O que é inbound marketing? Guia com etapas e exemplos! 

o que é inbound marketing

Saber como conquistar clientes tem sido um desafio para empresas de todos os tamanhos. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, você precisa antes de mais nada, entender o que é  inbound marketing, e é isso que vamos te mostrar neste artigo.

A verdade é uma só: as formas tradicionais de marketing estão perdendo espaço para novas maneiras de chamar atenção das pessoas, como contar histórias interessantes e fazer com que as pessoas venham até você. 

Essas novas ideias são muito importantes para as empresas, uma vez que as ajudam a se conectar melhor com os clientes. Nesse sentido, o marketing de conteúdo e o inbound marketing são excelentes ferramentas para alcançar o seu público.

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Ficou curioso e quer explorar as melhores práticas e estratégias para  atrair, engajar e conquistar clientes para sua empresa e, de quebra, substituir as abordagens invasivas do passado? 

Então, continue com sua leitura! 

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é uma estratégia para atrair e engajar os clientes de forma orgânica, por meio de conteúdo relevante. Essa abordagem serve para estabelecer relacionamentos, construir confiança e gerar leads e vendas. Por isso é tão importante para empresas que desejam se destacar, criar fidelidade e otimizar o ROI.

Essa prática vem crescendo bastante nos últimos anos, por conta das mudanças de comportamento dos consumidores, que estão mais exigentes, informados e seletivos na hora de comprar. 

E para se adaptar a essas mudanças, é preciso oferecer conteúdo de qualidade que ajude as pessoas a tirarem suas dúvidas e a tomarem decisões importantes para a vida delas.

Para isso, você precisa entender a lógica do funil de vendas, que divide a jornada do cliente em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento. Vamos te mostrar quais são essas etapas no decorrer desse texto.

Mas antes, você sabe qual o foco do inbound marketing?

Qual o foco do Inbound Marketing?

O foco do Inbound Marketing é o cliente, buscando entender suas dores, necessidades e desejos em cada etapa da jornada de compra, para então oferecer conteúdos que agreguem valor e solucionem seus problemas.

O Inbound Marketing também se baseia na metodologia do funil de vendas, que divide o processo de compra em três etapas: topo do funil (ToFu), meio do funil (MoFu) e fundo do funil (BoFu). 

Em cada etapa, o cliente tem um nível de consciência diferente sobre o seu problema e a sua solução e precisa de conteúdos específicos para avançar na jornada.

Agora que você já sabe qual o foco do inbound marketing, vamos te mostrar quais são os principais fundamentos.

Quais são os 5 fundamentos do Inbound Marketing?

Os cinco fundamentos do Inbound Marketing são:

  • Atração
  • Conversão
  • Relacionamento
  • Venda
  • Encantamento

Vamos entender um pouco mais sobre eles:

A atração se refere a atrair visitantes para o seu site ou blog, para isso você deve usar técnicas como SEO, marketing de conteúdo e postagens nas redes sociais.

Já a conversão é o ato de transformar os visitantes em leads, ou seja, potenciais clientes que demonstram interesse no seu produto. Para isso, você pode usar as landing pages, formulários, os call to action e o e-mail marketing.

O relacionamento nada mais é que nutrir os leads com conteúdos educativos e relevantes. Para cultivar o relacionamento, use automação de marketing, e-mail marketing e segmentação de leads.

A venda é a ação de converter os leads em clientes, usando técnicas como inbound sales, CRM, gatilhos mentais e provas sociais.

E por fim, para encantar e fidelizar os clientes, para que eles se tornem promotores da sua marca, você deve fazer um atendimento pós-venda, pesquisa de satisfação, marketing de indicação e marketing de fidelização.

Você deve estar se perguntando sobre suas etapas, não é verdade? 

Descubra na sequência! 

Como fazer inbound marketing?

Para colocar essa estratégia em ação, você precisa seguir as quatro etapas do inbound marketing, que são: atração, conversão, negociação e pós-venda. 

Confira, a seguir, em detalhes cada uma delas! 

1. Atração

Nesta etapa, o objetivo principal é atrair visitantes para o seu site ou blog, isto é: pessoas que têm interesse pelo seu nicho de mercado, pelo seu produto ou serviço e, dessa forma, pelo seu conteúdo. 

Para alcançar esse objetivo, é fundamental  usar técnicas como SEO (Search Engine Optimization). Ou seja,  otimizar o seu site ou blog para aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca, como o Google ou as redes sociais.

2. Conversão

Aqui, a finalidade é converter os visitantes em leads, ou seja, em potenciais clientes que têm interesse real pelo seu negócio e, por isso, oferecem os seus dados de contato em troca de algo de valor, como e-books ou planilhas, por exemplo. 

Para conquistar leads, é preciso usar ferramentas como as landing pages, que são páginas criadas para a conversão. 

