Saber o que é URL canônica é um passo importante para quem quer se posicionar bem nos mecanismos de busca, como o Google.
Aliás, um estudo da Backlinko mostrou que mais de 50% das pesquisas realizadas no Google geram cliques nos três primeiros resultados. E o que isso significa? Que seu site deve estar em uma dessas posições para ser visto!
Porém, esse não é um local de fácil alcance. Para chegar ao topo, você precisa estar atento e atualizado sobre as principais práticas de otimização para mecanismos de busca, além de colocá-las em ação, é claro!
Saia da curva e faça diferente: além de produzir conteúdo de qualidade, saiba que há outros métodos de otimização SEO (Search Engine Optimization) igualmente importantes.
Se quiser saber sobre um deles, continue neste artigo e entenda mais sobre o conceito canonical.
O que é URL canônica?
A URL canônica é uma técnica utilizada para resolver problemas de conteúdo duplicado em sites. Portanto, trata-se do melhor endereço, entre vários, para levar o usuário a uma mesma página.
Nos primórdios da internet, costumávamos digitar o “www” antes de qualquer endereço. Se você estava por aqui quando “tudo era mato”, irá se lembrar! E, provavelmente, já está com dor nas costas…
Brincadeiras à parte, atualmente, basta digitar o nome do site para que ele apareça, embora o “www” nunca tenha de fato sumido. Resumindo: há — pelo menos — duas formas de se entrar na mesma página.
Nesse sentido, a URL canônica é o melhor endereço, de acordo com práticas de SEO.
O que é canonical SEO?
Canonical SEO é um recurso utilizado na URL de uma página para facilitar sua indexação nos mecanismos de busca. Nesse sentido, além de resolver problemas de conteúdo duplicado, é uma das estratégias de ranqueamento de um site ou página.
Relembre o que é SEO
Nesse momento, é válido relembrar o que é SEO, sigla para Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca.
Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a posição de uma página dentro do Google ou outros buscadores, como Yahoo e Bing. Neste artigo, o foco será o Google, por ser o maior site de busca do mundo, chegando a 3,3 bilhões de pesquisas diárias.
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E por que o SEO é importante?
A otimização de conteúdo SEO não se refere apenas aos artigos de um site, mas a tudo o que o compõe, desde a escrita, as imagens, a navegabilidade até à URL e, nesse caso, a URL canônica.
Portanto, ela desempenha um papel fundamental no processo de fazer com que uma página seja reconhecida como relevante. É essa a estratégia na qual os especialistas em marketing investem para dar aos clientes o que almejam: as primeiras páginas do Google.
O que é canonical tag da página?
A canonical tag da página envolve o uso de tags canônicas para indicar a versão preferencial de uma página quando existem várias similares. Ela é colocada estrategicamente, conforme a canonical SEO, no HTML da página, para indicar que deve sobressair-se em relação a outras páginas iguais.
Então, a canonical tag é uma marcação HTML, o que de fato irá sugerir e designar os motores de busca a relevância daquela página. Esses termos parecem ser difíceis à primeira leitura, não é mesmo? Por isso, essas (re)configurações devem ser elaboradas por especialistas, assim como nós, da Agência Papoca.
Só para você ter uma visão um mais didática do processo, confira a definição da Central de Pesquisa do Google:
“As tags de link rel=”canonical” (canônicas) são usadas na seção “head” do HTML para indicar que uma página se sobrepõe a outra. Para indicar que uma página é cópia de outra, use uma tag <link> na seção head do HTML.”
Como a URL canônica é feita na prática?
Segundo a Central do Google, a principal etapa para indicar uma URL canônica é:
- marcar todas as páginas repetidas com uma tag do link “rel=”canonical”;
- junto a essa tag, preferir o caminho absoluto em vez do caminho relativo. Os “caminhos” são termos de linguagem de programação pelos quais o computador encontra os arquivos/páginas.
Em relação à segunda orientação, o Google dá os seguintes exemplos:
✅ Bom exemplo: https://www.example.com/dresses/green/greendress.html
❌ Mau exemplo: /dresses/green/greendress.html
Percebe como o bom exemplo é mais completo? Então, é assim que a canonical tag da página deve ser.
Qual a importância da canonical para o universo da tecnologia?
A importância da canonical envolve principalmente evitar problemas de indexação, melhorar a classificação nos mecanismos de busca e fornecer uma experiência de usuário consistente. Em paralelo, a URL canônica gerencia a distribuição de conteúdo, simplifica métricas de rastreamento e poupa tempo de rastreamento de páginas duplicadas.
Abaixo, veja mais alguns benefícios do canonical SEO:
Evita penalização
Em situações em que as URLs não são canonizadas, o próprio site pode se autossabotar. Afinal, os buscadores penalizam conteúdos duplicados por entenderem que o mesmo conteúdo, com endereços diferentes, tratam-se de plágio.
Indexa com mais facilidade
Caso não queira que o seu site seja penalizado e indexe com facilidade, uma das orientações é saber o que é URL canônica e como usá-la. Sim, isso significa que está no caminho (e no lugar) certo para isso!
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Imagine quantas URL há em toda a internet. Mesmo pensando bem, é quase impossível “chutar” uma quantidade. Esse é um dos motivos pelos quais os bots de sites como o Google não conseguem distinguir uma página da outra com precisão.
Se um site usar um endereço genérico para setorizar “produtos de beleza”, “maquiagem” e “maquiagem para os olhos”, poderá sofrer com as duas situações citadas acima: penalização e problemas de indexação.
As melhores práticas de otimização SEO são o melhor caminho
Ao saber o que é URL canônica e sua importância, deve estar ponderando sobre implementá-la corretamente em seu site, não é mesmo? Nesse caso, está mais do que correto!
Afinal, essa é, além de várias outras, uma das melhores práticas de otimização se conteúdo SEO. Saiba que são estratégias minuciosas e repletas de detalhes, que podem custar o desempenho das suas páginas no Google.
Por isso, contar com a expertise da Agência Papoca em SEO, é uma ótima oportunidade de obter orientações especializadas para maximizar o uso das URLs canônicas e otimizar o conteúdo para ter melhores resultados nos mecanismos de busca.
Entre no site, conheça nossos cases de sucesso e tenha a certeza de que somos o melhor time para seu negócio!