As histórias desempenham um impacto significativo em nosso pensamento e comportamento. Um estudo divulgado pelo Journal of Neuroscience, conduzido por Susana Martinez-Conde e sua equipe, demonstrou que as técnicas de storytelling influenciam diversos aspectos de nossa composição física e mental, promovendo mudanças em nossos pensamentos, sentimentos e ações.
No mundo do marketing, o storytelling é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada pelas empresas para transmitir suas mensagens de forma criativa, envolvente e memorável. Com essa estratégia é possível conectar o problema de um personagem com o do consumidor e então apresentar o produto e serviço que pode ajudar nesta resolução.
Neste post, vamos conhecer mais sobre o assunto e conhecer exemplos de storytelling para se inspirar, além de dicas para aplicar o conceito
na prática.
O que é storytelling?
Storytelling é a arte de contar histórias de forma envolvente e persuasiva. Trata-se de uma narrativa estruturada usada para comunicar uma mensagem por meio de eventos, que podem ser reais ou fictícios, com o objetivo de captar a atenção de quem lê ou ouve.
No marketing digital, o storytelling vai além de uma simples contação de histórias. Ele é utilizado pelas marcas como uma ferramenta estratégica para criar identificação, gerar engajamento e influenciar o comportamento do consumidor.
A ideia é envolver emocionalmente, criando uma conexão duradoura com a marca, transformando produtos e serviços em experiências e marcas em histórias cativantes. Além de simplificar as mensagens, o storytelling também é capaz de humanizar uma marca e criar um sentimento de pertencimento.
Essa abordagem não apenas destaca os aspectos funcionais dos produtos, mas também incorpora valores, missões e significados que ressoam com a audiência, estabelecendo uma relação mais profunda e memorável.
Saiba mais sobre o assunto. Assista também ao vídeo abaixo, um TedxTalk com David JP Phillips sobre “A ciência mágica de contar histórias”. Ah, não esqueça de ativar as legendas, tá?
4 benefícios do storytelling em campanhas de marketing
Conheça agora os principais benefícios e a importância de utilizar o storytelling em uma campanha de marketing:
1 – Capturar a atenção: em um mundo digital saturado, o storytelling é uma ferramenta eficaz para capturar a atenção do público desde o início.
2 – Gerar conexões emocionais: o storytelling permite que as marcas se conectem emocionalmente com os consumidores, criando lealdade e afinidade.
3 – Criar memórias: narrativas cativantes são mais memoráveis do que fatos isolados, isso faz com que uma marca seja mais facilmente lembrada.
4 – Influenciar na decisão de compra: ao envolver emocionalmente os consumidores, o storytelling certamente vai influenciar positivamente suas decisões de compra.
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Que tal agora aprender como fazer um storytelling de sucesso?
Como fazer um storytelling: a jornada do herói
Para fazer um storytelling de sucesso, é fundamental que você pense nos elementos da jornada do herói,uma estrutura poderosa frequentemente utilizada pelas marcas, c, apresentada por Joseph Campbell em seu livro “O Herói de Mil Faces”, a qual define
- Mundo Comum: insira o público ao ambiente normal do protagonista para estabelecer uma conexão inicial.
- Chamado para aventura: apresente um desafio ou uma oportunidade que estimule o herói a sair da sua zona de conforto.
- Recusa do chamado: aqui o herói recusa ou hesita em cumprir o desafio inicial, por temer o desconhecido
- Encontro com o mentor: surge um guia ou mentor que vai preparar o herói para a jornada.
- Cruzamento da limiar: o herói então embarca na aventura, cruzando um limiar para o desconhecido.
- Testes, aliados, inimigos: o herói enfrenta desafios, faz novos amigos e encontra inimigos ao longo da jornada.
- Aproximação da caverna profunda: o herói então se prepara para o seu desafio mais importante.
- Provação: o herói enfrenta o desafio principal, muitas vezes superando obstáculos pessoais.
- Recompensa: o herói conquista a recompensa, aprendendo lições valiosas.
- Caminho de volta: o herói retorna ao mundo comum, aplicando tudo o que aprendeu.
- Ressurreição: O herói enfrenta um último desafio, uma transformação final.
- Regresso: o herói retorna ao mundo comum, compartilhando o conhecimento ou benefícios adquiridos.
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Dicas para um storytelling eficiente
- Conheça o seu público: entenda profundamente quem é seu público-alvo, suas dores, desejos e valores.
- Seja autêntico: crie narrativas autênticas e genuínas. A autenticidade ressoa com o público.
- Crie personagens cativantes: seja no herói ou em personagens secundários, tenha personagens que o público se importe.
- Mantenha a simplicidade: evite complexidade. Mantenha a narrativa simples, clara e direta.
- Estimule a imaginação: permita que o público visualize a história, estimulando a imaginação.
- Use elementos visuais: combine o poder da narrativa com elementos visuais envolventes, como imagens e vídeos.
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Exemplos de Storytelling para se inspirar
Preparamos agora alguns exemplos de storytelling de sucesso no marketing para te inspirar:
Airbnb – Histórias de Hospedagem
A Airbnb se destaca por meio de vídeos que contam histórias inspiradoras de anfitriões e hóspedes, criando uma conexão emocional e promovendo a ideia de compartilhamento e comunidade. Além disso, aborda aspectos específicos de culturas locais.
Essa estratégia da Airbnb se conecta perfeitamente com o público, gerando identificação com a história e envolvimento emocional. Como se isso não fosse suficiente, ainda desperta o interesse do consumidor em conhecer mais sobre a cultura local do vídeo que ele assistiu.
Veja no vídeo abaixo um dos vídeos desta campanha:
Dove – Campanha pela Real Beleza
Nesta campanha, a marca Dove, ao invés de focar em seus produtos, conta histórias reais de mulheres, promovendo uma mensagem positiva sobre a beleza autêntica.
A campanha reuniu, pela primeira vez, mulheres de diferentes países em uma única campanha, convidando todas as mulheres a perceberem o potencial pessoal para a beleza, conectando-as aos produtos de cuidado superior.
Confira abaixo um vídeo desta campanha de storytelling de sucesso:
Coca-Cola – Ursinho Polar
A famosa campanha anual de Natal da Coca-Cola, com o icônico urso polar, cria uma narrativa emotiva e atemporal, associando a marca a sentimentos de alegria e celebração. Confira um dos vídeos antigos desta campanha:
Agora que você já sabe tudo sobre o que é storytelling, exemplos e como aplicar essa importante estratégia de marketing você sabia que a Papoca pode ajudar você a contar a história da sua empresa?
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