Nas landing pages, você cria formulários onde os visitantes inserem os seus dados e botões ou links de CTA (Call to Action), que levam os visitantes a realizar uma ação importante para a sua empresa.

Para saber mais sobre as landing pages, leia o nosso artigo: Decifrando as Landing Pages: seu guia definitivo para conversão e SEO na era da LGPD. 

3. Negociação

Neste momento do funil, o objetivo é transformar os leads em clientes, ou seja, em pessoas que compram o seu produto ou serviço. 

Para chegar nesse estágio, é preciso usar algumas técnicas, como nutrição de leads, uma estratégia de enviar conteúdo relevante e personalizado para os leads por meio de e-mail marketing ou outros canais, de acordo com o perfil e o estágio deles no funil.

Outra tática  bastante presente nesta etapa é a automação de marketing, que utiliza ferramentas que automatizam e otimizam as ações de nutrição, segmentação e pontuação dos leads etc.

Há ainda o CRM (Customer Relationship Management), que funciona por meio de ferramentas que gerenciam e monitoram o relacionamento com os leads e os clientes, facilitando o trabalho da equipe de vendas.

4. Pós-venda ou encantamento

A finalidade desta etapa é encantar os clientes, ou seja, fazer com que eles se tornem fãs e promotores da sua marca. Para tanto , vale a pena aplicar técnicas de pós-venda, como manter o contato com os clientes, oferecendo suporte, assistência e solução de problemas.

Outra estratégia bem interessante é a de fidelização dos clientes, que pode acontecer por meio de programas de recompensa e benefícios, para estimular novas compras e aumentar o ticket médio do seu negócio.

Há também a pesquisa de satisfação, que é uma forma de coletar feedback dos clientes sobre a experiência deles com a sua marca, produto ou serviço. 

Essa estratégia busca identificar pontos positivos e negativos da experiência de compra e incentivar os clientes satisfeitos a indicarem a sua marca para outras pessoas, gerando mais tráfego, mais leads e, consequentemente, mais vendas.

Qual a diferença entre inbound marketing, marketing de conteúdo do outbound marketing?

O inbound marketing é uma técnica que engloba várias estratégias de marketing digital, sendo que o marketing de conteúdo é uma delas. Já o outbound marketing é uma forma mais tradicional de gerar vendas, por meio de anúncios tradicionais, como TV, rádio, e-mail, etc.

É importante explicar que o marketing de conteúdo trata da produção e distribuição de conteúdo relevante e valioso para o público-alvo, com o objetivo de atrair, educar e engajar os potenciais clientes. 

Quais são as vantagens do inbound marketing em relação ao outbound marketing?

O inbound marketing tem várias vantagens em relação ao outbound marketing, como:

  • maior alcance: esse tipo de marketing te permite alcançar um público maior e mais qualificado, pois usa canais digitais que têm um potencial ilimitado de disseminação e segmentação;
  • menor custo: o inbound marketing costuma ter um custo menor e um retorno maior em relação ao outbound marketing, pois usa técnicas mais eficientes e mensuráveis de geração de leads e vendas;
  • relacionamento com o cliente: você tem a oportunidade de criar um relacionamento mais duradouro com os clientes, pois ele é construído por meio de conteúdo que gera valor e confiança, além de acompanhar o cliente em toda a sua jornada de compra.

Como planejar e implementar uma estratégia de inbound marketing de sucesso?

Para planejar e implementar uma estratégia de inbound marketing de sucesso, é preciso seguir alguns passos, como:

  • definir os objetivos e as metas da sua estratégia de inbound marketing;
  • conhecer o seu público-alvo, criando personas que representem os seus clientes ideais;
  • mapear a jornada do cliente, identificando as etapas que ele percorre desde o momento em que ele reconhece um problema até o momento em que ele se torna um cliente fiel;
  • criar e distribuir conteúdo relevante e personalizado para o seu público-alvo, usando as técnicas de SEO, mídias sociais e marketing de conteúdo;
  • converter os visitantes em leads, usando as técnicas de landing pages, formulários,CTAs e materiais ricos;
  • transformar os leads em clientes, usando as técnicas de nutrição de leads, automação de marketing, CRM e análise de dados;
  • encantar os clientes, usando as técnicas de pós-venda, fidelização, pesquisa de satisfação e marketing de indicação. 

O que é inbound marketing? Conclusão

O inbound marketing traz várias vantagens em relação ao marketing tradicional, como maior alcance, menor custo, maior relacionamento e maior fidelização. 

Porém,  vale lembrar que para planejar e implementar uma estratégia de sucesso, é preciso seguir todas as etapas, como definir os objetivos da estratégia, mapear a jornada do cliente, criar conteúdo relevante, converter os visitantes em leads, fechar as vendas e encantar os clientes.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é inbound marketing! Ah, quer ir além e  criar uma estratégia incrível para o seu negócio? Então, conte com a Papoca, a agência de SEO que tem a solução ideal para você. 

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