No marketing digital o call to action (CTA) é a cereja do bolo de cada mensagem que uma marca divulga. Esse termo tão famoso nos meios digitais é responsável por ser o elo de interação entre a marca (emissor) e o seu público-alvo (receptor).
Sabe quando baixamos um e-book, assinamos uma newsletter ou compramos um produto na internet? Antes de concluir essas ações, passamos por uma pequena mensagem que ajudou a nos convencer a tomar essa atitude e, por conseguinte, fez a empresa atingir o seu objetivo de marketing.
Neste artigo, vamos te explicar todos os detalhes sobre o tema, desde o seu significado, importância, onde usar e as melhores práticas de aplicá-lo para deixar sua comunicação online muito mais eficiente. Acompanhe abaixo!
O que significa Call to Action?
Call to Action (CTA), também conhecido como chamada para ação, é um recurso usado no marketing digital com o intuito de incentivar os usuários a agirem. O CTA pode ser visto em botões, banners, links ou textos que ressaltam termos no imperativo (“Saiba mais”) ou no infinitivo (“Comprar agora”).
Qual a importância do Call to Action no marketing digital?
No marketing digital esse convite funciona como uma bússola para o público. É preciso dizer o que você quer que as pessoas façam após elas lerem cada mensagem.
Ainda não se convenceu? Então confira alguns motivos que expressam porque o CTA é tão importante:
- orienta o visitante de forma objetiva;
- gera senso de urgência na tomada de decisão;
- melhora a experiência do usuário guiando de forma intuitiva para o próximo passo;
- ajuda a qualificar leads em estratégias de inbound marketing;
- aumenta as conversões em CTA de vendas;
- apresenta outros conteúdos e canais da marca;
- permite medir os resultados para aprimorar as CTA continuamente.
Quais as melhores práticas para criar um bom Call to Action?
Para criar uma chamada eficiente para os conteúdos da sua marca é preciso considerar os recursos da plataforma em que o CTA está e o objetivo do material dentro da estratégia de marketing. Vamos citá-los no próximo tópico sobre exemplos.
Um blog de sucesso pode conquistar o apreço dos usuários que usam a busca orgânica do Google para aprender sobre um assunto ao sugerir em seus artigos outros textos, e-books, newsletter e até avaliação gratuita como CTA.
Dessa forma, o CTA precisa incentivar o receptor da mensagem a se envolver com outros conteúdos e com os produtos da empresa. Veja como fazer isso em 8 passos:
- Crie textos claros e diretos para descrever a ação desejada pela marca e procurada pelo público (Ex.: Onde comprar).
- Faça o destaque visual da chamada usando cores contrastantes, negrito, emoji, palavras em CAIXA ALTA e design atrativo.
- Evidencie o benefício que o usuário obterá ao realizar a ação (Ex.: Assinar com 15% de desconto).
- Use palavras que demonstrem urgência, escassez e relevância em aceitar um convite imperdível, mas que é por tempo limitado (Ex.: Válido até 31.12 – Eu quero).
- Prefira usar verbos no imperativo ou infinitivo, já que eles representam ordem e desejo, respectivamente (Ex.: Fale/falar com um consultor).
- Abuse da criatividade para encantar e surpreender o leitor (Ex.: Faça a magia acontecer).
- Contextualize a chamada para ação com o conteúdo que a antecede (Ex.: Ver mercados próximos). Essa conexão ajuda a concluir o que foi apresentado, encerrando o assunto com um pedido para o usuário.
Link da imagem: pap76-ifood-site-call-to-action.png
- Faça teste A/B (“esse ou aquele?”) para avaliar e otimizar qual opção de frase gera melhores resultados.
Call to Action: exemplos pra usar na sua comunicação
Agora é hora de se inspirar em exemplos de call to action. Por isso, separamos alguns exemplos de termos amplamente usados no mercado e que você pode adaptar ao contexto da sua marca e aos canais.
1. Call to Action para blog
O call to action para blog é o meio mais versátil de explorar esse recurso já que é possível direcionar o leitor para outros artigos, download de materiais gratuitos, formulário de newsletter, rede social e até a compra. As chamadas mais comuns nesse canal são:
- Leia mais (ou hiperlink numa palavra-chave do texto);
- Saiba mais;
- Baixar e-book grátis;
- Inscreva-se em nossa newsletter;
- Compartilhe esse post em suas redes sociais.
2. Call to Action para Redes Sociais
A partir dos botões existentes nas redes sociais é que sua marca deve direcionar o convite para a sua audiência.
O símbolo da mão com o polegar apontado para cima significa “Gostei” no LinkedIn e “Curtir” no Facebook. Em ambos os casos, significa gostar da publicação. Em paralelo, o jeito de dar like no Instagram é representado pelo símbolo de um coração.
Portanto, é possível simplificar as suas chamadas usando frases com as palavras:
- curta;
- compartilhe;
- comente;
- salve;
- mande um direct/inbox.
3. Call to Action para loja virtual
Vender é o objetivo primordial de uma loja virtual (e-commerce), então o CTA está presente em botões, banners e pop up pelo site inteiro. Basicamente as chamadas são compostas de frases como:
- Ver produtos;
- Encontre a loja mais próxima;
- Calcular frete;
- Adicionar ao carrinho;
- Adicionar à sacola;
- Comprar;
- Finalizar compra.
4. CTA para Vídeos
Segue a mesma linha dos botões de engajamento das redes sociais, porém adaptado ao contexto das plataformas de vídeo online:
- Inscreva-se no canal;
- Compartilhe este vídeo;
- Seja membro do canal;
- Deixe seu like;
- Clique no sininho para ser avisado de novos vídeos;
- Comente com [direcionamento contextualizado ao tema do vídeo].
Como visto acima, apresentamos o que significa call to action e exemplos de encerrar uma mensagem de forma criativa, direta e persuasiva com o uso de CTA. Entretanto, defini-la requer conhecimentos de copywriting, comportamento do consumidor, marketing digital e alinhamento desses estudos à estratégia de marketing da empresa.
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Para finalizar este artigo temos um CTA muito importante para você ler.
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