Tráfego orgânico e pago: como escolher? Dicas + vantagens

trafego orgânico e pago

Atrair visitantes para um site é essencial para qualquer marca que deseja crescer — e, para isso, existem dois caminhos principais: o tráfego orgânico e pago.

Ambos têm o mesmo objetivo, mas seguem estratégias bem diferentes, especialmente em relação ao investimento e ao tempo de retorno.

O melhor? Quando usados juntos, podem potencializar os resultados.

Quer saber como aproveitar o melhor dos dois? Vem com a gente — explicamos tudo (e ainda damos dicas práticas) neste conteúdo!

O que é tráfego orgânico e pago?

Tráfego orgânico diz respeito às visitas espontâneas a um site (ou rede social). Em outras palavras, os usuários chegam ao canal de maneira natural a partir de pesquisas nos buscadores. Por esse motivo, depende de estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca) para chamar a atenção.

Já o tráfego pago vem de investimentos cujo objetivo é atrair visitantes para uma página (e, em seguida, convertê-los). Na prática, você paga para conseguir visualizações, o que costuma vir de ações promocionais. Os anúncios do Google Ads são um ótimo exemplo desse tipo de estratégia.

Vale ressaltar que ambas são táticas de marketing digital, com vantagens para os negócios. Confira as principais logo abaixo!

Para ajudar na compreensão dos termos, confira no nosso blog os artigos que falam sobre estratégias de tráfego pago e o conceito de busca orgânica!

Quais são as vantagens do tráfego orgânico para as empresas?

As principais vantagens do tráfego orgânico para as marcas são:

  • baixo custo (você precisa investir apenas na criação de conteúdos interessantes para os seus usuários, já que a divulgação é gratuita);
  • aumenta a credibilidade da marca (as páginas que aparecem primeiro nas pesquisas são vistas como mais confiáveis, uma vez que os buscadores avaliam a qualidade dos conteúdos no ranqueamento);
  • apresenta uma taxa maior de engajamento, o que ajuda a criar uma audiência mais fiel;
  • oferece resultados em longo prazo (e mais duradouros);
  • mais sustentável, já que o fluxo de visitantes costuma se manter ao longo do tempo (contanto que as páginas não percam qualidade).

Mas e o tráfego pago, também vale a pena? Para descobrir, confira a lista de benefícios dessa estratégia a seguir!

E quais são as vantagens do tráfego pago?

Na lista de vantagens do tráfego pago, vale mencionar:

  • resultados mais rápidos (já que as plataformas de anúncios garantem a entrega das ações para o público-alvo);
  • possibilidade de segmentação (o que ajuda a alcançar os usuários que representam fielmente a persona, ou a representação do cliente ideal, da marca);
  • mais flexibilidade para as campanhas (você pode definir a duração, valores e até escalar as ações com facilidade);
  • facilidade para mensurar os resultados (as plataformas de anúncios oferecem relatórios para você conferir o desempenho dos anúncios).

Okay, as duas estratégias apresentam vantagens, mas como escolher entre tráfego orgânico e pago? É possível usar as duas? Veja as respostas no próximo tópico!

Qual é o melhor para os negócios: tráfego orgânico ou pago?

O ideal é usar uma combinação de tráfego orgânico e pago na sua estratégia de marketing digital. Assim, você aproveita as vantagens das duas táticas. Por exemplo, atrai público rapidamente com os anúncios ao mesmo tempo que estabelece autoridade com as visitas espontâneas.

Aliás, nem é interessante depender de uma única fonte de visitantes. Isso porque você fica mais propício a riscos, como perder autoridade por mudanças no algoritmo dos buscadores ou aumentar os custos por conta do valor das ações pagas.

Porém, em todo caso, lembre-se de sempre monitorar a eficiência das suas campanhas por meio da avaliação do retorno sobre o investimento (ROI) das ações. Aprenda a calcular a seguir!

Como calcular o ROI de tráfego pago e orgânico?

A fórmula para calcular o ROI de qualquer tipo de tráfego é sempre: (retorno – investimento) / investimento X 100.

Entretanto, é mais fácil usá-la na mensuração do tráfego pago, porque você tem valores mais concretos. Por exemplo, investiu X em anúncios e conseguiu Y com vendas (ou Z novos clientes).

Quando falamos em tráfego orgânico, a situação é um pouco diferente, já que os resultados costumam ser de longo prazo.

Neste caso, você pode fazer uma projeção do retorno, com base na quantidade de visitas e conversões, para ter um número aproximado. No campo de investimento, considere o gasto com otimização da página.

O ROI de tráfego é apenas um dos indicadores que você precisa acompanhar para verificar a performance dos seus conteúdos. Confira outras métricas de marketing no nosso blog!

Como otimizar o tráfego pago e orgânico da sua página?

As estratégias gerais para otimizar o tráfego pago e orgânico incluem:

  • criação de metas;
  • definição de público-alvo;
  • estruturação dos conteúdos;
  • acompanhamento dos KPIs.

Veja mais detalhes logo abaixo!

1. Criação de metas

Antes de começar qualquer estratégia de tráfego orgânico ou pago, estabeleça as metas. Em outras palavras, o que deseja alcançar com a divulgação dos conteúdos.

Atenção: as metas precisam ser mensuráveis. Ou seja, você deve medir os resultados, como aumentar o número de visitas ou gerar mais vendas.

2. Definição de público-alvo

A segunda dica é definir o público-alvo, isto é, quem você deseja alcançar com os conteúdos. E, sim, não é porque o tráfego orgânico não é tão segmentado quanto o pago, que não se direciona para uma persona.

Portanto, pense em quem precisa da sua página e crie textos, anúncios e postagens voltados para estas pessoas.

3. Estruturação dos conteúdos

O terceiro passo é criar conteúdos alinhados com as necessidades e expectativas do seu público-alvo e interessantes. O tráfego orgânico deve usar as táticas de SEO para aumentar as chances de ranqueamento, como uso estratégico de palavras-chave e link building.

Já o tráfego pago precisa de anúncios atrativos, simples e com um CTA (chamada para ação) direto e objetivo.

4. Acompanhamento dos KPIs

A quarta e última dica é acompanhar os KPIs (indicadores-chave de performance) das campanhas.

Não apenas o ROI, mas também o número de conversões e o tempo médio de permanência na página (nos casos de visitas ao site/blog). É interessante ainda monitorar a porcentagem de cada tipo de tráfego para ter uma ideia da origem do público.

Dessa forma, você identifica as estratégias mais eficazes e ainda encontra oportunidades de melhorias.

Para finalizar este guia, que tal conhecer os serviços da Papoca? Somos uma agência com mais de 10 anos de experiência em SEO que pode te ajudar a gerar mais visitas orgânicas para sua página e construir autoridade.

Entre em contato com a nossa equipe e veja tudo o que podemos fazer pela sua marca!

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