Manual de redação SEO: técnicas para gerar resultados no seu blog

redação seo

Se o seu conteúdo quase não é lido, algo está errado. E, possivelmente, a falha está no mau uso de técnicas e redação SEO. Com elas, é possível aumentar a visibilidade e o tráfego do site e melhorar o ranqueamento da página nos resultados de pesquisa dos buscadores, como o Google.

Você já deve saber o que significa a sigla SEO, que, em inglês, quer dizer Search Engine Optimization e, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Ele é um conjunto de práticas que visa facilitar que seu conteúdo seja encontrado pelos buscadores e, consequentemente, receba mais cliques e visualizações.

CTA

Só que o SEO não diz respeito apenas à boa programação do site, ele também inclui técnicas de produção de conteúdo. É preciso informar ao Google, por exemplo, sobre o que fala determinado texto e qual é a sua hierarquia de conteúdo e usar métodos que o tornem mais atrativo.

Faz sentido para você? Se sim, continue a leitura e aprenda neste guia prático: o que é redação SEO, técnicas para otimizar seus conteúdos e dicas para criar textos e materiais de alta qualidade!

O que é redação SEO?

A redação SEO, como o próprio nome indica, representa a união de técnicas de redação para web com estratégias de SEO. Sua finalidade é otimizar conteúdos com foco em melhorar seu ranqueamento, estimular o tráfego, deixá-lo mais fluido e gerar uma conversão, que pode ser baixar um e-book, por exemplo.

Ela é essencial para que seu conteúdo ou site apareça na primeira página do Google. Isso porque, sem ela, não haveria:

  • posicionamento do seu site e da marca nos meios digitais;
  • estruturação do texto;
  • hierarquização do conteúdo;
  • inserção estratégica de palavras-chaves;
  • maior facilidade do leitor ler e compreender o conteúdo;
  • atração de leads qualificados.

Quais os objetivos da redação SEO?

A redação SEO tem dois objetivos gerais: melhorar o ranqueamento da página nos resultados de pesquisa de buscadores, como Google, Bing e Yahoo, e melhorar a experiência do visitante durante a leitura, oferecendo textos de alta qualidade com estruturação e hierarquização adequadas.

É claro que outros fatores de SEO mais técnicos, como velocidade de carregamento, design responsivo (páginas que são criadas ou adaptadas para o mobile) e facilidade de navegação (usabilidade), são essenciais para melhorar o posicionamento do site. 

Portanto, ressaltamos a importância de adotar práticas de otimização que abrangem todos os aspectos que envolvem o tráfego orgânico para aumentar o engajamento de potenciais clientes com a sua marca e, claro, conquistar mais vendas.

Manual: 7 técnicas de redação para SEO

Se você chegou até aqui é porque deseja conhecer e aplicar técnicas de redação para SEO, certo? Pensando nisso, separamos as mais relevantes e que realmente oferecem bons resultados. Confira a seguir!

  1. Escreva conteúdos de altíssima qualidade

Sabemos que a internet está cheia de conteúdos ruins, que falam, falam, mas não dizem nada. Só que é válido destacar que há também textos e materiais bons, completos e atrativos. E o que fazer para não ser apenas mais um na multidão?

Pensar em um conteúdo de alta qualidade, único, original, envolvente e que ofereça dados e informações que agreguem à vida do leitor.

Não basta escrever alguns parágrafos e encaixar as palavras-chaves dentro deles, por exemplo. O ideal é inseri-las de forma harmoniosa e fluida no texto de SEO, sem interferir na compreensão do assunto abordado.

  1. Gere identificação com o público

Outra técnica que é vital para a redação de artigos com técnicas de SEO é escolher a linguagem e o tom de voz adequados para o público-alvo. A ideia é falar diretamente com o usuário, gerando um sentimento de identificação e pertencimento.

E isso pode ser obtido de outras formas também, como:

  • usar a voz ativa para deixar o conteúdo mais dinâmico, enérgico e persuasivo;
  • abordar as dores e as necessidades das personas no texto;
  • dar exemplos reais e dentro do setor de atuação do seu público;
  • alinhar a linguagem da marca em todos os canais de comunicação, como site, blog, landing page, e-mail e redes sociais.
  1. Escreva frases e parágrafos curtos

A experiência de ler um livro ou um texto na web é completamente diferente. Por isso, é essencial facilitar o processo de leitura por uma tela.

A dica é escrever frases mais curtas e parágrafos de até quatro linhas, que sejam objetivos, diretos e informativos. Isso gera maior dinâmica e fluidez no texto.

