Como o SEO técnico ajuda no ranqueamento do seu site no Google?

SEO técnico

Muito se fala sobre as estratégias de SEO On-page e Off-page. Entretanto, é importante lembrar das boas práticas do SEO técnico ao estruturar um site.

Esse termo diz respeito ao desenvolvimento e à otimização de toda a parte técnica de um site. Ou seja, envolve a estrutura, a configuração e o desempenho da página, com foco na experiência do usuário e na performance do conteúdo nos mecanismos de busca.

Por envolver códigos de programação, essa estratégia pode parecer complexa e específica, por isso, muitos acabam não dando atenção. 

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Contudo, não se pode negligenciar a parte técnica do SEO. Afinal, ela desempenha um papel crucial na melhoria da visibilidade do site nos buscadores, como o Google.

Assim, se você deseja aumentar os acessos ao seu site e tornar a sua marca ou empresa mais presente no mundo digital, é essencial considerar tais fatores na hora de criar um plano de marketing. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo recheado de informações sobre o SEO técnico. Quer alavancar os acessos ao seu site? Então siga com a leitura! 

O que é uma estratégia de SEO?

Estratégia de SEO é o conjunto de ações que têm, como objetivo, melhorar a visibilidade e o desempenho de um site nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

É a partir do SEO que aplicamos técnicas para melhorar a classificação nos resultados de pesquisa e direcionar tráfego qualificado para um site.

Por que esse cenário é bom? Ora, quanto mais visibilidade o seu site recebe pelos buscadores, mais pessoas chegam até ele ao fazer pesquisas. 

A partir daí, gera-se tráfego orgânico de pessoas que estão realmente interessadas nas soluções, produtos ou serviços que o seu negócio oferece. Ou seja, isso pode acarretar em mais clientes, aumento da autoridade e geração de credibilidade em seu nicho. 

Leia também-> Tráfego pago e orgânico: saiba diferenças e o que cada um significa

Até porque, segundo o Search Engine Journal, 83% dos consumidores usam o Google para encontrar informações sobre empresas locais e 90% farão uma compra até uma semana após a pesquisa inicial. 

É por isso que, se você tem um site, é tão importante compreender essa estratégia. Vamos começar compreendendo quais são os pilares do SEO. 

Quais são os pilares do SEO?

Os principais pilares do SEO são: SEO On-page, SEO Off-page e o SEO técnico. Enquanto o On-page se baseia nas otimizações internas do site, o Off-page foca nas melhorias externas. Já a parte técnica cuida da estrutura e do desempenho da página. 

Se você deseja implementar uma estratégia de SEO verdadeiramente eficaz e abrangente, é crucial prestar atenção aos três pilares. No entanto, é comum que muitas pessoas negligenciem a parte técnica, pois parece mais complexa e desafiadora.

Para te ajudar a assimilar a relevância da estratégia e conhecer os principais pontos de atenção em sua aplicação, é hora de entender melhor qual o papel do SEO técnico. 

Qual o papel do SEO técnico? 

O SEO técnico é responsável por fazer com que um site tenha uma base sólida e seja bem estruturado, acessível e responsivo para diferentes aparelhos. Além de serem benéficas para a experiência do usuário, as práticas de SEO técnico permitem que a página seja mais rapidamente encontrada pelos mecanismos de busca. 

Tornar o site mobile-friendly, responsivo e prático, com dados estruturados para melhorar a indexação de conteúdo é importante para a classificação do Google e para a experiência e o engajamento dos usuários. Que tal compreender o que significam esses termos? 

  • Blog mobile friendly, o que é? É um blog que tem formato amigável para acesso via dispositivos móveis. Dessa forma, oferece conteúdo visualmente agradável para os seus usuários. 
  • O que é mobile first? É a priorização da versão de dispositivos móveis pela estrutura de um site. Ou seja, o design e a organização do site estão otimizados prioritariamente para esses aparelhos, e só depois são adaptados para desktops. 
  • O que são dados estruturados? São códigos presentes nos sites que fornecem informações organizadas para os mecanismos de busca. Dessa forma facilitam a classificação dos conteúdos e melhoram a visibilidade e o ranqueamento das páginas. 

Conseguiu compreender o que a parte técnica do SEO faz? Então chegou a hora de conhecer quais são as ações de SEO mais usadas nesse contexto! 

Quais são as técnicas de SEO?

Algumas das técnicas de SEO mais conhecidas são:

  • uso de palavras-chave;
  • uso de meta título e meta descrição;
  • link building;
  • URL amigável;
  • estrutura da página separada em títulos e subtítulos;
  • otimização para dispositivos móveis (celulares);
  • entre outros.

As técnicas podem ser classificadas segundo a sua estratégia de SEO On-page, SEO Off-page ou SEO técnico para aperfeiçoar o desempenho de um site nos mecanismos de busca. 

Como você viu anteriormente, a parte técnica está relacionada às práticas que melhoram a estrutura, a configuração e o desempenho de um site. Portanto, as principais técnicas relacionadas a estes objetivos são:

  • estrutura: o site precisa ter uma boa estrutura para ser bem classificado. Isso quer dizer que ele deve estar hospedado em um provedor de qualidade, contar com uma boa plataforma e suas páginas precisam estar organizadas e hierarquizadas de forma a facilitar a navegação pelos usuários. 
  • carregamento: a velocidade de carregamento também é importante para uma boa classificação. É possível deixar o seu site mais rápido compactando imagens e arquivos e otimizando códigos;
  • responsividade: o site precisa se adaptar a diferentes formatos, principalmente para dispositivos móveis, já que muitos acessam os mecanismos de busca diretamente do celular;
  • segurança: é importante que o site esteja protegido de ameaças digitais e que garanta a segurança de seus usuários. O Google, por exemplo, dá prioridade de ranqueamento para sites que já habilitaram o certificado de segurança SSL/HTTPs;
  • indexação: o uso de dados estruturados é essencial para melhorar a indexação de conteúdo do site; 
  • redirecionamentos: é necessário evitar casos de redirecionamentos para páginas não encontradas ou fora do ar. 

Como fazer um bom SEO técnico? 

Resumindo, a parte técnica do SEO cuida das práticas relacionadas à estrutura, ao desempenho e à configuração de um site. Quanto mais prático, fácil e bem estruturado ele for, melhor  será classificado pelos mecanismos de busca.

Para isso, é essencial se atentar à estrutura do site, à velocidade de carregamento, à responsividade em diferentes aparelhos, à segurança dos usuários, à indexação correta e evitar o redirecionamentos para páginas com erro. 

Como o próprio nome diz, por serem fatores que necessitam de bastante conhecimento técnico, pode não ser fácil aplicá-los no dia quando não se tem a expertise necessária.  

Portanto, se você busca resultados satisfatórios, pode ser interessante procurar por consultores ou agências especializadas em SEO para te ajudar a alavancar o seu site. Afinal, pode ser uma coisa pequena, mas técnica, que está atrapalhando o seu desempenho no mercado digital. 

E aí? Acredita que ter uma boa estratégia de SEO Técnico é o que eu seu negócio precisa no momento? Que tal conhecer mais sobre a Agência Papoca?

Somos uma agência de marketing digital focada em 3 pilares para potencializar o crescimento do seu negócio: SEO, Inbound Marketing e Growth Hacking.

Com essas estratégias de marketing on-line, garantimos o seu crescimento escalável e contínuo! Entre em contato com a gente para saber como o SEO técnico pode ajudar a melhorar a visibilidade e o desempenho do seu site nos mecanismos de busca!

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