Não tem nada mais frustrante do que acessar a página de um site e aparecer aquela famosa mensagem de erro, não é mesmo? Essa situação afeta negativamente a experiência do usuário com a sua marca, mas pode ser resolvida com o redirecionamento 301.
Segundo uma pesquisa feita pelo PwC, 49% dos consumidores da América Latina abandonariam marcas que amam após uma única experiência ruim. Por isso, garantir que todos os seus endereços da web estejam no ar ou redirecionar o usuário para outro espaço do seu website é uma estratégia fundamental.
Afinal, você não quer que seus clientes partam para a concorrência, não é verdade?
Para que isso não aconteça, você tem que lançar mão de algumas táticas e, no contexto do seu site, saber o que é um redirecionamento 301 é uma delas.
Vamos lá?
O que é um redirecionamento 301?
Para que você entenda de maneira prática o que é um redirecionamento 301, veja o exemplo a seguir:
Pedro criou um website para a sua empresa de produtos capilares. Nele, existem páginas específicas para todos os seus produtos, nas quais os usuários podem conferir informações sobre composição, modo de uso e valores.
Por questões estratégicas, Pedro precisou alterar o nome de um dos seus produtos e, consequentemente, criar um novo endereço da web. Entretanto, os usuários ainda acessavam a URL antiga e se depararam com uma mensagem de “página não encontrada”.
Esse problema no site fez com que muitas pessoas saíssem do site ou julgassem que o produto em questão não estava sendo mais comercializado, o que afetou negativamente o seu website e as próprias vendas da empresa.
Como solução, Pedro fez um redirecionamento 301 no endereço com o nome anterior do produto. Agora, quem acessa a página antiga é redirecionado para a nova URL de maneira automática.
Qual a importância do redirecionamento 301 para o seu site?
No tópico anterior, mostramos apenas alguns exemplos de como o redirecionamento 301 pode ser benéfico para o seu website. A seguir, veja algumas outras vantagens de investir nessa ferramenta:
Realiza a manutenção de tráfego
Por conta da sua principal atuação ser o reencaminhamento do usuário para endereços da web que estão funcionando, a ferramenta faz com que o tráfego dessas pessoas seja mantido, reduzindo a taxa de saída e de rejeição do seu site.
Atualiza e reestrutura o website
É normal que, ao longo do tempo, sites precisem passar por processos de reestruturação. Ao investir no redirecionamento 301, esse processo é feito de maneira menos danosa, preservando a funcionalidade do domínio e links.
Consolida o conteúdo
Você sabia que é possível direcionar diversas páginas para um único destino? Dessa forma, é possível mover o tráfego desses endereços consolidados ou quebrados para a nova URL, evitando conteúdos duplicados.
Como o Google enxerga o redirect 301?
Você pode estar se perguntando como o Google enxerga o redirect 301 ou se essa ferramenta pode trazer alguma penalidade para o SEO do seu website, mas fique tranquilo: o Google aprova essa ação!
Além disso, essa é uma prática que preserva a classificação do seu site nos mecanismos de busca, visto que essa ferramenta avisa ao Google que o conteúdo foi movido, levando o score, backlinks e autoridade da página para a nova URL.
Como realizar um redirecionamento 301?
Até agora, você já aprendeu o que é o redirecionamento 301, qual a sua importância e como o Google interpreta a ação dessa ferramenta. Então, está na hora de você conferir o passo a passo de como fazer essa implementação em seu website. Vamos lá?
- Acesse o seu servidor web
O primeiro passo de como realizar um redirecionamento 301, é acessar o servidor web no qual o seu site está hospedado. Utilize um cliente FTP ou um painel de controle fornecido pelo seu provedor de hospedagem.
- Edite o arquivo de configuração
Procure e abra o arquivo de configuração onde o redirecionamento 301 deve ser configurado. Ele pode estar nomeado como “.htaccess” (em servidores Apache), “web.config” (em servidores Windows/IIS) ou ter outra nomenclatura, dependendo do servidor da web utilizado pelo seu website.
- Configure o redirecionamento 301
Agora, abra o arquivo como um bloco de notas, por exemplo, e adicione o código de reencaminhamento. Lembre-se de especificar qual é a URL antiga e para onde a ferramenta deve direcionar o usuário.
O código a ser utilizado para esse processo varia conforme o tipo de servidor utilizado. Caso você use o Apache, por exemplo, o código mod_rewrite costuma ser o mais utilizado:
RewriteEngine On
RewriteRule ^página-antiga$ /nova-página [R=301,L]
- Faça testes e mantenha a ferramenta
Com a ferramenta devidamente configurada, é preciso fazer testes para verificar se o redirecionamento dos endereços de web está sendo feito corretamente. Existem algumas maneiras de fazer isso, das quais falaremos a seguir.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como implementar o redirecionamento 301 em seu site, sugerimos que você assista ao vídeo a seguir (e não se esqueça de ativar as legendas!):
Como testar o redirecionamento 301?
Existem algumas maneiras de como testar o redirecionamento 301 e verificar se o processo foi um sucesso ou se aconteceu algum erro. Veja a seguir algumas formas de fazer essa análise:
Navegue diretamente na página
A maneira mais simples de verificar se a implementação do 301 redirect ocorreu como previsto é acessar diretamente o endereço inexistente. O esperado é que você seja reencaminhado automaticamente para a nova URL.
Faça uso de ferramentas on-line
Também é possível utilizar algumas ferramentas on-line que podem indicar para onde a URL original está direcionando o usuário e até mesmo fornecer algumas informações extras. Alguns exemplos de websites que fazem esse papel são o “Redirect Checker” e o “HTTPstatus.io“.
Faça uma verificação de cabeçalho HTTP
Outra opção (para quem tem um maior conhecimento técnico) é verificar se o cabeçalho HTTP da página está como “301 Moved Permanently” em seu status de resposta. Você pode usar a extensão de navegador Firefox “Live HTTP Headers” para ter acesso às informações de cabeçalho.
Quando é indicado o redirect 301?
Também é importante que você saiba quando é indicado o redirect 301, já que realizá-lo em qualquer endereço da web pode atrapalhar a experiência do usuário. Veja a seguir algumas situações em que essa ferramenta é bem-vinda:
Mudança de URL
Caso você tenha feito alguma modificação em seu site que tenha resultado na mudança de URLs, é interessante que o redirecionamento seja feito para que, quando o usuário acesse o endereço antigo, seja levado automaticamente para a página nova.
Migração de domínio
Uma alteração de maior impacto, como uma migração de domínio, também pede um esquema de reencaminhamento, para que os usuários consigam acessar o endereço atual e tenham acesso aos endereços do seu website.
Eliminação de páginas
Caso você precise apagar uma página, é possível utilizar o redirecionamento para levar o usuário a um endereço relacionado ao conteúdo da antiga URL ou até mesmo para um aviso de erro personalizado.
Se você quer saber mais sobre a página de erro (o famoso e temido erro 404), confira este outro post em nosso blog no qual falamos sobre este assunto de maneira aprofundada!
Dessa forma, agora você já sabe o que é um redirecionamento 301 e qual a sua importância para o seu site. Agora, é hora de colocar a mão na massa e avaliar quais URLs do seu domínio precisam dessa ferramenta.
E se você quer deixar o seu website ainda mais otimizado e funcional, melhorando a experiência de usuário, conheça o trabalho da Papoca! Somos especialistas em SEO e oferecemos consultorias e estratégias que trarão mais tráfego, leads e vendas para o seu site.