O Inbound Marketing, técnica utilizada para atrair clientes de forma mais fluida que o marketing tradicional, visa atrair, converter, encantar e fidelizar clientes. Para que essa estratégia seja aplicada, é essencial captar leads, contatos do público-alvo que podem se tornar futuros compradores.
De acordo com o relatório The State of Marketing, do Hubspot, um dos cinco maiores desafios dos profissionais de marketing é a geração de leads. Ao lado dele, estão: encontrar ideias para a produção de conteúdo, conquistar o engajamento do público, aumentar o tráfego do site e atingir a clientela certa.
Com essas informações, é possível notar que a grande dificuldade dos profissionais é se comunicar com a pessoa ideal para determinado serviço ou produto.
Essa é a sua também? Então, você chegou ao artigo certo! Continue a leitura para entender mais sobre o tema e descobrir como captar leads e potencializar sua carteira de clientes, continue a leitura!
O que são leads?
Leads são pessoas ou organizações que, ao demonstrarem interesse em determinado serviço ou produto, fornecem dados para uma empresa.
Sabe quando você está na internet e se depara com um anúncio do tipo “Webinar on-line e gratuito”? Provavelmente, logo após este anúncio, surge um campo para preenchimento de dados, como nome completo, e-mail, telefone… É assim que uma empresa capta um lead: fornecendo um conteúdo de valor em troca de dados de potenciais clientes.
Funil de vendas (Imagem: IANDREAS — RGB STOCK)
A partir da captação de leads, muitas instituições começam a jornada do cliente dentro de um funil de vendas. Continue a leitura para entender mais sobre este processo.
Geração de leads: da atração à captura
Para trabalhar o marketing de um negócio, é necessário seguir dois passos: chamar a atenção do público e captar as informações dele.
No primeiro momento, o cliente deve ver algum valor no conteúdo para dedicar seu tempo a saber mais sobre. É comum que empresas forneçam “amostras gratuitas” do que oferecem para que o indivíduo veja uma vantagem em depositar sua atenção e seus dados em uma plataforma.
Já, no segundo, ele já está convencido de que quer sua recompensa gratuita e entende que, para isso, deve responder a um registro para acessá-la. Nesse ponto, o foco de atenção deve ser a forma de pedir esses dados, para que passe confiança e praticidade a quem está acessando.
Para consolidar a tomada de decisão do lead, o call to action (CTA) é essencial. Continue a leitura e entenda mais sobre esse recurso.
Call to action para captação de leads
Call to action, mais conhecido como CTA, é, literalmente, uma “chamada para ação”. Em geral, ele é formado por uma pequena frase com uma ordem que incentiva o leitor a tomar uma atitude.
Alguns exemplos comuns são:
- Compre agora
- Inscreva-se aqui
- Conheça nosso trabalho
- Garanta a sua vaga
- Baixe o ebook gratuitamente
Um bom call to action funciona como a cereja do bolo de todo o processo de conversão na captação de leads. Por isso, deve ser claro, conciso, objetivo e destacado na ferramenta escolhida para colher possíveis clientes.
Ferramentas para captar leads
Existem diversas formas diferentes de conseguir contatos para futuras vendas. Apesar de variadas, todas têm um ponto em comum: oferecer uma vantagem ao cliente em troca de suas informações.
Conteúdo de valor
Webinars, ebooks, workshops, relatórios de pesquisas… essas são algumas das formas mais famosas de captar um lead. Os chamados “conteúdos de valor” são materiais ricos em informação, de alta utilidade e com qualidade elevada. Além disso, costumam ser originais e atualizados, sendo uma fonte considerável de conhecimento a quem tiver acesso.
Geralmente, são promovidos por landing pages para captar leads, páginas de web focadas em conversão, que, de forma simples, direta e intuitiva, têm o intuito de fazer o cliente tomar uma decisão. Altamente estratégicas e persuasivas, são ótimas para a divulgação de materiais ricos.
Formulários de inscrição
Seja para se inscrever em um evento ou para receber novidades em primeira mão, o bom e velho formulário é um grande aliado na geração de leads.
Essa estratégia pode ser aplicada por meio de plataformas simples, como o Google Forms, ou até mesmo por mecanismos um pouco mais robustos como o Typeform. Independentemente do meio, a recompensa deve estar clara.
Ou seja, no CTA, tem que aparecer o que a pessoa receberá ao dar seus dados, por exemplo, “Assine e receba uma newsletter semanal exclusiva” ou “Preencha para acessar um cupom de desconto especial”. Afinal, em um formulário é mais difícil trazer o impacto visual de uma landing page, por exemplo.
Descontos e condições especiais
Quem nunca recebeu — e aproveitou — um cupom especial de primeira compra em um site? Essa é uma das diversas maneiras de conquistar a atenção de um indivíduo para o seu negócio.
É comum que, para conseguir um determinado desconto, você deva preencher um campo simples de nome e e-mail. De maneira supersimples e rápida, a organização passa a ter o contato de alguém que se interessa pelo produto. E, além disso, o presenteia com uma bonificação por ter se cadastrado.
Eventos
Congressos, seminários e palestras costumam custar caro . No entanto, esses eventos vêm conquistado um grande público de maneira on-line e gratuita. É comum que grandes empresas promovam encontros virtuais com referências do mercado e peçam apenas algumas informações em troca do “passe livre” para assistir à cerimônia.
No entanto, não são apenas os grandes eventos que recebem atenção. Sua empresa pode promover um bate papo entre especialistas, uma palestra sobre seu campo de atuação ou ainda uma série de aulas virtuais e ter uma grande base de interessados cadastrados.
Como captar leads de forma orgânica?
Para captar leads sem gastar nada, você deve fornecer um conteúdo de qualidade, criar uma página de captação prática e mostrar-se confiável a seu potencial cliente
O material deve ser completo, atualizado, pensado nas dores do cliente e bem apresentado. A ideia principal é fornecer um produto de valor para conquistar a atenção e a confiança das pessoas que o acessarem. Algumas possibilidades interessantes são:
- relatórios de pesquisas;
- webinars;
- cursos;
- ebooks;
- newsletters.
Além disso, deve ser acompanhado por um bom trabalho de SEO, focando na otimização da página. Também é importante ter um olhar apurado para a UX, para garantir uma experiência fluida e ágil do usuário.
Assim, fica mais fácil conquistar uma base sólida de clientes sem precisar investir neste processo.
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