Como funciona ChatGPT para SEO? Para que serve?

ChatGPT para SEO

A utilização das inteligências artificiais está cada dia mais falada em todos os nichos de negócios. Isto significa que você pode contar com a ajuda de ferramentas como o ChatGPT para SEO para criação de textos, geração de imagens, coleta de dados e muito mais. 

Porém, se você pensa que basta se cadastrar na ferramenta que ela fará tudo por você, pode pensar duas vezes! Isso porque o seu uso é indicado como suporte de seu trabalho, sendo que a utilização inadequada pode queimar sua reputação! 

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Ficou confuso? Calma! Neste artigo falaremos sobre tudo isso e muito mais. 

Boa leitura! 

Afinal, o que é o ChatGPT? Para que ele serve?

O ChatGPT é uma plataforma de inteligência artificial (IA), lançada em 2022 pela OpenAI, que funciona como um chatbot. Por meio dele , é possível realizar pesquisas, criar textos, descobrir palavras-chave e muito mais

Uma vez que você aprenda as melhores formas de trabalhar com esta tecnologia, você terá uma aliada muito poderosa na hora de trabalhar os seus conteúdos e até planejar suas estratégias de SEO com o ChatGPT. 

De forma resumida, você escreve o que deseja e a ferramenta retorna com a informação solicitada em poucos instantes; pela interface, você tem a impressão de que está, literalmente, conversando com a inteligência artificial. 

Graças a esta versatilidade e às inúmeras possibilidades de usos nos mais diversos nichos de negócios, muitos empreendedores passaram a usar o ChatGPT para trabalhar com o marketing digital de suas empresas, criando conteúdos de valor por meio  das informações fornecidas pela IA. 

Como usar o ChatGPT para SEO no marketing digital?

A ferramenta do OpenAI pode te ajudar – e muito! – na hora de evoluir os conteúdos da sua marca. Contudo, para isso, é necessário que você saiba utilizá-la de forma funcional. Afinal, não adianta querer respostas quando não se conhece as perguntas, não é mesmo?!

Para isso, leve em consideração alguns pontos: 

  • o ChatGPT te ajuda, mas ele não faz  todo o trabalho por você; 
  • ocasionalmente, a ferramenta pode oferecer informações incorretas ou tendenciosas; 
  • oor ser uma base de dados recente, as informações fornecidas pós 2021 podem ser escassas ou incorretas;
  • os buscadores on-line conseguem identificar o uso de inteligências artificiais na construção de conteúdos, portanto, é preciso usá-la com parcimônia.

Por isso, é essencial que você tenha em mente que, antes de solicitar qualquer tarefa  para a IA, você deve  realizar uma pesquisa prévia e sólida para te e dar amparo para revisar as informações obtidas. 

Neste aspecto, fica clara a importância de um bom planejamento estratégico de conteúdos: desta forma, você saberá o que e onde buscar as informações que precisa para trabalhar os seus materiais. 

Como planejar o SEO com o ChatGPT?

A esta altura, você com certeza já sabe o quanto SEO é importante para que os seus conteúdos tenham resultados positivos na internet. 

Você também sabe que, para que as técnicas de SEO sejam funcionais, você precisa de uma lista com as principais palavras-chave utilizadas pelo seu público e as tendências de pesquisa dos seus clientes, por exemplo. 

Neste sentido, saber como planejar o SEO com o ChatGPT pode te dar o “caminho das pedras” para otimizar os seus conteúdos de forma valiosa para seus clientes. 

Veja, a seguir, algumas informações que a IA pode te fornecer: 

  • Escolha de um domínio: está com dúvidas de como será a URL do seu site? Peça dicas do ChatGPT e tenha ideias criativas; 
  • Pesquisa de palavras-chave: quer saber o que o seu público anda pesquisando sobre o seu nicho de atuação? Sem problemas, a ferramenta pode te ajudar nisso também; 
  • Crie títulos, meta-descrições, e call to actions: com a IA, você poderá ter insights poderosos sobre diversos pontos da criação textual do seu conteúdo; 
  • Crie copys poderosas: precisa de ajuda na hora do copywriting? O ChatGPT também pode te ajudar; 
  • Elabore textos para seu blog: precisa de inspiração para os textos do seu blog? Experimente pedir para a ferramenta;
  • Turbine seus resultados online: precisa de ajuda com o posicionamento da sua marca na internet? Use o ChatGPT para SEO e obtenha resultados marcantes;
  • E muito mais!

Sem dúvida, o ChatGPT pode ser um grande amigo na hora de trabalhar com o marketing digital da sua empresa. Mas, para isso, como já falamos, é preciso saber que a ferramenta tem suas limitações e que você, como criador, precisa ter conhecimento sobre os temas que deseja abordar. 

Saber o que é e para que serve o ChatGPT de forma responsável e eficaz pode fazer total diferença na hora de trabalhar seus materiais na internet. 

Como usar o ChatGPT para criar textos?

