Busca orgânica: o que é e como destacar seu site no Google

busca orgânica

Você sabia que a busca orgânica é a principal fonte de informações dos brasileiros antes da compra? 

Esse dado, que foi obtido no estudo “O poder de escolha” da Pwc Digital em 2023, também identificou que com o amplo uso de celulares e outras tecnologias pelos consumidores, as empresas precisarão estar mais próximas deles para influenciar o momento de decisão de compra, antes mesmo de eles pensarem em comprar.

Existem muitas estratégias de marketing digital eficientes e que, sem dúvida, são importantes em várias fases do negócio. Entretanto, estar presente no maior buscador da internet é um processo imprescindível para qualquer marca.

Neste artigo, vamos te explicar o conceito, funcionamento e benefício desse recurso e dar algumas dicas para colocá-lo como prioridade no sua empresa se quiser que a famosa frase “se não está no Google, não existe” não seja a sua realidade.

Continue a leitura!

O que é busca orgânica?

Busca orgânica ou pesquisa orgânica é o termo usado para categorizar os links que aparecem gratuitamente em sites de busca, como o Google, Bing ou Yahoo!, em resposta a uma consulta feita pelo usuário.

Esses resultados naturais da busca não foram pagos para aparecer nos buscadores. Portanto, são ordenados abaixo dos resultados de busca paga (se houver), conforme relevância do link para a pesquisa do usuário e os critérios estabelecidos pelos algoritmos dos mecanismos de busca.

busca orgânica

Qual a importância da busca orgânica no marketing digital?

Um mecanismo de busca é essencial numa estratégia de marketing digital basicamente por proporcionar a visibilidade gratuita e ininterrupta de um site. Esse canal também é importante por propiciar:

  • a credibilidade para a marca que fica exposta 24h por dia;
  • o tráfego qualificado para o site de acordo com a necessidade do público;
  • o custo-benefício melhor que algumas campanhas de mídia paga;
  • a autoridade (validação) do site diante do Google;
  • o alcance amplo de público a longo prazo;
  • a sustentabilidade do negócio, se mantido os investimentos para aumentar o tráfego orgânico.

O que é marketing de busca orgânica? 

O marketing de busca orgânica é uma estratégia de marketing digital que usa os sites de pesquisa como ferramenta para aumentar a visibilidade e a relevância de uma marca nos resultados de busca de forma natural, ou seja, sem pagar por anúncios.

O que é estratégia orgânica? 

Já a estratégia orgânica é o conjunto de ações fruto do marketing de busca orgânico destinado a colocar um site nas primeiras páginas dos buscadores. Nessa prática são feitas o uso da:

  • produção consistente de conteúdo valoroso;
  • otimização de site;
  • aplicação estratégica de palavras-chave;
  • construção de links e outras práticas de SEO.

Essa é uma ótima oportunidade de ser a resposta para as dúvidas que o seu público tem, que não são somente sobre o seu tipo de produto, mas sim sobre temas relacionados a ele. 

Vamos a um exemplo prático! Quem busca por “como tirar mancha de espinha” não está buscando exatamente por uma pomada, por exemplo, mas sim por uma solução. Essa solução pode ser um tratamento estético, cosméticos, receitas caseiras, maquiagem. 

Qualquer marca desses segmentos pode aproveitar essa palavra-chave e ainda ressaltar seu tipo de produto/serviço como a solução ideal. 

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Como funciona a busca orgânica na prática?

Apesar do Google não ser o único buscador existente na web, focaremos nossa explicação no seu funcionamento por ser ele o site mais popular da categoria.

busca orgânica

 

O Google é composto por um conjunto complexo de algoritmos que rastreiam, indexam, processam, classificam e exibem as melhores páginas para cada consulta que é depositada em sua barra de pesquisa. Resumimos esse processo em 4 etapas. Confira abaixo!

1. Rastreamento

Os rastreadores do Google, também conhecidos como “spiders” ou “bots”, percorrem a web em busca de novas páginas e atualizações em páginas existentes. A tarefa dos rastreadores é coletar as informações sobre o conteúdo e a estrutura dos sites, de acordo com os seus critérios de leitura.

2. Indexação

Coletadas as páginas relevantes, elas são armazenadas em banco de dados e ficam de prontidão para aparecer rapidamente quando alguém realiza uma busca.

É como se o Google fosse uma grande biblioteca em que os sites que ele adicionou ao seu banco de dados são os livros que serão mostrados para os leitores que pesquisarem informações compatíveis com o conteúdo dessas páginas.

3. Processamento da busca

Quando uma pessoa faz uma pesquisa, o buscador analisa o que foi digitado e identifica as palavras-chave foco da sua dúvida. Em seguida, o Google usa essas palavras-chave para pesquisar no seu acervo de sites indexados qual apresenta mais compatibilidade para a consulta do usuário.

4. Classificação e exibição dos resultados

Depois de todo o filtro acima, o Google classifica as páginas relevantes para tal pesquisa conforme uma série de fatores. Consequentemente, as páginas mais relevantes são posicionadas no topo dos resultados da pesquisa.

Ainda sobre a classificação das páginas, dentre os fatores de ranqueamento do Google para determinar a posição dos sites nos resultados da pesquisa, os mais conhecidos são:

  • otimização de palavras-chave;
  • otimização de imagens;
  • relevância e tamanho do conteúdo;
  • sites responsivo e com boa experiência para o usuário;
  • atualizações frequentes de conteúdo;
  • backlinks de qualidade;
  • segurança e certificado SSL;
  • rastreabilidade;
  • velocidade de carregamento da página;
  • compatibilidade com dispositivos móveis.

Para saber como otimizar os textos do seu site, confira algumas dicas no vídeo abaixo.

Como melhorar a busca orgânica no Google?

Se você quer saber como melhorar a busca orgânica no Google a favor da sua marca, recomendamos aplicar técnicas de SEO ao seu site. Essas técnicas são ações de marketing de busca orgânica feitas para otimizar vários elementos que o Google considera ao posicionar um site nos seus resultados de pesquisa.

Confira as principais estratégias para melhorar o posicionamento do seu site no Google:

Recapitulando, a busca orgânica é peça fundamental na construção da presença online de uma marca a longo prazo, já que os resultados orgânicos tendem a ser mais duráveis e consistentes do que as estratégias de tráfego pago (deixam de ser exibidos quando o investimento acaba).

Para aparecer no Google e atrair o seu público-alvo o ideal é contratar uma empresa de SEO. Por isso, conte com a Agência Papoca, a melhor agência de posicionamento na busca orgânica que ajuda o seu negócio a transformar leads em clientes.

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