Link building: o que é e importância para fortalecer o SEO

link building o que é

Compreender o que é link building, uma estratégia de SEO que visa criar uma rede de links em diversos sites que levam até a sua página, é um dos caminhos para aumentar o número de acessos e a autoridade dela. 

Porém, vale destacar que esse é um trabalho constante e que demanda atenção, uma vez que envolve diversas táticas e o Google fica de olho em tudo, para garantir a relevância dos links citados. 

CTA

Para te ajudar a compreender melhor como essa tática funciona, preparamos o artigo a seguir. Nele, você entende o que são links relevantes, quais os elementos de link building e ainda como colocar essa estratégia em prática com sucesso. Confira!

O que é link building?

Link building é uma estratégia de SEO que visa criar uma rede de links que direcionam os visitantes de outras páginas para o seu site. Essa tática pode utilizar tanto links internos (backlinks) — para o próprio site — ou externos (links de saída) — para páginas de terceiros. 

Em todo caso, a intenção é mostrar para o Google que aquele conteúdo é citado em vários locais e, portanto, contém informações confiáveis e é relevante. E isso não serve apenas para aumentar o número de visitas para a página citada. 

Na verdade, o link building ajuda a melhorar a reputação do site diante a plataforma. Assim, ele tem mais chances de ranquear nos primeiros lugares durante pesquisas feitas pelos usuários. 

Vale destacar que não é apenas colocar links apontando para páginas aleatórias da internet, viu? A plataforma também avalia a qualidade dos links. 

Ou seja, verifica se eles vêm de fontes confiáveis, fazem sentido com o contexto do texto e foram conquistados organicamente. Compreendeu o que é link building? Então, vamos ver o que é link de saída e links relevantes.

O que é link de saída no SEO?

Uma das táticas de SEO para link building é apostar nos links de saída. Isso é acrescentar em um conteúdo, links que levem para um site externo, normalmente para adicionar informações extras ou comprovar uma informação. 

Em todo o caso, ser citado nesses links de saída é ótimo para aumentar a autoridade perante o Google. Até porque, eles são geralmente conseguidos organicamente, trazendo um peso maior para a menção. 

O que são links relevantes?

Os links relevantes em uma estratégia de link building para SEO são os que agregam valor à página. Para isso, ele deve estar conforme o conteúdo, vir de uma página com autoridade e fazer sentido com o contexto. 

Para compreender melhor, não faz muito sentido adicionar um link para um texto que dê dicas de redução de gastos em casa em um artigo que fale sobre redução de custos empresariais. 

Eles falam sobre assuntos diferentes e sim, o algoritmo do Google consegue perceber isso. Portanto, a estratégia acaba invisibilizada, pois o link não foi relevante. Ficou claro?  

>>>> Veja mais: como fazer otimização de sites para buscadores? Veja as melhores ferramentas!

Quais elementos podem ser considerados recursos de link building no SEO?

Os elementos que podem ser considerados recursos de link building em SEO são:

  • links externos; 
  • links internos; 
  • links ocultos; 
  • links de rodapé, que aparecem no final do texto; 
  • texto-âncora.

Todos esses são recursos que ajudam na construção de autoridade do site, pois criam uma estratégia sólida de link building e a inserem naturalmente nas páginas. 

Como criar uma estratégia de link building de sucesso?

Não basta saber o que é link building, para criar uma boa estratégia para o seu site, é fundamental ter em mente que o sucesso dela depende de uma série de ações que devem ser elaboradas em conjunto. 

Assim, você consegue criar uma rede de links relevantes e aumentar sua autoridade no Google. E a seguir, trouxemos 3 táticas que você pode colocar em prática no seu site a partir de hoje!

1. Crie conteúdos de qualidade 

A primeira dica para criar uma estratégia de link building orgânica é criar conteúdos de qualidade. Afinal, as pessoas não têm motivos para compartilhar seu texto, se ele for genérico, conter erros de gramática ou apresentar informações falsas, concorda?

Fora isso, é crucial criar artigos compartilháveis, como guias e infográficos. Assim, outros sites vão citá-los de forma natural, pois podem usá-los como fontes confiáveis para seus próprios textos. 

2. Faça parcerias estratégicas 

Sim, aqui é “dar a cara a tapa” e pedir links de outros sites. É claro que isso deve ser uma troca, por isso mencionamos parcerias estratégicas. Em outras palavras, trata-se de fazer um acordo com outras páginas para que elas citem seu conteúdo em suas produções.

A melhor estratégia é procurar por páginas relevantes e entrar em contato com elas. Durante a abordagem, seja educado e mostre o desejo de firmar uma parceria para link building. 

É verdade que você pode receber muitos “não’s”, mas o importante é não desistir. Aliás, uma dica para aumentar as chances de sucesso é buscar sites conectados com o seu — como um serviço de CRM e um de software para gestão. 

3. Invista em guest posts 

Outra dica é apostar na produção de guest posts — postagem de convidado, em português. Isso é, artigos feitos por um site, mas publicados em outro. Geralmente essa tática envolve um sistema de trocas e é ótima para construir uma estratégia de link building sólida. 

Aqui, vale a pena abordar apenas sites que possuem relevância e autoridade e adaptar o tom de voz do conteúdo para se adequar ao estilo deles. 

4. Promova seu conteúdo 

A última dica é promover seus conteúdos ativamente. Uma maneira de fazer isso é apostando em uma assessoria de imprensa para criar releases — textos de divulgação para imprensa — e os enviar para veículos de comunicação. 

Assim, outros portais tomam conhecimento da sua página e, caso se interessem pelo assunto, podem citá-la naturalmente, aumentando seus acessos e autoridade na internet. 

Agora que você sabe o que é link building e como colocar essa estratégia em prática, certifique-se de colocar todas as dicas que trouxemos em prática. E caso precise de ajuda, conte com a Agência Papoca.

Somos uma empresa especializada em SEO e preparada para aplicar as melhores práticas para construir uma rede de links voltada para o crescimento do seu negócio. Aproveite para entrar em contato conosco e confira o que podemos fazer pelo seu site!

Buscar um artigo
Newsletter

Receba conteúdos exclusivos de SEO

Categorias

Artigos recomendados