Agora que você já conhece um pouco sobre o funcionamento e como o ChatGPT pode te ajudar a planejar o SEO, chegou a hora de um breve guia de como criar textos poderosos e funcionais na plataforma. 

O primeiro passo é criar uma conta: ela será importante para que, nos próximos acessos, você consiga ver o que foi solicitado anteriormente. Você pode utilizar o seu e-mail do Google ou qualquer outro. Veja abaixo:

Já na página inicial, você vê uma tela com botões explicando sobre as possibilidades, exemplos e limitações da ferramenta – exatamente como você leu agora há pouco neste artigo. 

Você também encontra uma “barra de mensagem”, que será a sua forma de se comunicar com a ferramenta. 

Na barra lateral à sua esquerda, você encontra o histórico das suas pesquisas já realizadas. Essa funcionalidade é excelente para te ajudar em projetos longos, que duram vários dias; assim, você consegue manter uma linha de raciocínio lógica para não se perder. 

Para começar uma nova pesquisa no ChatGPT, basta digitar diretamente no campo “Send a massage”, na parte inferior da página inicial, e pressionar “Enter” ou o botão de envio ao lado. Imediatamente, a ferramenta iniciará a busca e, em poucos instantes, apresentará os resultados. Por exemplo: 

No exemplo acima, foram solicitadas ideias de palavras-chave relacionadas ao marketing digital. Foram apresentados 20 resultados e suas respectivas explicações, umas mais e outras menos acuradas. 

Com base nestes resultados, é possível planejar o SEO com o ChatGPT de forma mais simplificada, mas lembre-se: as sugestões precisam ser revisadas e embasadas em pesquisas mais aprofundadas para garantir veracidade e solidez nas informações que você apresenta ao seu público. 

Quando você usa o ChatGPT para criar textos, é preciso ter em mente que a plataforma é meramente uma fonte de consulta e auxílio para as suas criações. As inteligências artificiais ainda são passíveis de erro e, por isso, as informações e respostas obtidas podem apresentar informações que não representam a verdade. 

Saiba os limites do ChatGPT e quando seu uso pode ser prejudicial

É claro que, na hora de criar conteúdos para a internet, toda ajuda é bem-vinda. Porém, é preciso reconhecer que as ferramentas que temos à nossa disposição são apenas isso: ferramentas. E que, por melhores que sejam em suas funções, ainda têm suas limitações. 

Com a plataforma da OpenAI não é diferente. Além da possibilidade de informações errôneas, é preciso enfatizar que o seu uso não exclui a necessidade de outras ferramentas específicas para o que você deseja. 

Mas lembre-se: utilizar a inteligência artificial para te ajudar nos seus conteúdos, como usar o ChatGPT para criar textos ou trabalhar com marketing digital, não dispensa o uso de ferramentas como SemRush, por exemplo. 

Além disso, é preciso saber que a plataforma não substitui o uso de buscadores tradicionais, como o Google. 

A sua função é apresentar respostas automáticas, construídas através das interações anteriores com outros usuários; ou seja, ainda que apresente similaridades com os buscadores, não é recomendado que se baseie unicamente em suas respostas. 

Também é importante saber que, apesar da linguagem humana e dos resultados espantosos, o ChatGPT não substitui a visão e interpretação humana para as informações oferecidas. 

Em termos de ética e pensamento crítico, a plataforma deixa a desejar e, por isso, é tão importante que a pessoa que cria os conteúdos esteja atenta às falhas nestes sentidos. 

Sobre este assunto, um membro do setor de pesquisas do próprio Google afirmou que, independentemente das ferramentas utilizadas na hora de criar textos, os conteúdos criados por inteligências artificiais serão considerados como criados automaticamente e, por isso, não serão exibidos nos sites da empresa, por serem contra as normas gerais estabelecidas. 

E agora: usar ou não usar o ChatGPT para SEO?

A utilização do ChatGPT para SEO e como ferramenta de marketing digital pode ser muito útil para você e sua empresa, desde que reconhecidas as suas limitações e riscos. 

Quando a inteligência artificial é bem utilizada, poucos são os limites para a criação de textos, listas, insights etc. Mas, para isso, é preciso que a pessoa que a utiliza saiba o que quer e como buscar. 

Para isso, é preciso pensar: “eu quero criar um conteúdo de valor, ou algo que meus concorrentes também podem conseguir através de um chatbot?”. Saber diferenciar suas escolhas é o primeiro passo para definir os rumos do seu conteúdo. 

Usar o ChatGPT para SEO é uma possibilidade da qual você pode extrair excelentes resultados, mas não deve ser a sua única fonte de produção de conteúdo.

Muito pelo contrário! Nesse contexto, contar com profissionais gabaritados e com anos de conhecimento provavelmente é o que fará a diferença para você alcançar as primeiras posições do Google e aumentar suas conversões. 

Para tanto, você pode contar com a equipe da  Papoca! Marque uma conversa com a gente e faça seu negócio decolar! 

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