Consultoria em SEO: tudo o que você precisa saber para contratar!

consultoria em seo

Você sabia que, com uma boa consultoria em SEO e com os profissionais certos, é possível melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca? Isso acontece principalmente por meio do uso estratégico de palavras-chave relevantes e da construção de links de qualidade. 

Aliás, estar presente no mundo digital pode ser extremamente benéfico, tanto para o posicionamento de uma empresa, quanto para o relacionamento com os clientes e o alcance de novas oportunidades de negócio.

Não por acaso, parte do mercado mostra que já entendeu a importância do SEO. Segundo uma projeção do Statista, o mercado global de SEO deve atingir US$ 103,24 bilhões em 2028. Para você ter uma ideia, em 2021, esse valor foi de US$ 50,45 bilhões. Com um potencial de crescimento desses não dá para arriscar ficar para trás, concorda?

Para te ajudar a mergulhar neste mercado em ascensão e usar a estratégia a seu favor, preparamos este artigo. 

Você vai aprender o que são serviços de SEO, o que é consultoria em SEO, como encontrar uma empresa com a expertise desejada e o que procurar em um bom consultor da área. Quer saber mais? Então venha com a gente e tenha uma ótima leitura! 

O que são serviços de SEO? 

Serviços de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) são práticas e estratégias usadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados dos buscadores. Assim, a empresa que tem uma página do seu site bem ranqueada recebe mais acessos diariamente e, consequentemente, ganha visibilidade..

Alguns dos principais serviços de SEO são:

  • pesquisa de palavra-chave: identifica e emprega palavras-chave relevantes de forma estratégica em conteúdos da empresa, aumentando as chances do site ser encontrado pelos usuários;
  • link building: incorpora links externos relevantes, que, quando bem implementados, aumentam a autoridade do site que os emprega; 
  • criação e otimização de conteúdo: criação de artigos e materiais ricos, de modo que sejam úteis para o usuário e significativos para os algoritmos dos mecanismos de busca (como Google, Bing e Baidu);
  • otimização técnica: boa utilização da estrutura do site e de outros elementos técnicos, tornando-os amigáveis para o usuário e expressivos para os buscadores. 

No entanto, colocar as técnicas em prática não é simples. Até porque os algoritmos dessas plataformas estão em constante atualização e aprimoramento. Por isso mesmo, existem empresas especializadas em prestar consultoria em SEO. 

Vamos entender melhor como elas funcionam? 

O que é consultoria em SEO? 

Consultoria em SEO é um serviço prestado com o objetivo de ajudar a criar e otimizar sites de empresas, melhorando a visibilidade da marca nas plataformas de busca. Geralmente, esse tipo de consultoria é oferecido por agências especializadas em marketing digital.  

Um serviço de consultoria digital em SEO comprometido com o cliente conta com  profissionais especializados em atividades como:

  • desenvolvimento de estratégias robustas focadas no aumento do tráfego qualificado;
  • geração de leads;
  • crescimento da taxa de conversão. 

Tudo isso considerando cada objetivo e tipo de negócio. 

Como funciona? 

Vamos lançar mão de um exemplo prático, para ficar mais fácil de entender. Se uma empresa trabalha com vendas on-line, é interessante criar uma estratégia que reforce a importância do produto ou do serviço que é vendido. 

Nesse caso, uma alternativa é investir na criação de conteúdos interessantes que atendam aos requisitos das plataformas de busca, veiculando-os em sites e canais igualmente otimizados. 

Quando esses conteúdos alcançam boas posições nas plataformas (geralmente nas primeiras páginas), isso dá destaque ao site e chama a atenção de potenciais clientes.

No tópico a seguir, falaremos em detalhes sobre estes e outros benefícios de contratar uma consultoria. Siga em frente e descubra por que investir em uma empresa de SEO!.

Por que investir em uma empresa de SEO? 4 motivos

Uma consultoria em SEO oferece estratégias para aumentar a visibilidade do negócio no meio digital, atrair tráfego qualificado (leads e clientes), fortalecer a autoridade e ainda superar a concorrência.

A seguir, te mostramos como isso acontece. 

1- Aumenta a visibilidade

Ao obter uma boa posição no ranqueamento dos sites de busca, você aumenta a visibilidade do site da empresa entre os usuários.

2- Atrai tráfego qualificado

Uma boa seleção de palavras-chave atrai os usuários mais qualificados para o seu site. Dessa forma, os visitantes tendem a ter real interesse nas soluções que o seu negócio oferece. 

3- Fortalece a autoridade

Quando uma quantidade considerável de usuários têm acesso ao seu conteúdo, você gera confiança e credibilidade, aumentando as chances de conversão e de fidelização.  

4- Supera a concorrência

Estar presente no mundo digital e ter credibilidade no seu nicho é o que permite que você se destaque dos concorrentes, posicionando o seu negócio entre as melhores opções para os consumidores.. 

Agora você conhece algumas das vantagens de otimizar seu conteúdo para mecanismos de busca. Mas será que entregar tantos benefícios aos clientes faz da consultoria em SEO um serviço caro? Não se preocupe: vamos tirar sua dúvida no próximo tópico, te ajudando a entender quanto cobra um profissional de SEO.

Bom, vamos discutir isso no próximo tópico! 

Quanto cobra um profissional de SEO? 

Um especialista em SEO contratado ganha, em média, R$6.000 mensais. Entretanto, este valor pode variar de acordo com uma série de fatores, como: modelo de contratação (mensal, por iniciativa, por hora ou por palavra otimizada), tempo de experiência, complexidade do projeto, tamanho da empresa e portfólio de clientes. 

É importante destacar, porém, que a estratégia de SEO deve ser tratada como um projeto de longo prazo. Se for bem implementada, os retornos podem superar o valor investido. 

No entanto, se você quiser ter resultados palpáveis com esse investimento, é essencial contar com profissionais qualificados, experientes e que tenham o comprometimento necessário para alavancar a sua empresa no mundo digital.

O que procurar em um consultor SEO? 

Para alcançar todos os objetivos citados, um consultor SEO precisa ter:

  • experiência e conhecimento na área;
  • excelência no serviço;
  • abordagem personalizada;
  • comprometimento com o cliente;
  • acompanhamento e suporte contínuos;
  • confiança no projeto e foco em alavancar a sua empresa. 

Se é isso que você procura em uma consultoria em SEO, chegou a hora de conhecer a Agência Papoca

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