de calor, não é mesmo? 

No próximo tópico vamos além do que é heatmap e qual sua função, focaremos na importância da análise! 

Qual a importância de analisar o heatmap? 

Todos os sites anseiam pela mesma coisa: usuários satisfeitos. Afinal, quando satisfeitos, eles compram mais e consomem mais conteúdo. 

No entanto, quando falamos de qual a importância de analisar o heatmap, queremos destacar que não basta somente otimizar o seu site, é preciso descobrir o que deixa seus usuários felizes! 

Não é novidade para ninguém que o próprio Google vem priorizando a experiência do usuário e levando isso em consideração na hora de ranquear um site

Então, de maneira reta e direta, você precisa analisar o mapa de calor para melhorar a usabilidade, aprimorar o design e o desempenho do seu site. Já que é exatamente isso que vai resultar em uma experiência rica e de qualidade para o usuário, além é claro, de alcançar melhores conversões e resultados comerciais.

Para te ajudar nesta missão, vamos te ensinar como interpretar um gráfico heatmap! Bora lá?

Como interpretar um gráfico heatmap? 

Na interpretação de um gráfico de heatmap, foque nas áreas quentes (geralmente em vermelho ou laranja) para identificar alta atividade. Já as áreas frias (tons de azul ou verde) indicam baixa atividade. Essa análise visual ajuda a compreender a atenção dos usuários rapidamente!

Existem diferentes tipos de gráficos para analisar e conquistar a otimização de resultados com heatmap, são eles: 

Mapa de calor de rolagem 

Os mapas de calor de rolagem mostram o número de pessoas que rolam para baixo em sua página até cada nível de profundidade. 

Nele, as cores mais quentes — como vermelho e laranja — indicam que mais pessoas viram aquela parte da página. Por outro lado, as cores mais frias indicam partes das páginas onde menos pessoas chegaram. 

Os mapas de calor de rolagem têm o mesmo padrão: cores mais quentes na parte superior e, as mais frias, na parte inferior da página. Ele te dá um panorama de como os visitantes consomem o seu conteúdo.

Portanto, é possível entender em que momento os visitantes perdem interesse ao rolar o mouse e, com isso, aprimorar o que deve ser aprimorado, retirar o que é irrelevante e incluir elementos que despertem a atenção. 

Mapa de clique 

O mapa de calor de clique é esclarecedor! Pois ele mostra onde os usuários estão clicando e até mesmo passando o cursor do mouse em seu site. 

Eles funcionam muito bem para compreender o desempenho de CTAs e outros elementos clicáveis! O esquema das cores permanece igual, quentes e frias. 

Com o mapa de calor de clique você identifica se existe algo que esteja tirando a atenção do usuário e se a página está alinhada com as previsões do seu time de marketing. 

Mapas de calor de movimento do mouse 

Ideal para rastrear os movimentos do mouse e conferir onde a usabilidade e as conversões têm maior probabilidade de serem feitas. Ou seja, ele mostra o trajeto completo do usuário!

Seguindo o mesmo padrão de cores, ele é ótimo para descobrir onde os usuários realmente movem o mouse e o posicionam por um longo período. Se o mouse “congelou” em um ponto, algo prendeu a atenção! 


Dessa forma, você pode analisar o que incluir naquela página para instigá-lo a realizar uma ação. Simples assim. 

Bônus: 3 ferramentas de heatmaps 

Bom, agora que você já sabe o que é heatmap, para que serve e como analisar, vamos de bônus! 

Listamos 3 ferramentas para você colocar tudo o que aprendeu aqui em prática, para não só deixar o seu site mais otimizado como também conquistar a satisfação de seus clientes

  • Crazy Egg: é uma ferramenta premium que se destaca por sua facilidade de uso e integração com outras ferramentas de análise. Oferece recursos como mapas de calor de clique e rolagem, rastreamento de cliques, gravações de sessões e testes A/B. Embora não seja uma opção gratuita, ela fornece insights detalhados sobre a interação do usuário com um site, o que ajuda a melhorar a usabilidade e a eficácia das suas páginas;
  • Microsoft Clarity: uma ferramenta que fornece uma visão aprofundada sobre como os visitantes interagem com seu site. Assim como o Crazy Egg, ela possui uma série de recursos valiosos, incluindo gravações de sessões, mapas de calor de clique e rolagem, funis de conversão e feedback visual. E o melhor de tudo: é gratuita! 
  • Hotjar: certamente, uma das ferramentas mais populares para análise de sites e aprimoramento da experiência do usuário. Ela também conta com gravações de sessões, mapas de calor, pesquisas de feedback e funis de conversão, além de ter uma interface amigável. Você pode testar a versão gratuita e, se gostar, conferir as opções pagas, as quais disponibilizam mais recursos. 

Prontinho! Agora você não tem mais desculpas para não analisar seus mapas de calor, hein? 

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