Copywriting é um conjunto de técnicas e práticas usadas para produzir conteúdos que estimulem o leitor a concluir uma compra. Este tipo de comunicação desempenha um papel fundamental nas estratégias de marketing digital. Por isso, neste post, vamos te explicar melhor o assunto , dar alguns exemplos de copywriting e desmistificar a diferença entre copywriting e marketing de conteúdo.
Descubra tudo o que você precisa saber para transformar palavras em vendas e como aplicar o copywriting AGORA mesmo no seu site de vendas.
O que é o copywriting?
Já entendemos que o copywriting é um estilo de redação direcionado para vendas, certo? Mas o copywriting vai além das palavras bonitas. Essa estratégia foi definida no mundo do marketing e da publicidade como a ciência para influenciar pessoas. Para isso, utiliza de “truques” de psicologia com a intenção de captar a atenção e o interesse de clientes por meio de um conteúdo.
Desta forma, o objetivo do copywriting é converter o leitor em assinante, fidelizá-lo com os conteúdos focados no marketing e nas vendas. Alguns exemplos onde o copywriting pode acontecer são: e-mails e boletins informativos, conteúdo em sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas.
Diferença entre copywriting e marketing de conteúdo
A essa altura do campeonato você deve está se perguntando: tá, mas qual a diferença entre copywriting e o marketing de conteúdo, não é mesmo?
Bom, enquanto o marketing de conteúdo tem como objetivo educar e entreter, o copywriting foca na persuasão direta para ação. Enquanto o primeiro fala mais sobre contar uma história, o segundo é como criar um chamado irresistível para ação.
Para ficar mais claro, dentro das ferramentas de marketing digital, ambos são essenciais, mas é o copywriting que fecha o negócio! Por exemplo, um blog de marketing de conteúdo informa e educa sobre os benefícios de um produtos, já o copywriting da página de vendas é o que leva o cliente a clicar em “Comprar Agora”.
Aprenda agora como fazer e alguns exemplos de Copywriting de sucesso.
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Como fazer um texto de copywriting ?
Para fazer um texto de copywriting, você deve conhecer as dores e desejos do seu público- alvo, criar títulos incríveis, ter uma escrita clara e objetiva, fazer com o que o leitor se identifique com seu conteúdo, utilizar gatilhos mentais, destacar os benefícios e utilizar depoimentos.
Confira, agora, em detalhes, as dicas acima!
- Comece entendendo profundamente seu público-alvo, conhecendo suas dores, necessidades e desejos, e também suas nuances para que a comunicação seja assertiva.
- A primeira impressão é a que fica e acredite, o título é um dos principais aliados desta estratégia. Crie títulos interessantes e irresistíveis aos olhos deste cliente. Mantenha parágrafos curtos e diretos, que ressoem com o seu público.
- Escreva de maneira clara e objetiva! A ideia aqui é que você se torne um expert em escrever frases de impacto, curtas, claras e concisas.
- Faça com que o leitor se sinta próximo e se identifique com o conteúdo. Para isso, além de pronomes pessoais, uma redação calorosa com histórias pessoais, por exemplo, é garantia de sucesso! Abordagens divertidas, com trocadilhos e jogos de palavras combinadas são bons exemplos de copywriting.
- Crie senso de urgência e apelos emocionais para despertar gatilhos mentais nos clientes. Incentive a ação imediata com ofertas limitadas, descontos temporários ou estoques limitados. Use e abuse de termos como: Rápido, Fácil e Exclusivo, por exemplo.
- Destaque os benefícios, ou seja, ao invés de listar apenas as características do seu produto, destaque como essas características beneficiam o cliente.
- Utilizar depoimentos, avaliações e casos de sucesso é muito poderoso. Eles mostram que outras pessoas já se beneficiaram do que você está oferecendo.
Um bom exemplo de copywriting seria: em vez de utilizar “Experimente nossos produtos” utilize “Transforme sua vida hoje com nosso produto exclusivo – estoques limitados”.
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Exemplos de copywriting de sucesso para te inspirar
Confira agora alguns exemplos de copywriting de sucesso para inspirar a colocar a mão na massa agora mesmo:
- Nike – “Just Do It”: uma frase simples, motivadora e poderosa. Com esta frase traduzida para o português como “Apenas Faça”, a marca Nike não apenas vende tênis, mas vende uma atitude, uma mentalidade de realização e superação. Além de também oferecer ao cliente não somente tênis, mas soluções para as suas dores.
- Nubank – em sua campanha de lançamento a marca utilizou com maestria o gatilho de exclusividade, em que para se tornar cliente e acessar o cartão de crédito, era necessário receber um convite de alguém que já havia sido aprovado.
- Coca-Cola – “Share a Coke”: nesta estratégia a marca utilizou a personalização como chave. Ao colocar nomes nas embalagens, a Coca-Cola transformou um refrigerante em uma experiência pessoal, incentivando as pessoas a compartilharem momentos especiais.
- Apple – “Think Different”: com essa campanha, a marca Apple não apenas vendeu computadores, como também vendeu uma filosofia. “Pense Diferente” inspirou não apenas compradores, mas uma geração inteira, comunicando a ideia de inovação e individualidade.
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Copywriting: exemplos (Dica bônus)
Agora que você já sabe como utilizar os exemplos de copywriting para transformar cliques em compras, que tal começar a colocar tudo isso em prática? Caso precise de ajuda para montar uma estratégia de copywriting matadora, saiba que pode sempre contar com a Agência Papoca para fazer uma análise competitiva completa dos seus concorrentes e criar conteúdos relevantes e estratégicos para o seu site.
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