Como fazer otimização de sites para buscadores? Veja as melhores ferramentas!

otimização de sites

Você quer aumentar seu tráfego e gerar mais leads e oportunidades de vendas? Deseja que sua empresa apareça na primeira página do Google sem pagar por anúncios? O único caminho para isso é investir na otimização de sites para buscadores.

Para ter uma noção, de acordo com o Internet Live Stats, o Google recebe, em média, mais de 40 mil pesquisas a cada segundo. O que representa 3,5 bilhões de consultas por dia e 1,2 trilhão por ano em todo o mundo. 

E por mais que os anúncios elevem as chances da sua marca aparecer para o público-alvo, saiba que, segundo uma pesquisa feita pela Conversion, 77% dos brasileiros acreditam mais nos resultados orgânicos do que em links patrocinados.

Logo, é fácil chegar à conclusão do que as técnicas de otimização podem fazer pela saúde financeira do seu negócio. Elas elevam o tráfego orgânico e tornam seu negócio referência no mercado, atraindo cada vez mais usuários e potenciais clientes.

Vamos entender melhor sobre essas técnicas? Leia até o final e aprenda o que é otimização de sites, como fazer e quais ferramentas são mais usadas para mensurar a qualidade das suas páginas.

O que é otimização de sites? 

A otimização de sites é o processo de usar diversas técnicas e práticas para melhorar seu ranqueamento dentro da página de resultados de pesquisa de buscadores, como Google, Bing e Yahoo. Ou seja, ela reúne ações que aumentam as chances de ser encontrado pelo público e gerar mais vendas.

Conforme o relatório da Brightedge Research, o SEO atrai 1.000% a mais de tráfego em comparação às redes sociais. Porém, para se beneficiar, é preciso entender que o Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca se baseia, de modo geral, em duas categorias:

  • SEO On-page: inclui os aspectos que estão presente na página, como título, meta description, links internos, imagens com alt text e conteúdo. São fatores que podem ser trabalhados de acordo com técnicas e estratégias;
  • SEO Off-page: fatores externos que impactam o ranqueamento, como links externos de outros sites e compartilhamento do conteúdo. E, por isso, é mais difícil ter controle sobre eles.

Os três pilares da otimização de sites

  1. Relevância: conteúdo de maior interesse do público, que entrega valor e informação de qualidade;
  2. Conteúdo: conteúdo de valor, que resolva uma dúvida específica do usuário;
  3. Autoridade: ser uma referência para o público e os sites de busca.

Quando há a correta aplicação desses três pilares da otimização SEO, a página melhora seu posicionamento, recebendo maior tráfego e leads, impactando até a fidelização de seus clientes.

Como fazer otimização de sites?

Para otimizar sites é preciso entender que há diversos aspectos a serem considerados, como otimização SEO de conteúdo, voltada para os buscadores e que se refere às partes técnicas do site, como velocidade de carregamento.

Separamos abaixo algumas dicas e pontos que devem ser considerados para melhorar a otimização de sites da sua empresa. Confira!

  1. Otimização SEO

A otimização SEO é uma das principais estratégias do marketing de conteúdo e inbound marketing. Ela facilita que o material produzido seja encontrado pelo público, aumentando a visibilidade da marca no mercado.

Não basta produzir conteúdo relevante e atrativo, é necessário “avisar” aos buscadores do que ele se trata. Para isso, confira algumas dicas de como fazer a otimização SEO!

Pesquise e analise as palavras-chaves

Se o SEO é o caminho para ser encontrado no Google, as palavras-chaves são a bússola. Elas são consideradas um critério essencial para o posicionamento nas páginas de pesquisa, afinal, o usuário realiza sua busca por meio delas.

Uma dica é conhecer profundamente seu público-alvo e suas personas e identificar quais palavras-chaves fazem sentido para seu negócio e os assuntos que serão abordados no site, no blog ou na landing page.

Use links internos

Faça o usuário navegar pelo site ou blog inserindo links internos que o levem para outras páginas ou conteúdos.

Isso ajuda a fortalecer as palavras-chaves dentro da plataforma, aumentar o tráfego em outras páginas e elevar o tempo de permanência do usuário no site, o que mostra ao Google que ele é relevante.

Como fazer isso? Selecione um ou mais termos (texto âncora) e inclua o link com as mesmas palavras-chaves ou similares.

Hierarquize seu conteúdo

Outra técnica importante de SEO é a hierarquização do conteúdo, mostrando qual é o título da página e seus subtítulos (chamados de Heading tags) para o buscador classificar todo o texto inserido ali.

  1. Otimização de sites para buscadores

Sim, toda otimização é feita pensando nos algoritmos dos mecanismos de busca, porém, algumas delas elevam ainda mais as chances de melhorar a classificação do site nos resultados de pesquisas. Veja quais são.

Mantenha o conteúdo atualizado

Essa técnica de SEO pode ser a virada de chave que seu site ou blog precisa. Atualizar constantemente os conteúdos e adicionar informações mais atuais sobre o assunto aumentam a relevância do material e o interesse do público.

