O que é SEO Copywriting? Otimize seu conteúdo com estratégias matadoras

o que é seo copywriting

Você se dedicou a criar um site com informações completas da sua empresa, mas quase  ninguém o acessa? O blog corporativo tem conteúdos ricos e úteis, porém não há leitores? Então já passou da hora de entender o que é SEO Copywriting e seus benefícios!

E vamos explicar o porquê: o Google lançou em 2018 uma atualização 100% focada no usuário, chamada de EAT (Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness), que, em português, significa Expertise, Autoridade, Confiabilidade.

Seu maior objetivo é evitar conteúdos duvidosos e de baixa qualidade, que não fornecem informações relevantes e apenas repetem excessivamente as palavras-chaves. Ou seja: o Google quer entregar os melhores resultados para seus usuários.

E, para isso, as marcas também precisam fazer a sua parte! Como? Compartilhando textos que mostrem sua expertise e autoridade no assunto e criem uma relação de confiança com o leitor. Além de fornecer um site com boa experiência do usuário.

Vamos aprender como fazer isso? Leia até o final e confira o que é SEO copywriting, sua importância e como aplicá-lo para melhorar seu ranqueamento de conteúdo.

O que é um texto de SEO?

O texto de SEO (Search Engine Optimization) é um conteúdo produzido com técnicas e estratégias de otimização de páginas para mecanismos de busca, como o Google. Ele serve para atrair visitantes, elevando o tráfego e a taxa de clique do site, o que aumenta sua autoridade no setor de atuação.

Para criar um texto de SEO de qualidade é preciso, por exemplo:

  • entender profundamente o negócio, seus objetivos e suas personas;
  • montar uma estratégia de SEO;
  • selecionar as palavras-chaves adequadas e organizar as informações de força hierárquica no texto;
  • usar técnicas de SEO;
  • criar meta descriptions atrativas;
  • otimizar a URL;
  • inserir links internos e externos relevantes.

O que é copywriting?

O copywriting é um tipo de produção de textos voltada para a internet. De modo geral, os conteúdos são persuasivos e fazem parte das estratégias de marketing e vendas para atrair leads e clientes. Esse processo pode ser aplicado em blog, e-mail, site, landing page, anúncios, entre outros formatos.

A ideia é unir a criatividade com informações relevantes e trechos persuasivos que chamem a atenção dos usuários, induzindo-os a realizar determinada ação, como se inscrever em aulas gratuitas, baixar um e-book, pedir orçamento, acessar uma pesquisa etc.

O que é SEO copywriting?

O SEO copywriting, como o nome já indica, combina as estratégias de SEO com as de copywriting. Ou seja, é o processo de produção de conteúdos ricos e persuasivos que utilizam técnicas para otimizar o posicionamento da página nos resultados de pesquisa em mecanismos de buscas.

O resultado são textos interessantes para o público-alvo, bem-escritos e bem-estruturados que podem ser encontrados e reconhecidos de modo mais fácil pelo Google ou outra plataforma, como Bing e Yahoo, ganhando destaque quando o usuário pesquisa a palavra-chave relacionada.

Esse método de produção faz parte das estratégias de atração proporcionadas pelo marketing de conteúdo e o inbound marketing. Em suma, elas focam em oferecer conteúdos de qualidade, estimular o engajamento do visitante e obter dados de cadastro, transformando o usuário em um lead.

O que é um SEO copywriter?

O SEO copywriter é o profissional que utiliza as técnicas de SEO e copywriting para escrever conteúdos adaptados ao universo online. Isto é, seus textos, além de criativos, úteis e atrativos para o público, possuem uma estrutura adequada, bom uso das palavras-chaves e links, aplicação de snippets, CTAs persuasivos etc.

A missão não é fácil: os assuntos devem ser envolventes e ainda mostrarem valor para o público, destacando o que a empresa faz e as soluções oferecidas, com foco em tornar o visitante um futuro cliente.

Qual a importância do SEO copywriting?

A maior importância do SEO copywriting é sua capacidade de tornar o conteúdo mais facilmente encontrado, colocando-o nas primeiras posições da SERP, página de resultados de pesquisas do Google. Em outras palavras, essa estratégia é fundamental para aumentar a competitividade digital e destacar-se para o público-alvo.

Quando as ferramentas de SEO copywriting são bem-aplicadas, a empresa se beneficia com:

  • ranqueamento otimizado do conteúdo para as palavras-chaves corretas, facilitando seu destaque nas primeiras posições da SERP;
  • aumento da credibilidade da marca, tornando-a autoridade no assunto;
  • maior atração de potenciais clientes;
  • divulgação da empresa e seus produtos ou serviços;
  • maior persuasão, convencendo o leitor a executar uma ação, como download de e-books e infográficos, baixar o aplicativo, realizar uma demonstração gratuita do produto etc;
  • redução do custo de aquisição de clientes.

