Rich Snippet: o que é e como impulsiona o SEO do seu site?

rich snippets o que é

Se você ainda não sabe o que é rich snippet, saiba que se depara com ele em todas as pesquisas feitas no Google. E dizemos mais: ele agiliza a sua busca, facilitando encontrar, entre tantos resultados, a informação que deseja.

Agora, imagine só a sua empresa se destacar nas primeiras posições do Google e entre a concorrência e ainda ganhar a confiança do cliente, mostrando que realmente domina o assunto de sua área?

Pode parecer inalcançável, mas já adiantamos que é possível ganhar destaque nos mecanismos de buscas! Porém, antes, é preciso estudar o que é snippet do Google, seus principais tipos e como criar um que atenda às exigências da plataforma.

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Vamos aprender? Continue a leitura e saiba como aumentar as visitas ao seu site, investindo em técnicas valiosas de SEO!

O que é rich snippets?

O rich snippet, em tradução do inglês, significa “fragmento rico”. Chamado também por resultados avançados de pesquisa aprimorada, é um recurso da Pesquisa Google, que oferece mais informações do que o link azul padrão, incluindo dados como carrosséis, cards, imagens, avaliações, classificações e elementos não textuais.

Eles fornecem interação avançada e ficam localizados na posição zero do Google, destacando-se na página de resultados de pesquisa, conhecida pela sigla SERP (Search Engine Results Page).

Veja um exemplo de como ele aparece na plataforma em formato carrossel:

Em outras palavras, podemos apresentar o que é rich snippet como uma seção nos resultados de busca do Google, localizada na posição zero, que mostra uma breve descrição do que o usuário vai encontrar em determinado site.

Esses recursos foram implementados em 2009 com o objetivo de fornecer informações mais curtas e objetivas, além de dados sobre páginas, como avaliações, produtos, serviços, localização, ofertas, perguntas frequentes etc.

O que é snippet do Google?

O featured snippet (caixa de resposta) é um recurso textual do rich snippet. Ele é um trecho curto, objetivo e rico em conteúdo que fornece uma resposta rápida à pesquisa do usuário, aparecendo no topo da SERP, na posição zero. Esse conteúdo é extraído de páginas consideradas relevantes pela plataforma.

O featured snippet aparece assim no mecanismo de busca:

O objetivo é agilizar a pesquisa, facilitar o entendimento por meio de um resumo curto, objetivo e organizado.

Como funciona o snippet?

O snippet funciona por meio do trabalho dos algoritmos do Google. De acordo com a palavra-chave pesquisada, a plataforma verifica as páginas mais relevantes sobre o assunto e elege uma delas como a mais relevante, extraindo, portanto, um trecho curto e objetivo, que responda diretamente à busca feita.

É importante destacar que o snippet é gerado automaticamente pelo buscador, sem alterar nada do conteúdo. O Google utiliza várias origens para determinar quais serão os destaques da página conforme a pesquisa feita. Portanto, a cada mudança nas palavras buscadas, a plataforma pode mostrar snippets diferentes.

Nesse contexto, é válido ressaltar que o snippet funciona por meio de algumas práticas executadas no site, como a criação de metadescrições de alta qualidade.

Mais um ponto que precisamos enfatizar é: qualquer tipo de rich snippets contribui indiretamente para o posicionamento na SERP. Essa técnica auxilia a aumentar o tráfego no site e ajuda a reduzir a taxa de rejeição, que são, de fato, fatores que influenciam diretamente no ranqueamento.

Como o rich snippet ajuda a aumentar a taxa de cliques?

Para saber como o snippet influencia o aumento de cliques, é preciso lembrar como funciona o mecanismo de busca do Google. Em suma, ele atua por meio de robôs (algoritmos) que fazem uma ampla varredura na internet, com identificação, classificação e indexação das páginas em seus servidores.

E, a partir da pesquisa realizada, o Google mostra uma ordem de resultados encontrados sobre determinado assunto. Antigamente, eles pouco se diferenciavam uns dos outros, porém, com o rich snippets, isso mudou: criou-se um destaque textual e visual que atrai a atenção do usuário.

O que gera, consequentemente, mais tráfego, aumentando o CTR, que é a taxa de cliques em relação à quantidade de exibições.

Um CTR maior é bom sinal para o Google, que entende que o conteúdo é relevante para o usuário e, por isso, merece ser destacado.

Por isso é essencial que você saiba qual tipo de rich snippet faz mais sentido para sua marca, suas soluções e seu site. 

