Você se dedicou a criar um site com informações completas da sua empresa, mas quase ninguém o acessa? O blog corporativo tem conteúdos ricos e úteis, porém não há leitores? Então já passou da hora de entender o que é SEO Copywriting e seus benefícios!
E vamos explicar o porquê: o Google lançou em 2018 uma atualização 100% focada no usuário, chamada de EAT (Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness), que, em português, significa Expertise, Autoridade, Confiabilidade.
Seu maior objetivo é evitar conteúdos duvidosos e de baixa qualidade, que não fornecem informações relevantes e apenas repetem excessivamente as palavras-chaves. Ou seja: o Google quer entregar os melhores resultados para seus usuários.
E, para isso, as marcas também precisam fazer a sua parte! Como? Compartilhando textos que mostrem sua expertise e autoridade no assunto e criem uma relação de confiança com o leitor. Além de fornecer um site com boa experiência do usuário.
Vamos aprender como fazer isso? Leia até o final e confira o que é SEO copywriting, sua importância e como aplicá-lo para melhorar seu ranqueamento de conteúdo.
O que é um texto de SEO?
O texto de SEO (Search Engine Optimization) é um conteúdo produzido com técnicas e estratégias de otimização de páginas para mecanismos de busca, como o Google. Ele serve para atrair visitantes, elevando o tráfego e a taxa de clique do site, o que aumenta sua autoridade no setor de atuação.
Para criar um texto de SEO de qualidade é preciso, por exemplo:
- entender profundamente o negócio, seus objetivos e suas personas;
- montar uma estratégia de SEO;
- selecionar as palavras-chaves adequadas e organizar as informações de força hierárquica no texto;
- usar técnicas de SEO;
- criar meta descriptions atrativas;
- otimizar a URL;
- inserir links internos e externos relevantes.
O que é copywriting?
O copywriting é um tipo de produção de textos voltada para a internet. De modo geral, os conteúdos são persuasivos e fazem parte das estratégias de marketing e vendas para atrair leads e clientes. Esse processo pode ser aplicado em blog, e-mail, site, landing page, anúncios, entre outros formatos.
A ideia é unir a criatividade com informações relevantes e trechos persuasivos que chamem a atenção dos usuários, induzindo-os a realizar determinada ação, como se inscrever em aulas gratuitas, baixar um e-book, pedir orçamento, acessar uma pesquisa etc.
O que é SEO copywriting?
O SEO copywriting, como o nome já indica, combina as estratégias de SEO com as de copywriting. Ou seja, é o processo de produção de conteúdos ricos e persuasivos que utilizam técnicas para otimizar o posicionamento da página nos resultados de pesquisa em mecanismos de buscas.
O resultado são textos interessantes para o público-alvo, bem-escritos e bem-estruturados que podem ser encontrados e reconhecidos de modo mais fácil pelo Google ou outra plataforma, como Bing e Yahoo, ganhando destaque quando o usuário pesquisa a palavra-chave relacionada.
Esse método de produção faz parte das estratégias de atração proporcionadas pelo marketing de conteúdo e o inbound marketing. Em suma, elas focam em oferecer conteúdos de qualidade, estimular o engajamento do visitante e obter dados de cadastro, transformando o usuário em um lead.
O que é um SEO copywriter?
O SEO copywriter é o profissional que utiliza as técnicas de SEO e copywriting para escrever conteúdos adaptados ao universo online. Isto é, seus textos, além de criativos, úteis e atrativos para o público, possuem uma estrutura adequada, bom uso das palavras-chaves e links, aplicação de snippets, CTAs persuasivos etc.
A missão não é fácil: os assuntos devem ser envolventes e ainda mostrarem valor para o público, destacando o que a empresa faz e as soluções oferecidas, com foco em tornar o visitante um futuro cliente.
Qual a importância do SEO copywriting?
A maior importância do SEO copywriting é sua capacidade de tornar o conteúdo mais facilmente encontrado, colocando-o nas primeiras posições da SERP, página de resultados de pesquisas do Google. Em outras palavras, essa estratégia é fundamental para aumentar a competitividade digital e destacar-se para o público-alvo.
Quando as ferramentas de SEO copywriting são bem-aplicadas, a empresa se beneficia com:
- ranqueamento otimizado do conteúdo para as palavras-chaves corretas, facilitando seu destaque nas primeiras posições da SERP;
- aumento da credibilidade da marca, tornando-a autoridade no assunto;
- maior atração de potenciais clientes;
- divulgação da empresa e seus produtos ou serviços;
- maior persuasão, convencendo o leitor a executar uma ação, como download de e-books e infográficos, baixar o aplicativo, realizar uma demonstração gratuita do produto etc;
- redução do custo de aquisição de clientes.
