Na hora de criar conteúdos para o seu blog, é normal ter dúvidas sobre os temas a serem abordados ou as tendências mais recentes do seu nicho. Por isso, neste artigo, você terá um panorama completo sobre como usar o Google Trends para descobrir os termos mais populares buscados pelo seu público-alvo.
Essa prática, além de refinar o seu conteúdo, também pode te ajudar a descobrir novos assuntos de interesse dos seus clientes e sair na frente da concorrência.
O que é Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta inovadora que tem a capacidade de te indicar os termos mais populares relacionados ao seu nicho ou às palavras-chave que você utiliza para a criação dos seus conteúdos. Ou seja, o recurso te oferece uma visualização muito clara sobre o que o seu cliente busca, quais as palavras escolhidas para a pesquisa e o que ele espera receber de você.
Além de indicar os termos, a ferramenta apresenta gráficos bem segmentados por localização, idioma, horários de pico das buscas, assuntos relacionados e até uma comparação direta entre termos diferentes.
Isto, na prática, significa que você, criador de conteúdo, tem em suas mãos informações valiosíssimas para te ajudar a elaborar textos e materiais mais assertivos à sua audiência. Mas, para isso, é preciso que você aprenda sobre Google Trends e como ele pode te ajudar.
Como usar o Google Trends?
Na hora de elaborar conteúdos para a internet, é preciso ter em mente alguns pontos específicos. Os principais deles são conhecer o público-alvo e suas tendências de consumo na internet.
Isto significa que, antes de começar a redigir os seus materiais, você deverá ter um planejamento de conteúdo sólido.
Neste aspecto, a ferramenta pode oferecer insights muito úteis na hora de elencar as tendências de busca e os termos mais utilizados pela sua audiência. Porém, para isto, é necessário saber como usar o Google Trends de maneira correta para, assim, extrair dele tudo o que você precisa.
Dentre as inúmeras utilidades da ferramenta para te ajudar na criação de conteúdo, neste artigo falaremos, também, sobre como usar o Google Trends para SEO e tornar o seu conteúdo cada vez melhor para o público-alvo do seu negócio.
Como fazer pesquisas no Google Trends?
Pesquisar tendências no Google Trends é muito simples: uma vez no site da plataforma, basta digitar o que busca no campo de pesquisa, definir os parâmetros da sua busca, as comparações e, em seguida, colocar em prática sua estratégia com os resultados obtidos.
Contudo, como qualquer outra ferramenta, o Google Trends precisa ser utilizado da maneira correta para apresentar resultados significativos. Desta forma, quanto mais você souber sobre a ferramenta e suas possibilidades, mais poderá extrair dela.
Para te ajudar a dominar a ferramenta, veja, abaixo, um breve passo a passo de como fazer suas pesquisas no Google Trends.
O primeiro passo é acessar o site da plataforma.
Na página inicial, logo após realizar o login com seu e-mail, você já vê uma barra de pesquisa com sugestões de temas em alta em vários países nas últimas 24 horas. Mais abaixo, você poderá acessar notícias que justifiquem os termos em alta, alguns conteúdos criados a partir do Google Trends e novidades da plataforma.
No rodapé da página, você também encontra tutoriais e um campo para se inscrever na newsletter da plataforma, com atualizações diárias diretamente no seu e-mail.
De volta ao topo da página: para exemplificar o uso da ferramenta, usaremos o termo “SEO” como objeto de pesquisa. Para isso, basta digitar a palavra-chave no campo de busca e clicar em “Explorar”.
A próxima página já exibirá os resultados com base na palavra escolhida.
Neste primeiro bloco, é apresentada a palavra pesquisada, um campo para criar comparações de resultados entre ela e outros termos e, abaixo, menus para segmentar sua pesquisa conforme a sua necessidade. Dentre as opções, temos:
- Segmentação geográfica: escolha entre exibir os resultados apenas no Brasil, em escala mundial ou em países específicos;
- Segmentação temporal: escolha o período, a partir de 2004, para apresentar os resultados do seu termo de pesquisa;
- Categorias: refine sua pesquisa por meio de categorias que façam sentido para o seu nicho;
- Tipo de pesquisa: escolha entre pesquisar suas palavras-chave na web, no Youtube, Google Shopping, Google Imagens ou notícias.
No segundo bloco, você encontra um gráfico horizontal com as informações de período que você definiu no passo anterior; na vertical, existe a informação numérica de buscas pelo termo utilizado na sua pesquisa.
A seguir, você encontra a segmentação geográfica da sua pesquisa. Neste bloco, você pode direcionar seus resultados com o filtro de “Sub-região” ou “Cidade”, a depender do objetivo da sua estratégia.
Por fim, você encontra duas listas com termos de assuntos relacionados às suas palavras-chave. A partir dessas palavras, você pode se aprofundar na sua pesquisa e refinar seus conteúdos.
Como usar o Google Trends para SEO?
Agora que você já tem uma ideia de como usar o Google Trends de maneira correta, vamos falar um pouco sobre como a ferramenta pode te ajudar a trabalhar o SEO dos seus conteúdos.
Quando falamos em otimizar os textos para buscadores on-line, sempre recomendamos ferramentas como o Semrush, por exemplo, para definir as palavras-chave específicas para o seu nicho. Contudo, saber os termos pesquisados pela sua audiência é apenas um passo na jornada por conteúdos que convertam.
É importante saber que o Google Trends ajuda em SEO antes de considerá-lo como seu aliado na criação dos conteúdos. Neste sentido, podemos destacar:
- A funcionalidade de comparação entre termos pode te dar uma boa ideia de qual palavra-chave utilizar para gerar mais impacto no seu público-alvo. Utilizando os termos “carro”, “veículo” e “automóvel” como exemplos, podemos ver claramente a relevância de cada um deles para definir qual utilizar para a criação de conteúdo.
- No detalhamento geográfico, você pode refinar os seus resultados por cada termo conforme a região de interesse. Assim, você pode direcionar a sua comunicação de acordo com o que sua audiência busca.
- Com os quadros de “pesquisas relacionadas”, você poderá expandir os temas abordados pelo seu nicho, levando em consideração as principais buscas do seu público-alvo dentro do período estipulado na sua pesquisa.
Google Trends: use, mas não abuse!
Uma vez que você aprenda como o Google Trends ajuda em SEO, a qualidade dos seus conteúdos ficará cada vez mais elevada e, consequentemente, seu público passará a te ver como uma figura confiável e segura para a realização de negócios.
Porém, veja: saber o que é Google Trends e como utilizá-lo não é garantia de sucesso para o seu conteúdo. É preciso levar em consideração a relevância daquilo que você cria para oferecer o melhor que a sua audiência busca.
Saber como usar o Google Trends para SEO pode ser uma excelente tática, mas mesmo as informações completas da ferramenta não poderão te auxiliar se você não tiver decidido com antecedência os rumos que seu blog terá.
Também é importante frisar que o Google Trends, assim como outras ferramentas que indicamos na Papoca, é apenas uma ferramenta. Portanto, não substitui as pesquisas de mercado necessárias para a criação dos seus materiais.
O SEO é indispensável para turbinar qualquer conteúdo e deixá-lo de lado pode resultar em materiais sem acesso e, consequentemente, sem conversões e sem lucro para a sua empresa.
Não corra o risco de ser esquecido pelo seu público. Na Papoca, você encontra profissionais especializados em SEO para te ajudar a sair na frente da concorrência e criar uma identidade marcante e única para a sua audiência.
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