Quais são os tipos de featured snippets que aparecem no Google? 

Existem quatro principais tipos de featured snippets que variam de acordo com a categoria da informação pesquisada: parágrafo, tabela, lista e vídeo. Porém, os rich snippets incluem outros formatos, como avaliações, classificações, logo da marca, produtos, negócios locais, imagens, música, filmes, séries, eventos e sitelinks.

É fundamental entender sobre cada tipo para definir quais fazem mais sentido para sua marca ou página do site/blog. Assim, você pode criar estratégias e organizar os conteúdos com objetivos distintos para aumentar as chances de conquistar a tão sonhada posição zero!

Conheça, em detalhes, os principais tipos de featured snippets!

  1. Parágrafo

Definição ou explicação breve sobre determinado assunto. Geralmente esses snippets aparecem como uma pergunta.

  1. Tabela

A tabela também compila dados e apresenta as respostas compiladas, de modo mais visual. 

  1. Lista

Outro tipo de snippet do Google que aparece bastante é a lista, que pode mostrar um passo a passo, classificar itens etc.

  1. Vídeo

A famosa pergunta “como fazer” pode ser exibida como lista ou então em formato de vídeos.

  1. Outros tipos de snippets

Quando ampliamos as possibilidades de se destacar no Google, existem ainda outros tipos de rich snippets, como:

  • Sitelinks: mostra as principais páginas internas de um site apenas para quem está na primeira posição da SERP;
  • Avaliações: são exibidas em forma de uma a cinco estrelas, mostrando a opinião dos usuários sobre o conteúdo, a marca, os produtos, os serviços, o aplicativo etc;
  • Logo: ao pesquisar nome de empresas mais relevantes e conhecidas, o Google mostra uma coluna no lado direito da SERP com logo e informações sobre a marca;
  • Produtos: aparecem informações sobre produtos em destaque na SERP, como marca, valor, avaliação etc.

Como criar snippets em destaque?

De modo geral, os responsáveis pelo site da marca podem sugerir conteúdos para snippets de duas formas:

  1. Pesquisa aprimorada: implementação de dados estruturados no site para facilitar o entendimento do Google sobre a página e o assunto abordado;
  2. Tag de metadescrição: o Google pode utilizar a tag < meta > para gerar snippets.

As práticas recomendadas pelo Google de como criar snippets em destaque são:

  • crie descrições exclusivas para cada página do site: a descrição precisa retratar fielmente o que se trata o assunto abordado em cada página, isso pode ser feito, por exemplo, como descrição para URLs mais relevantes e acessadas;
  • escreva conteúdo útil e de alta qualidade na metadescrição: ela pode estar em formato de frase ou incluir outras informações sobre a página, como data de publicação do texto ou preço e marca de um produto. Descrições longas não são objetivas, por isso, prefira as mais curtas e diretas.

O próprio Google divulga alguns exemplos do que considera uma metadescrição de alta ou baixa qualidade. Veja um deles:

  • Baixa qualidade

<meta name=”description” content=”Receba tudo o que você precisa para costurar sua próxima peça. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Bairro da Moda.”>

  • Alta qualidade

<meta name=”description” content=”Materiais de costura, linhas, lápis de cor, máquinas de costura, linhas, bobinas, agulhas”>

Como aumentar as visitas pelo Google rich snippets?

A verdade é que não dá para garantir que o Google usará uma página como rich snippets, mesmo que todo o trabalho de programação seja feito. Porém, há algumas práticas que aumentam as chances de ter seu site destacado na SERP. Elas envolvem principalmente programação e conteúdos de alta qualidade.

O ponto principal é entender a importância das técnicas de SEO e o bom uso das palavras-chaves ao longo do texto. Essa estruturação mostra ao robôs do Google que há informação bem-trabalhada ali.

Para encontrar essas palavras-chaves, é necessário utilizar ferramentas específicas, como Google Adwords e Semrush. Depois, é preciso escrever textos de boa qualidade, com dados estruturados e utilizar outras técnicas de SEO para destacá-lo.

Sim, pode parecer que é muito trabalho: e é mesmo! Por isso, o ideal é contar com o apoio de uma empresa de SEO e profissionais especializados que acompanhem as tendências e saibam o que estão fazendo.

Não basta escrever um texto bonito e informativo se não seguir os requisitos exigidos pelos mecanismos de busca. É preciso ir além, assim como a Agência Papoca faz.

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