Como aplicar as técnicas de SEO copywriting?
Só os melhores atingem e permanecem no topo! Porém, para chegar lá, é preciso muito estudo, trabalho e monitoramento dos resultados das estratégias de SEO copywriting utilizadas.
E, acredite: existe uma ampla variedade de técnicas que podem ser usadas. Continue a leitura e conheça as principais delas!
- Crie título atrativos
O título é considerado a principal isca de um texto. É por meio dele que o visitante terá ou não vontade de clicar no site e ler o conteúdo. Por isso, é fundamental elaborar títulos que despertem o interesse, usando a palavra-chave principal dentro dele.
Alguns exemplos de títulos são:
- X dicas para vender mais!
- Como comprar criptomoedas? Passo a passo completo
- Como usar um sistema de gestão e reduzir custos operacionais?
- Marketing de conteúdo: guia completo para usá-lo na prática!
- Invista no meta description e meta title
O meta description é o texto que fica logo abaixo do título principal do conteúdo exibido na SERP do Google. Apesar de não influenciar diretamente o ranqueamento, ele resume de forma atrativa o que o leitor encontrará na página, estimulando-o a clicar no site.
Veja um exemplo de como aparece essa descrição da Agência Papoca no Google:
Já o meta title, que é o título do link exibido em azul. O ideal é que ele seja diferente do título usado dentro da página.
Tanto o meta description quanto o meta title devem seguir o limite de caracteres recomendado pelo Google.
- Escreva textos de alta qualidade
Acredite: não basta aplicar as técnicas de SEO copywriting e não oferecer um conteúdo rico, objetivo, relevante e atrativo para o público. São detalhes que podem fazer você ganhar ou não um novo cliente.
- Escolha bem as palavras-chaves
Para encontrar as palavras-chaves relacionadas com conteúdos atrativos, você pode utilizar ferramentas como o Google Adwords e Semrush, que mostram a relevância de cada uma delas, sugerindo outras semelhantes.
Além de escolher a palavra-chave principal e as secundárias, a chave é inseri-las no texto de forma fluida e harmoniosa, respeitando o limite de repetição de cada uma delas.
Isso tudo é para o Google entender que seu texto não é duvidoso e escrito apenas para atrair cliques, sem proporcionar nada de valor para o usuário.
Outro ponto válido para destacar é o uso da chamada Indexação Semântica Latente. Ela permite que o Google identifique termos sinônimos das palavras-chaves aplicadas. Logo, pense em como aumentar suas variações ao longo do conteúdo.
- Melhore a escaneabilidade
A escaneabilidade é vital para qualquer conteúdo online. Ela torna a leitura, a fluidez e a compreensão dos textos mais fáceis, elevando as chances do visitante lê-lo até o final.
Algumas práticas para melhorar a escaneabilidade dos conteúdos são:
- use intertítulos;
- escreva frases mais curtas e parágrafos de até quatro linhas;
- invista em listas com bullet point;
- destaque trechos importantes com uso do negrito (com moderação!).
- Use o CTA
O Call To Action, conhecido pela sigla CTA, ajuda a engajar o leitor. A chamada para ação tem exatamente o objetivo de estimular o visitante a executar alguma tarefa, como baixar e-books, fazer um teste gratuito do produto ou ler outros artigos no blog.
Alguns exemplos de CTAs para inspirar você:
- Baixe o e-book e saiba como atrair mais visitantes para seu site
- Inscreva-se na newsletter e acompanhe todas as tendências do seu setor
- Faça uma demonstração gratuita do nosso sistema e entenda como podemos ajudar a elevar a produtividade da sua equipe.
- Conte com ajuda de profissionais qualificados
Se você não trabalha diretamente com marketing de conteúdo, é possível ter dificuldades em aplicar corretamente as técnicas SEO a fim de criar conteúdos atrativos, que se destaquem em meio a tantas pesquisas no Google.
Porém, não precisa se preocupar e sobrecarregar seus dias com ainda mais demandas. Conte com a ajuda dos coordenadores, analistas e redatores SEO copywriting da Agência Papoca!
Veja o que está incluso nos serviços prestados pela agência:
- auditoria técnica de SEO;
- estudo aprofundado dos concorrentes;
- planejamento e execução de estratégias de SEO;
- produção e otimização de conteúdos;
- otimização de conversão para sites e blogs;
- criação de e-books e infográficos;
- elaboração de landing pages, sites, blogs e e-mails marketing,
Ficou animado em descobrir o que é SEO copywriting e como aumentar suas possibilidades de atração de novos clientes? Conheça o trabalho da Agência Papoca e eleve sua presença digital!