Como aumentar as vendas online: 5 estratégias efetivas

Como aumentar as vendas online

A pergunta do milhão para as empresas que apostam na internet como canal de vendas é: como aumentar as vendas online?

Em 2024, o e-commerce brasileiro faturou R$ 204,3 bilhões, processou 414,9 milhões de pedidos e atendeu 91,3 milhões de compradores, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ou seja, o setor tem um potencial enorme de elevar o número de vendas, ampliar o alcance das marcas e aumentar a visibilidade de pequenos e grandes negócios.

Uma presença online forte, com estratégias de marketing digital bem estruturadas e associadas a objetivos definidos, é fundamental para ter sucesso no mercado.

Sua empresa investe, mas precisa expandir o alcance das ações voltadas para vendas? Continue no artigo e descubra como melhorar o faturamento e as técnicas de marketing digital que ajudam nesse processo.

Neste post, você confere:

  • importância de aumentar as vendas online;
  • como funciona o comportamento do consumidor no digital;
  • como melhorar as vendas online;
  • as estratégias de como vender no marketing digital;
  • como aumentar as vendas na internet com SEO.

Boa leitura!

Qual a importância de aumentar as vendas online?

A transformação digital impactou empresas em todos os segmentos. Se, anteriormente, um ponto de venda era a solução para conquistar clientes, hoje o consumidor quer saber se a marca vende pela internet.

Essa dinâmica reforça a importância de impulsionar as vendas online e destaca a preferência por métodos de compra rápidos.

O relatório Latin America Digital Report 2024 destaca que 76% dos brasileiros usam a internet ativamente. O WhatsApp, por exemplo, é a principal ferramenta de comunicação, e 95% das empresas o utilizam como meio de contato com os clientes.

Dessa forma, as estratégias de marketing digital para pequenas empresas trazem resultados mesmo sem um site de e-commerce por trás. Afinal, o que não falta é canal para utilizar.

Como funciona o comportamento do consumidor online?

Quando o assunto é aumentar as vendas online, tão importante quanto escolher os canais digitais certos é compreender para quem sua empresa vende.

Conhecer o perfil do cliente e, principalmente, seu comportamento de compra online direciona a criação de campanhas, os tipos de ofertas e a definição das formas de compra.

Esse conhecimento coloca a equipe de marketing um passo à frente do consumidor, pois permite antecipar as necessidades e ajustar a jornada de compra para oferecer a melhor experiência.

Para atender às expectativas dos seus consumidores, fique atento aos seguintes pontos:

  • monitore as dúvidas dos clientes para solucionar demandas com agilidade;
  • analise os destaques e melhorias dos feedbacks sobre a jornada de compra online;
  • avalie o que os concorrentes oferecem e identifique lacunas não atendidas no mercado;
  • faça pesquisas para conhecer melhor os clientes e suas preferências;
  • organize as informações em um sistema ou planilha para facilitar pesquisas futuras.

Leia também: O que é persona? Definição + importância + dicas para criar!

Como melhorar as vendas online?

Para aumentar as vendas online, o melhor caminho é melhorar a jornada de compra. Otimizar o site para facilitar as buscas, oferecer um atendimento ágil, criar conteúdos de qualidade que ajudem o cliente a escolher a melhor opção de produto ou serviço são algumas estratégias.

A seguir, confira como executar cada uma delas no seu negócio.

1. Tenha um site otimizado

Um site otimizado facilita a experiência de navegação. Crie uma versão mobile para garantir uma boa visualização em dispositivos móveis, use palavras-chave nos títulos e descrições dos produtos e instale ferramentas de segurança para proteger o site.

2. Ofereça um bom atendimento ao cliente

A qualidade do atendimento ao cliente define o sucesso das vendas online. Escolha os canais de contato, treine a equipe e use ferramentas para agilizar as respostas, como atendimento autônomo com a ajuda da inteligência artificial (IA).

‼️91% das empresas entrevistadas para o CX Trends 2025 da Zendesk acreditam na eficácia da IA para personalizar experiências de atendimento.

3. Use o marketing de conteúdo na estratégia

O marketing de conteúdo ajuda a atrair e envolver potenciais clientes por meio de textos, e-books e vídeos que informam sobre o universo da marca. O objetivo é gerar valor para as pessoas e, assim, manter a empresa na mente do público-alvo no momento da compra.

4. Engaje com os clientes nas redes sociais

As redes sociais ajudam a alcançar e interagir com seu público-alvo. Então, monitore os perfis e participe das conversas com os seguidores para extrair insights valiosos e aumentar as vendas online. Use os recursos para fazer testes, enquetes e receber perguntas.

5. Ofereça várias opções de pagamento

Os clientes esperam flexibilidade na finalização da compra, então oferecer vários métodos de pagamento pode aumentar as taxas de conversão. O cartão de débito/crédito e boleto não podem faltar, mas uma boa integração com Pix é um diferencial atual e estratégico.

Como vender no marketing digital? Confira as melhores estratégias

As estratégias de marketing digital para aumentar as vendas online se complementam, então seu projeto pode começar pequeno e agregar mais recursos ao longo do tempo para melhorar os resultados. Entre as técnicas, vale destacar:

  • SEO para e-commerce: melhora o posicionamento do site nas plataformas de busca, como o Google. Você pode otimizar imagens, links, textos e também a parte técnica;
  • e-mail marketing: canal eficiente para criar ações segmentadas, enviar promoções, cupons de desconto e conteúdos relevantes;
  • social media marketing: essencial para reunir pessoas interessadas nas soluções da marca e obter insights valiosos para futuras ações;
  • mídia paga: estratégia eficaz para aumentar as vendas online, pois os anúncios são direcionados aos clientes em potencial em várias fases da jornada de compra.

Essas ações fortalecem o planejamento de marketing digital e possibilitam inovar na forma de alcançar os clientes e convencê-los de que seu produto ou serviço é a melhor escolha.

Como aumentar as vendas na internet com SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para negócios que vendem pela internet, pois as estratégias de otimização de páginas colocam o site no radar dos mecanismos de busca, o que aumenta a visibilidade nos resultados das pesquisas.

As atualizações que melhoram a visibilidade online e atraem mais clientes são:

  • reduzir o tempo de carregamento do site;
  • configurar redirecionamentos para evitar páginas de erro, como “não encontrada”;
  • ter um site responsivo para abrir corretamente em dispositivos móveis;
  • usar tags e códigos adequados;
  • manter a arquitetura do site limpa e simples;
  • ajustar o site e o conteúdo para aparecer nos resultados de pesquisa locais.

Leia mais: Técnicas de SEO: o que é e como utilizar em um site?

Aumente suas vendas online hoje

O Brasil foi o país que mais cresceu no setor de e-commerce em 2024, com 16% de aumento nas vendas online, segundo os dados do Latin America Digital Report 2024.

Você pode aproveitar esse cenário favorável e investir em melhorias técnicas no site e em estratégias de marketing digital para acelerar sua empresa e aumentar as vendas online ao longo do ano.

Um posicionamento consistente e planejado vai ajudar a alcançar suas principais metas de negócio.
Quer começar hoje? Fale com um especialista da Papoca e descubra como nossa consultoria em SEO e criação de conteúdo pode ajudar sua empresa.

Buscar um artigo
Newsletter

Receba conteúdos exclusivos de SEO

Categorias

Artigos recomendados