  1. Pense na estrutura do texto

Seu texto precisa ter começo, meio e fim. Isso até pode parecer óbvio, mas, na prática, nem tanto. É comum se deparar com conteúdos que repetem as mesmas informações o tempo todo e não acrescentam quase nada ao longo da leitura. Ou então abordam diversos conceitos e dicas, sem seguir uma ordem lógica.

Portanto, invista na estruturação do seu texto, com uma introdução atrativa e informativa, um desenvolvimento bem-conectado e uma conclusão com CTA (Call to Action), estimulando o leitor a realizar uma ação, que pode ser:

  • fazer download de um e-book, uma pesquisa, um template etc;
  • cadastrar-se em uma aula gratuita;
  • inscrever-se na newsletter;
  • ler outros artigos do blog;
  • fazer um teste gratuito;
  • enviar mensagem para a empresa;
  • conhecer um case de sucesso da marca.
  1. Use variações de palavras-chaves

Além de inserir as palavras-chaves primárias e secundárias no texto, seguindo um limite de repetição conforme o tamanho do conteúdo, é preciso pensar em como adicionar as variações desses termos.

Elas são vitais para seu conteúdo ser encontrado nos mecanismos de busca. Só com elas é possível definir sobre qual assunto a página está tratando. 

Para pesquisas e analisar as palavras-chave, use ferramentas específicas como Google Adwords e SEMrush. 

  1. Otimize o título e os intertítulos

A palavra-chave principal deve estar no seu título e, de preferência, mais perto do começo da frase ou iniciando a sentença.

Outra dica é inserir subtítulos (intertítulos) para criar uma hierarquização do conteúdo, deixando-o mais escaneável e fácil de ler. Isso também ajuda o ranqueamento em buscadores.

Por falar em título, precisamos ressaltar a necessidade de criar Meta Title e Meta Description para seus conteúdos. 

O Meta Title é o título que aparece em azul nas páginas dos resultados de pesquisa, bem onde está o link, e no código HTML. Quer uma dica de ouro? Produza um diferente do título do conteúdo para adequar o tamanho ao limite de caracteres do espaço e use a palavra-chave principal logo no começo.

Já o Meta Description ou metadescrição é a frase que aparece logo embaixo do meta title. Apesar de não ser um fator de ranqueamento, ele ajuda a mostrar ao usuário o que ele vai encontrar no conteúdo. Por isso, seja breve, direto, envolvente e persuasivo.

  1. Inclua links 

Em uma redação SEO é comum encontrar links para outros conteúdos dentro e fora do site da empresa. Essa prática deve ser usada, mas com moderação. Afinal, as regras do Google mudam constantemente.

Porém, de modo geral, siga as orientações básicas para não errar:

  • evite encher o conteúdo de links, mesmo que sejam internos e levem para outros posts do blog;
  • nunca use links comprados ou vendidos;
  • não faça cross-link, pois seu site pode ser penalizado;
  • não coloque hiperlinks que não façam sentido com as palavras-chaves e o conteúdo;
  • insira links para sites e blogs confiáveis e relevantes;
  • use poucos links externos, focando mais em pesquisas e dados interessantes.

Exemplos de redação para SEO

Para consolidar todo o aprendizado deste artigo, separamos cinco exemplos de redação para SEO produzidos pelo time de alta performance da Agência Papoca:

  1. CRM com WhatsApp integrado: como usar e potencializar suas vendas?
  2. Por que sua empresa deve emitir nota fiscal automaticamente?
  3. Integração de sistemas: o que é e por que adotar na sua empresa?
  4. Como fazer a implementação de chatbots com sucesso? Guia prático
  5. Para que serve a vitamina C? Conheça todo o poder desse nutriente!

Potencialize sua redação de artigos com técnicas de SEO!

São muitos detalhes que podem melhorar ou dificultar o posicionamento de um conteúdo nos mecanismos de busca. Por isso, é essencial entender o que deve ser feito e acompanhar as tendências e atualizações para que seus textos e materiais recebam cada vez mais visualizações.

Conte com o time qualificado da Agência Papoca para gerar resultados expressivos com marketing de conteúdo e SEO. Com redatores especialistas no assunto, nosso trabalho é aumentar o tráfego para seu site e blog, atrair mais leads e elevar as oportunidades de vendas.

E como fazemos isso?

  • auditoria técnica de SEO;
  • estudo aprofundado da concorrência;
  • planejamento e execução do plano de SEO;
  • produção e otimização de conteúdos em diversos formatos;
  • otimização de conversão para blogs e sites;
  • criação de estratégias de e-mail marketing;
  • criação de landing pages, blogs, sites etc.

Conheça a Agência Papoca e veja tudo o que ela pode fazer para alavancar seus resultados com estratégias de marketing de conteúdo e redação SEO!

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