O que são palavras de transição no SEO: por que e como usar?

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Aprender o que são palavras de transição no SEO ajuda você a melhorar a experiência do usuário que acessa o site e lê o seu conteúdo.

Isso acontece, porque o uso correto de conectores melhora a coesão e coerência textual, organiza as informações e facilita a leitura. 

Logo, o material tem mais chance de reter o visitante por mais tempo, mostrando aos algoritmos dos mecanismos de busca, como o Google, que essa é uma página relevante e de valor. 

Além disso, conteúdos otimizados informam e ajudam a direcionar os usuários pelas etapas do funil de vendas, nutrindo e educando cada pessoa que chega às suas páginas.

Mas o que são palavras de transição no SEO? Por que elas são tão importantes? E como você deve usá-las?

Essas são perguntas que respondemos ao longo deste material. 

Boa leitura!

O que são palavras de transição? 

Palavras de transição são termos usados para conectar ideias, frases ou parágrafos Elas criam uma transição fluida entre as partes de um texto e ajudam conectando a mensagem anterior com a próxima. Isso melhora a clareza, coesão, a organização do conteúdo e indica relações lógicas entre diferentes partes do material.

Isso significa que elas agem como conectores entre uma frase e outra, orientando o usuário durante sua leitura. 

Na prática, esses termos melhoram a clareza e a compreensão do assunto, tornando-o mais coeso e organizado. Além disso, indicam relações lógicas entre as partes do material.

Quer um exemplo? No parágrafo anterior usamos o termo “além disso”, que serve como um conector de conteúdo. Ele nos ajudou a incluir uma ideia relacionada à nossa frase anterior. 

Perceba, então, que esses termos costuram as ideias e vão amarrando os conceitos para criar um texto informativo, relevante, claro e coeso

Nesse cenário, entender o que são palavras de transição no SEO é essencial para a otimização dos seus resultados de tráfego orgânico, responsável por levar pessoas para seu site, blog e landing pages. 

Como usar palavras de transição? 

As palavras de transição devem ser usadas conforme a intenção e necessidade do conteúdo, com o intuito de ligar assuntos. Para isso, é possível aproveitar os diferentes tipos de conectores como: adição (que indicam a continuação de ideias), de contraste, causa e efeito, comparação, exemplificação e conclusão. 

Cada grupo de palavras de transição deve ser usado para melhorar a legibilidade do texto e, consequentemente, os resultados de SEO

Entre os exemplos de palavras de transição estão as opções de:

  • Adição: indicam inclusão de ideias, como “além disso”, “também”, “além do mais” e “em segundo lugar”.
  • Contraste: são usadas para mostrar que uma ideia se opõe a outra. Alguns exemplos são, “por outro lado”, “entretanto”, “apesar disso” e “ao contrário”.
  • Causa e efeito: demonstram a relação de causa e consequência, como “porque”, “assim”, “portanto” ou “consequentemente”.
  • Comparação: associa dois elementos. Algumas opções são: “como”, “assim como”, “igualmente” e “do mesmo modo”.
  • Exemplificação: como o próprio nome sugere, esse grupo tem a missão de esclarecer uma ideia. Entre os termos mais usados estão; “por exemplo”, “tais como” e “como”.
  • Conclusão: indicam a finalização de uma ideia, remetendo ao que já foi dito, por exemplo, “em resumo”, “em conclusão” e “portanto”.

A dica é usar esses exemplos de palavras de transição para criar uma lista própria, que dará suporte à sua produção de conteúdo.  

Qual é a importância das palavras de transição no SEO?

Mas, afinal, por que entender o que são palavras de transição no SEO é importante

A grande relevância do uso de conectores para uma estratégia que visa melhorar o ranqueamento das páginas online nos mecanismos de busca, é a otimização da experiência do usuário.

Isso porque melhores textos tornam a leitura mais leve e auxiliam na compreensão do conteúdo. Eles também são mais organizados e fáceis de ler.

Além do mais, o uso adequado de palavras de transição é fundamental para uma boa análise de legibilidade do Yoast SEO.

Qual é a relação entre as palavras de transição e o Yoast SEO?

O Yoast SEO é um dos plugins do WordPress mais famosos do mundo e mais populares para otimização de mecanismos de busca.

Quando instalado no site ou blog, a ferramenta ajuda a melhorar a visibilidade e o desempenho de seus conteúdos em plataformas como o Google.

Além de permitir a inserção de meta títulos e meta descrições, slugs de URL, sitemaps e outros elementos importantes para a indexação e ranqueamento, o sistema oferece uma análise de SEO que considera, entre outros critérios, a legibilidade da página.

Afinal, esse é um elemento importante para a experiência do usuário e, consequentemente, para o Google.

Por outro lado, alcançar uma boa legibilidade depende do uso correto das palavras de transição. 

Assim, quando o plugin oferecer um feedback negativo sobre a legibilidade do seu conteúdo, faça uma nova leitura do material e observe se você usou as palavras de transição, de maneira eficiente. 

Você já sabe o que são palavras de transição no SEO, mas como aplicar?

Estar atento à execução profissional das táticas de SEO, como a produção de conteúdo relevante e de qualidade, é essencial para posicionar melhor o seu site nos resultados de pesquisa de ferramentas como o Google. 

Em um cenário como o apresentado pela pesquisa Organic Search Improves Ability

to Map to Consumer Intent, em que 68% de todas as experiências online começam com motores de busca e 53,3% de todo o tráfego do site é proveniente de buscas orgânicas, alcançar bons números nesta estratégia é uma missão primordial para o crescimento e consolidação de um negócio. 

A Agência Papoca é especializada em SEO e oferece a criação de conteúdo otimizado para a sua empresa alcançar as primeiras posições de pesquisas no Google. Nossos especialistas oferecem orientações para aprimorar a utilização de palavras de transição e otimizar seu conteúdo para obter melhores resultados nos mecanismos de busca. 

Além disso, realizamos o planejamento e a execução do plano de SEO, organizamos um estudo de seus concorrentes e agimos conforme os objetivos estratégicos da sua empresa. 

Converse com nossos especialistas e veja como te ajudamos a implementar o marketing digital e decolar suas vendas.

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