A pergunta do milhão para as empresas que apostam na internet como canal de vendas é: como aumentar as vendas online?
Em 2024, o e-commerce brasileiro faturou R$ 204,3 bilhões, processou 414,9 milhões de pedidos e atendeu 91,3 milhões de compradores, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Ou seja, o setor tem um potencial enorme de elevar o número de vendas, ampliar o alcance das marcas e aumentar a visibilidade de pequenos e grandes negócios.
Uma presença online forte, com estratégias de marketing digital bem estruturadas e associadas a objetivos definidos, é fundamental para ter sucesso no mercado.
Sua empresa investe, mas precisa expandir o alcance das ações voltadas para vendas? Continue no artigo e descubra como melhorar o faturamento e as técnicas de marketing digital que ajudam nesse processo.
Neste post, você confere:
- importância de aumentar as vendas online;
- como funciona o comportamento do consumidor no digital;
- como melhorar as vendas online;
- as estratégias de como vender no marketing digital;
- como aumentar as vendas na internet com SEO.
Boa leitura!
Qual a importância de aumentar as vendas online?
A transformação digital impactou empresas em todos os segmentos. Se, anteriormente, um ponto de venda era a solução para conquistar clientes, hoje o consumidor quer saber se a marca vende pela internet.
Essa dinâmica reforça a importância de impulsionar as vendas online e destaca a preferência por métodos de compra rápidos.
O relatório Latin America Digital Report 2024 destaca que 76% dos brasileiros usam a internet ativamente. O WhatsApp, por exemplo, é a principal ferramenta de comunicação, e 95% das empresas o utilizam como meio de contato com os clientes.
Dessa forma, as estratégias de marketing digital para pequenas empresas trazem resultados mesmo sem um site de e-commerce por trás. Afinal, o que não falta é canal para utilizar.
Como funciona o comportamento do consumidor online?
Quando o assunto é aumentar as vendas online, tão importante quanto escolher os canais digitais certos é compreender para quem sua empresa vende.
Conhecer o perfil do cliente e, principalmente, seu comportamento de compra online direciona a criação de campanhas, os tipos de ofertas e a definição das formas de compra.
Esse conhecimento coloca a equipe de marketing um passo à frente do consumidor, pois permite antecipar as necessidades e ajustar a jornada de compra para oferecer a melhor experiência.
Para atender às expectativas dos seus consumidores, fique atento aos seguintes pontos:
- monitore as dúvidas dos clientes para solucionar demandas com agilidade;
- analise os destaques e melhorias dos feedbacks sobre a jornada de compra online;
- avalie o que os concorrentes oferecem e identifique lacunas não atendidas no mercado;
- faça pesquisas para conhecer melhor os clientes e suas preferências;
- organize as informações em um sistema ou planilha para facilitar pesquisas futuras.
Leia também: O que é persona? Definição + importância + dicas para criar!
Como melhorar as vendas online?
Para aumentar as vendas online, o melhor caminho é melhorar a jornada de compra. Otimizar o site para facilitar as buscas, oferecer um atendimento ágil, criar conteúdos de qualidade que ajudem o cliente a escolher a melhor opção de produto ou serviço são algumas estratégias.
A seguir, confira como executar cada uma delas no seu negócio.
1. Tenha um site otimizado
Um site otimizado facilita a experiência de navegação. Crie uma versão mobile para garantir uma boa visualização em dispositivos móveis, use palavras-chave nos títulos e descrições dos produtos e instale ferramentas de segurança para proteger o site.
2. Ofereça um bom atendimento ao cliente
A qualidade do atendimento ao cliente define o sucesso das vendas online. Escolha os canais de contato, treine a equipe e use ferramentas para agilizar as respostas, como atendimento autônomo com a ajuda da inteligência artificial (IA).
‼️91% das empresas entrevistadas para o CX Trends 2025 da Zendesk acreditam na eficácia da IA para personalizar experiências de atendimento.
3. Use o marketing de conteúdo na estratégia
O marketing de conteúdo ajuda a atrair e envolver potenciais clientes por meio de textos, e-books e vídeos que informam sobre o universo da marca. O objetivo é gerar valor para as pessoas e, assim, manter a empresa na mente do público-alvo no momento da compra.
4. Engaje com os clientes nas redes sociais
As redes sociais ajudam a alcançar e interagir com seu público-alvo. Então, monitore os perfis e participe das conversas com os seguidores para extrair insights valiosos e aumentar as vendas online. Use os recursos para fazer testes, enquetes e receber perguntas.
5. Ofereça várias opções de pagamento
Os clientes esperam flexibilidade na finalização da compra, então oferecer vários métodos de pagamento pode aumentar as taxas de conversão. O cartão de débito/crédito e boleto não podem faltar, mas uma boa integração com Pix é um diferencial atual e estratégico.
Como vender no marketing digital? Confira as melhores estratégias
As estratégias de marketing digital para aumentar as vendas online se complementam, então seu projeto pode começar pequeno e agregar mais recursos ao longo do tempo para melhorar os resultados. Entre as técnicas, vale destacar:
- SEO para e-commerce: melhora o posicionamento do site nas plataformas de busca, como o Google. Você pode otimizar imagens, links, textos e também a parte técnica;
- e-mail marketing: canal eficiente para criar ações segmentadas, enviar promoções, cupons de desconto e conteúdos relevantes;
- social media marketing: essencial para reunir pessoas interessadas nas soluções da marca e obter insights valiosos para futuras ações;
- mídia paga: estratégia eficaz para aumentar as vendas online, pois os anúncios são direcionados aos clientes em potencial em várias fases da jornada de compra.
Essas ações fortalecem o planejamento de marketing digital e possibilitam inovar na forma de alcançar os clientes e convencê-los de que seu produto ou serviço é a melhor escolha.
Como aumentar as vendas na internet com SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para negócios que vendem pela internet, pois as estratégias de otimização de páginas colocam o site no radar dos mecanismos de busca, o que aumenta a visibilidade nos resultados das pesquisas.
As atualizações que melhoram a visibilidade online e atraem mais clientes são:
- reduzir o tempo de carregamento do site;
- configurar redirecionamentos para evitar páginas de erro, como “não encontrada”;
- ter um site responsivo para abrir corretamente em dispositivos móveis;
- usar tags e códigos adequados;
- manter a arquitetura do site limpa e simples;
- ajustar o site e o conteúdo para aparecer nos resultados de pesquisa locais.
Leia mais: Técnicas de SEO: o que é e como utilizar em um site?
Aumente suas vendas online hoje
O Brasil foi o país que mais cresceu no setor de e-commerce em 2024, com 16% de aumento nas vendas online, segundo os dados do Latin America Digital Report 2024.
Você pode aproveitar esse cenário favorável e investir em melhorias técnicas no site e em estratégias de marketing digital para acelerar sua empresa e aumentar as vendas online ao longo do ano.
Um posicionamento consistente e planejado vai ajudar a alcançar suas principais metas de negócio.
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