Como criar um blog de sucesso: 10 passos para gerar resultado

como criar um blog de sucesso

Você sabia que 55% dos profissionais de marketing dizem que o blog é sua principal prioridade de inbound? Esse é o número que a Hubspot encontrou em uma de suas pesquisas e que nos leva direto à pergunta: como criar um blog de sucesso

Afinal, se tantos especialistas identificam esse canal como sua prioridade, é importante ficar de olho nele, não é mesmo? 

Mas, qual a finalidade de um blog? 

Existem muitas respostas para essa pergunta, então vamos começar a respondê-la usando outro dado: segundo a mesma pesquisa da Hubspot, as ações de marketing que priorizam o blog tem 13 vezes mais chances de ter um ROI positivo, do que as que não usam a estratégia.

Em outras palavras, ter um blog em seu plano de marketing vai te levar a ampliar o retorno sobre o investimento de sua estratégia.

Provavelmente, essa já seria razão suficiente para entender por que montar um blog profissional é uma necessidade, não é mesmo? Entretanto, existem muitos outros benefícios que explicam o sucesso dessa tática, como:

  • aumento do tráfego do site;
  • melhora nos resultados de SEO, posicionando mais páginas da empresa nas primeiras posições de um resultado de pesquisa; 
  • construção de autoridade e credibilidade;
  • aumento da geração de leads e mais. 

Com tudo isso em mente, é hora de aprender como criar um blog de sucesso e ter acesso a todos esses resultados. 

Como criar um blog de sucesso? 10 ações estratégicas

Quer saber como começar um blog? Então siga essas estratégias.

  1. Entenda para quem é o conteúdo
  2. Defina os temas que serão abordados 
  3. Escolha a plataforma 
  4. Crie um cronograma de postagem
  5. Considere as etapas da jornada de compra 
  6. Escreva conteúdo relevante
  7. Inclua CTAs
  8. Acompanhe indicadores
  9. Instale o plugin Yoast
  10. Atenção ao SEO

Entenda como aplicar uma das dicas de como criar um blog de sucesso, a seguir. 

#1 Entenda para quem é o conteúdo

Se você está se perguntando como começar um blog para a sua empresa, o conteúdo deve ser escrito para o perfil de cliente ideal da marca.  

Logo, é importante levantar informações relevantes, como: 

  • interesses;
  • comportamentos;
  • características variadas, desde idade, localização, nível de experiência com o tipo de solução que você oferece e mais. 

Esses dados vão te ajudar a compreender quais são os conteúdos que essas pessoas identificam como sendo de valor.  

#2 Defina os temas que serão abordados 

Com o perfil de usuários que você quer atrair em mãos, é hora de definir a lista de temas do blog. 

Comece com os assuntos que estão mais relacionados ao produto ou serviço que você oferece e depois amplie a variedade dos temas abordados.

Uma forma de definir cada publicação é usando o Google Keyword Planner ou o SEMRush, ambas ferramentas que mostram o que está sendo pesquisado na internet.

Logo, o uso dessas plataformas contribuirá para que a sua produção de conteúdo responda às dúvidas que elas possuem. Esse tipo de tática amplia o engajamento dos usuários com seu canal. 

Além, é claro, de contribuir com a atração de tráfego orgânico, vindo de canais de busca, como o Google. 

Leia também: Como ranquear no Google? Estratégias para otimizar o SEO 

#3 Escolha a plataforma 

A dica é criar um blog profissional atrelado ao site da empresa. Verifique se a plataforma que você usa hoje oferece essa possibilidade.

Caso não, o WordPress é uma ótima opção para montar um blog que atenda a requisitos essenciais como velocidade de carregamento e segurança.

#4 Crie um cronograma de postagem

Manter uma periodicidade de publicação é imprescindível para bons resultados de SEO

Outra sugestão é criar um calendário de postagens contribui para a organização do trabalho.

Como dissemos acima, uma boa tática para saber o que escrever é usar ferramentas que mostram o comportamento de pesquisa do cliente em potencial.

Nesse cenário, vale a pena destacar, mais uma vez, o Google Keyword Planner e o SEMRush. 

#5 Considere as etapas da jornada de compra 

A jornada de compra é uma representação do caminho que um consumidor percorre desde o momento em que identifica uma necessidade até a efetivação da compra de um produto ou serviço.

Ao longo das etapas, as dúvidas, problemas e desejos dos clientes variam e, consequentemente, você precisa diversificar o tipo de conteúdo que oferece. 

Logo, para criar um blog de sucesso, é primordial entender quais são as etapas pelas quais os compradores da sua empresa passam e quais as demandas, dúvidas e desejos eles têm em cada estágio.

Em seguida, produza conteúdo relevante que auxilie os consumidores e os mantenha avançando pelas etapas do funil de vendas até a conversão. 