Como aplicar as técnicas de SEO copywriting?

Só os melhores atingem e permanecem no topo! Porém, para chegar lá, é preciso muito estudo, trabalho e monitoramento dos resultados das estratégias de SEO copywriting utilizadas.

E, acredite: existe uma ampla variedade de técnicas que podem ser usadas. Continue a leitura e conheça as principais delas!

  1. Crie título atrativos

O título é considerado a principal isca de um texto. É por meio dele que o visitante terá ou não vontade de clicar no site e ler o conteúdo. Por isso, é fundamental elaborar títulos que despertem o interesse, usando a palavra-chave principal dentro dele.

Alguns exemplos de títulos são:

  • X dicas para vender mais!
  • Como comprar criptomoedas? Passo a passo completo
  • Como usar um sistema de gestão e reduzir custos operacionais?
  • Marketing de conteúdo: guia completo para usá-lo na prática!
  1. Invista no meta description e meta title

O meta description é o texto que fica logo abaixo do título principal do conteúdo exibido na SERP do Google. Apesar de não influenciar diretamente o ranqueamento, ele resume de forma atrativa o que o leitor encontrará na página, estimulando-o a clicar no site.

Veja um exemplo de como aparece essa descrição da Agência Papoca no Google:

Já o meta title, que é o título do link exibido em azul. O ideal é que ele seja diferente do título usado dentro da página.

Tanto o meta description quanto o meta title devem seguir o limite de caracteres recomendado pelo Google.

  1. Escreva textos de alta qualidade

Acredite: não basta aplicar as técnicas de SEO copywriting e não oferecer um conteúdo rico, objetivo, relevante e atrativo para o público. São detalhes que podem fazer você ganhar ou não um novo cliente.

  1. Escolha bem as palavras-chaves

Para encontrar as palavras-chaves relacionadas com conteúdos atrativos, você pode utilizar ferramentas como o Google Adwords e Semrush, que mostram a relevância de cada uma delas, sugerindo outras semelhantes.

Além de escolher a palavra-chave principal e as secundárias, a chave é inseri-las no texto de forma fluida e harmoniosa, respeitando o limite de repetição de cada uma delas.

Isso tudo é para o Google entender que seu texto não é duvidoso e escrito apenas para atrair cliques, sem proporcionar nada de valor para o usuário.

Outro ponto válido para destacar é o uso da chamada Indexação Semântica Latente. Ela permite que o Google identifique termos sinônimos das palavras-chaves aplicadas. Logo, pense em como aumentar suas variações ao longo do conteúdo.

  1. Melhore a escaneabilidade 

A escaneabilidade é vital para qualquer conteúdo online. Ela torna a leitura, a fluidez e a compreensão dos textos mais fáceis, elevando as chances do visitante lê-lo até o final.

Algumas práticas para melhorar a escaneabilidade dos conteúdos são:

  • use intertítulos;
  • escreva frases mais curtas e parágrafos de até quatro linhas;
  • invista em listas com bullet point;
  • destaque trechos importantes com uso do negrito (com moderação!).
  1. Use o CTA

O Call To Action, conhecido pela sigla CTA, ajuda a engajar o leitor. A chamada para ação tem exatamente o objetivo de estimular o visitante a executar alguma tarefa, como baixar e-books, fazer um teste gratuito do produto ou ler outros artigos no blog.

Alguns exemplos de CTAs para inspirar você:

  • Baixe o e-book e saiba como atrair mais visitantes para seu site
  • Inscreva-se na newsletter e acompanhe todas as tendências do seu setor
  • Faça uma demonstração gratuita do nosso sistema e entenda como podemos ajudar a elevar a produtividade da sua equipe.
  1. Conte com ajuda de profissionais qualificados

Se você não trabalha diretamente com marketing de conteúdo, é possível ter dificuldades em aplicar corretamente as técnicas SEO a fim de criar conteúdos atrativos, que se destaquem em meio a tantas pesquisas no Google.

Porém, não precisa se preocupar e sobrecarregar seus dias com ainda mais demandas. Conte com a ajuda dos coordenadores, analistas e redatores SEO copywriting da Agência Papoca!

Veja o que está incluso nos serviços prestados pela agência:

  • auditoria técnica de SEO;
  • estudo aprofundado dos concorrentes;
  • planejamento e execução de estratégias de SEO;
  • produção e otimização de conteúdos;
  • otimização de conversão para sites e blogs;
  • criação de e-books e infográficos;
  • elaboração de landing pages, sites, blogs e e-mails marketing,

Ficou animado em descobrir o que é SEO copywriting e como aumentar suas possibilidades de atração de novos clientes? Conheça o trabalho da Agência Papoca e eleve sua presença digital!

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