SEO: o que é e como ele pode te ajudar a alavancar seus resultados?

SEO o que é

Você já se perguntou quem escolhe a ordem dos conteúdos que visualizamos ao fazer uma pesquisa no Google? Essa ordem é determinada por algoritmos complexos, mas é possível alcançar as primeiras posições usando técnicas de SEO. O que é isso? Se quer saber, continue nos acompanhando!! 

O SEO desempenha um papel fundamental ao garantir que conteúdos relevantes sejam apresentados primeiro quando alguém realiza uma pesquisa em uma plataforma de busca online.

Estabelecer o conteúdo nessas primeiras posições pode trazer grandes benefícios para a sua empresa, desde que haja uma estratégia sólida por trás.

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De fato, o SEO tem demonstrado ser uma técnica eficaz para aumentar a relevância de uma empresa. Além disso, ele amplia a visibilidade e atrai mais clientes, melhorando a taxa de fidelização de forma orgânica. 

Essa atração orgânica é muito importante, já que ela ocorre a partir da pesquisa espontânea dos usuários nos buscadores. E, de acordo com a EarthWeb, atualmente há cerca de 6,3 milhões de buscas por minuto somente no Google. É uma audiência e tanto, não acha? 

Por isso, neste artigo, você terá a oportunidade de aprender mais sobre o que é SEO, como ele funciona e como implementá-lo de maneira eficiente. Se está interessado, continue com a gente e tenha uma excelente leitura!

Qual o significado de SEO? O que é isso?

SEO é a sigla para “search engine optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca”, em português. Ou seja, refere-se às técnicas usadas para otimizar conteúdos e sites de modo a ranqueá-los em posições estratégicas em plataformas de busca. 

O objetivo é atingir as primeiras posições, pois, quanto mais próximo do primeiro lugar está o seu conteúdo, mais pessoas terão a chance de acessá-lo.  

Como funciona o Google?

Atualmente, o Google é a plataforma de busca mais usada do mundo, com cerca de 85,53% do mercado global de pesquisa, segundo o Statista. Por isso, o SEO é tão focado nele. 

O Google alia tecnologia e algoritmos complexos para classificar uma série de sites e páginas que contém conteúdo relevante para as pesquisas realizadas. 

Dessa forma, ele é capaz de encontrar páginas, analisá-las e classificá-las de acordo com informações sobre conteúdo, palavras-chave, estrutura do site, entre outros detalhes.

Quando alguém pesquisa por algo em sua página principal, recebe, como resposta, uma série de conteúdos em diversos sites ordenados de acordo com essa classificação. 

O que é SERP?

SERP é a sigla para “search engine results page”, que, em português, significa “página de resultados do mecanismo de busca”. Essa é a página que aparece logo após clicar no botão “pesquisar” em algum site de busca, que oferece uma série de resultados relevantes de acordo com o algoritmo da plataforma. 

Agora que você sabe todas as informações básicas iniciais, fica mais fácil descobrir o que é SEO e como fazer! 

O que é SEO e como fazer?

SEO é o conjunto de técnicas que permite melhorar o posicionamento de um site ou de uma página nas plataformas de busca, como Google, Bing, Yahoo, Baidu, entre outros. Esse bom ranqueamento é interessante para empresas, pois gera um maior fluxo orgânico de usuários e, consequentemente, aumenta a visibilidade da marca e a prospecção de clientes. 

Algumas das principais técnicas de SEO atualmente são:

  •  uso das palavras-chave;
  • criação de conteúdo relevante;
  • otimizações;
  • estrutura do site;
  • link building

No entanto, para usar o SEO a seu favor, é necessário seguir uma estratégia que leve em consideração todas as técnicas acima, mas que, ainda assim, ofereça conteúdo interessante para o leitor. 

Falando assim, pode até parecer simples, mas a verdade é que esse é um trabalho bem complexo. Isso porque os algoritmos que determinam o ranqueamento das páginas de busca são constantemente atualizados e aperfeiçoados. 

Ou seja, não basta incluir uma página ou um conteúdo relevante. É preciso atualizá-los constantemente, não apenas para atingir as primeiras posições, mas para se manter por lá. É por isso que existem diversas empresas especializadas em entregar uma estratégia competitiva de SEO. 

Também é possível dividir o SEO em diferentes tipos. Assim, fica mais fácil entender como ele funciona na prática. Descubra a seguir quais os três tipos de SEO mais usados. 

Quais os três tipos de SEO utilizados?

Os três tipos mais populares de SEO são: SEO On-page, SEO Off-page e SEO técnico. O On-page foca na estrutura do conteúdo oferecido em uma página, o Off-page foca nas atividades externas de uma página e o técnico enfatiza os aspectos técnicos do site no qual o conteúdo está hospedado. 

  • SEO On-page: refere-se à estrutura do conteúdo oferecido. São as palavras-chave, os títulos, as descrições, as tags etc. Tudo isso precisa estar otimizado para que a plataforma de busca encontre facilmente o conteúdo. 
  • SEO Off-page: refere-se às atividades externas da página, por exemplo, a boa utilização de links externos, o que demonstra que o conteúdo entrega também outras referências relevantes. 
  • SEO técnico: são os aspectos técnicos do site, como estrutura, velocidade de carregamento, capacidade de otimização para dispositivos móveis e outros fatores que afetam a experiência do usuário. 

Vale destacar que, para um bom ranqueamento, é importante focar em uma estratégia que englobe todas as categorias de SEO.

Além de saber o que é SEO e como ele se classifica é preciso compreender qual a sua relação com o marketing e por que é interessante usá-lo em empresas. 

Qual a relação entre SEO e marketing?

SEO e marketing estão amplamente conectados. Isso porque o SEO pode ser parte de uma estratégia de marketing digital, já que permite que sites de empresas recebam maior visibilidade, aumentem o seu tráfego orgânico e as chances de obter clientes. 

É aí que entram as empresas e consultorias de SEO. Quer descobrir o que faz uma empresa de SEO? 

O que faz uma empresa de SEO?

Uma empresa de SEO oferece soluções para que outras empresas consigam ranquear seus sites e conteúdos nos mecanismos de busca de forma estratégica. Ela é indicada para quem tem o objetivo de aumentar a visibilidade do negócio e de gerar tráfego orgânico, aumentando, assim, a credibilidade e o acesso a clientes.  

Como você viu anteriormente, não é tão simples posicionar um conteúdo em plataformas como o Google. Isso porque há uma infinidade de informações, muita concorrência e diversas regras que precisam ser seguidas para atingir as melhores posições.

Por isso, agora que você já sabe tudo sobre SEO: o que é e como funciona, e quer usá-lo de forma estratégica no seu negócio, o melhor a fazer é encontrar uma empresa comprometida, com abordagem personalizada e experiência no mercado. 

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