#6 Escreva conteúdo relevante

Evite conteúdos que sejam altamente comerciais. O foco do inbound marketing, sobre o qual estamos falando aqui, é realizar a criação de conteúdo com informações relevantes e de valor. 

Elas devem auxiliar as pessoas a solucionarem seus problemas ou compreenderem qual caminho tomar para alcançar o melhor resultado. 

Nesse sentido, torne o seu texto ainda mais robusto e completo com:

  • dados;
  • pesquisas;
  • estatísticas;
  • entrevistas;
  • vídeos;
  • imagens;
  • infográficos.

#7 Inclua CTAs

O CTA (call to action) ou chamada para ação, é um trecho do material que incentiva os leitores a realizarem uma ação específica após a leitura.

Ele possibilita direcionar o visitante para o próximo passo desejado pela empresa, como:

  • se inscrever em uma newsletter;
  • baixar um e-book;
  • fazer uma compra;
  • entrar em contato;
  • acessar outro artigo.

Esse tipo de chamada ajuda a reter o usuário e mantém ele mais próximo. 

Ao mesmo tempo, contribui para alcançar outros objetivos de marketing, como a geração de leads e a venda.

#8 Acompanhe as métricas

Uma das vantagens de aprender como criar um blog de sucesso é ter acesso, em tempo real, a dados e métricas que mostram os resultados de suas ações.

Ferramentas como o Google Analytics te ajudam a compreender:

  • quantas pessoas chegaram até suas páginas;
  • qual foi a origem desses visitantes;
  • quais conteúdos são mais acessados e por aí vai. 

Esse conjunto de dados contribui para entender o perfil de cliente que chega até a sua empresa e o que ele busca. 

Logo, é possível montar um blog que atenda essas demandas e contribua para a eficiência do funil de vendas da marca.

#9 Instale o plugin Yoast

Ao começar um blog, instale o plugin Yoast SEO. Ele oferece diversos benefícios e vantagens para otimizar o site e melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google. 

Entre os recursos oferecidos estão, por exemplo:

  • análise de legibilidade, fornecendo sugestões para tornar o texto mais claro e fácil de ler;
  • configuração de meta títulos e meta descrições, permitindo criar snippets mais atrativos;
  • geração automática de sitemap XML, facilitando a indexação do conteúdo pelos mecanismos de busca, e mais.

#10 Atenção ao SEO

Ao longo deste artigo, já falamos algumas vezes do SEO e agora vale a pena reforçar a sua importância. 

Afinal, criar um blog de sucesso significa desenvolver um canal capaz de atrair visitantes de maneira orgânica para o site da empresa. 

Essa também é a função do SEO. Logo, a produção de conteúdo para blog faz parte desse trabalho. 

Entretanto, outros aspectos também precisam ser observados ao começar um blog e eles se separam em SEO técnico e SEO on-page

SEO Técnico

Como o próprio nome diz, o SEO técnico refere-se às práticas e otimizações técnicas realizadas no site, com o intuito de torná-lo mais amigável para os mecanismos de busca, incluindo:

  • velocidade do site;
  • desenvolvimento de URLs amigáveis;
  • criação e envio de sitemaps XML;
  • programação de um site responsivo.

SEO On-page

O SEO on-page refere-se ao conjunto de otimizações realizadas nas páginas do site para melhorar sua classificação nos mecanismos de busca e a experiência do usuário, o que inclui: 

  • uso de palavras-chave relevantes nos títulos, subtítulos, conteúdo e meta descrições;
  • definição de títulos e meta descrições
  • conteúdo de qualidade:
  • periodicidade;
  • estrutura do conteúdo;
  • legibilidade.
  • imagens otimizadas;
  • linkagem interna.

Quando você aprende como criar um blog de sucesso seguindo essas dicas, as suas chances de ocupar as melhores posições de resultados do Google aumentam exponencialmente. 

Aprender como criar um blog post e desenvolver o seu site para receber uma estrutura de conteúdo como essa, é um bom primeiro passo para ampliar o tráfego orgânico e estabelecer um relacionamento com esses visitantes. 

Contudo, como você deve imaginar, a concorrência pelas primeiras posições dos resultados de busca é ampla e o sucesso depende de:

  • uma boa estratégia;
  • conteúdo otimizado;
  • práticas para dentro e para fora do blog. 

Nesse sentido, a última dica de como criar um blog de sucesso é contar com profissionais qualificados em SEO. 

Eles conseguem analisar o mercado e a concorrência, otimizar suas páginas, encontrar as melhores palavras-chave para atrair clientes qualificados para o seu canal de comunicação. 

Aqui na Agência Papoca, nossos especialistas estão prontos para te ajudar a criar um blog de sucesso e ocupar as melhores posições no Google. Focamos em SEO e Inbound Marketing para garantir seu crescimento escalável e contínuo. Acesse nosso site e conheça nossos consultores e nossas soluções.

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