Os links também podem ser atualizados, mas tome cuidado, pois nem em todos casos isso ajudará a melhorar seu ranqueamento, podendo até atrapalhar. 

Insira meta title e meta description

O meta title é o título em azul que aparece nos resultados das pesquisas. Nem sempre o título usado no conteúdo tem tamanho adequado para esse espaço, podendo ser cortado. Por isso, pense em uma frase apenas para ele.

Ele deve incluir a palavra-chave principal no começo para mostrar logo de cara do que se trata o assunto.

O meta description é a frase que aparece logo embaixo do meta title. Ele não é considerado um fator de ranqueamento, mas, se bem-escrito, mostra ao usuário o que ele vai encontrar na página. Escreva-o de modo atrativo para conquistar mais cliques.

Adicione alt tag nas imagens

Alt tag é uma etiqueta para a imagem, que descreve seus elementos visuais. Uma dica é incluir a palavra-chave nessa descrição, usar traços entre as palavras e evitar inserir caracteres que não são alfanuméricos, como % e &.

Otimização de carregamento de site

Agora vamos abordar quais fatores mais influenciam otimizar o carregamento de um site. A ideia é oferecer uma melhor experiência ao cliente e usabilidade que seja fácil e intuitiva para todos.

  • Tenha um site responsivo que se adapta a todos os tipos de dispositivos, como computador, celular e tablet;
  • Invista na boa velocidade de carregamento do site, melhorando a experiência do usuário e reduzindo a taxa de rejeição;
  • Limpe os links quebrados, aqueles que direcionam para uma página que não existe mais, a famosa página 404;
  • Faça uma auditoria da estruturação: tenha um sitemap bem-estruturado para facilitar o rastreamento e a indexação do seu site pelo Google. Depois, faça uma auditoria para entender como está o desempenho de cada página e realizar os devidos ajustes;
  • Evite imagens pesadas e que atrasam o carregamento do site.

As principais ferramentas para otimização de sites 

Usar a tecnologia é vital para potencializar cada detalhe da otimização de sites. E o melhor é que várias ferramentas disponíveis para análise, pesquisa e produção de conteúdo SEO possuem versões gratuitas, além das pagas.

Confira a seguir quais são!

Core Web Vitals

O Core Web Vitals foi criado pelo Google para medir a real experiência do usuário em um site, levando em consideração:

  • Maior exibição de conteúdo (LCP): avalia a performance de carregamento que deve acontecer em até 2,5 segundos;
  • Latência na primeira entrada (FID): mensura a interatividade, que deve ter até 100 milissegundos;
  • Mudança de layout cumulativa (CLS): analisa a estabilidade visual, que deve ter uma pontuação menor do que 0,1.

Pesquisa de palavras-chaves

Para pesquisa e analisar o volume e a relevância de cada palavra-chave relacionada ao seu negócio, pode usar ferramentas diversas, como Google Keyword Planner (funcionalidade do Google Adwords), Semrush e Übersuggest.

Análise SEO On-page

Para verificar se seu site segue todos os requisitos para otimização SEO dentro da página, utilize algumas ferramentas que forneçam relatórios com análises de links internos, conteúdos, URL, estruturação do site etc.

Destacamos:

  • Google Search Console: ferramenta gratuita do Google que oferece relatórios e um painel com dados e métricas simples e fácil de entender;
  • Google PageSpeed: também gratuita, essa plataforma orienta o que fazer para acelerar o carregamento do site no desktop e mobile;
  • Screaming Frog: com versões pagas e gratuitas, que possui limitações, ela verifica o site e gera relatórios sobre fatores importantes para o ranqueamento;
  • Moz Analytics: avalia a presença online da marca, os links e os conteúdos e monitora as palavras-chaves;
  • Yoast SEO: analisa a otimização de palavras-chave, meta title, meta description e links internos.

Análise SEO Off-page

Já essa avaliação é voltada para os fatores externos da página, como backlinks em outros sites e blogs. 

A partir dessa análise, essas ferramentas mensuram a autoridade do seu site:

  • Majestic SEO: analisa a URL e mostra a quantidade de backlinks do site e onde estão inseridos;
  • Ahrefs: avalia a autoridade do domínio e outras métricas de link building;
  • Open Site Explorer: verifica a autoridade do domínio e de cada página, inclusive redes sociais.

Qual a melhor agência de otimização de sites?

A Agência Papoca é uma das principais referências quando o assunto é otimização de sites SEO, marketing de conteúdo e inbound marketing.

Com clientes de vários portes e segmentos, como Engov, Vitasay, Benegrip e Zendesk, ela conta com uma equipe altamente qualificada que preza pelos mínimos detalhes na otimização de sites, blogs e landing pages.

O trabalho funciona de ponta a ponta, desde a análise aprofundada de mercado até o monitoramento completo do desempenho dos conteúdos produzidos. Comece agora a investir em um maior tráfego para seu site e na visibilidade da sua marca!

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