Quer dar um passo adiante na sua estratégia digital e explorar o potencial da internet para gerar negócios? Então, a próxima tática que você precisa conhecer é a geração de leads qualificados.
Existem aproximadamente 4,9 bilhões de usuários de internet no mundo, de acordo com o Statista, mas o objetivo não é atrair todos, e sim alcançar aqueles realmente interessados nos seus produtos ou serviços.
Os leads qualificados são potenciais clientes que têm o perfil desejado pela empresa, interesse e possibilidade financeira para adquirir uma oferta.
Entrar em contato com esse tipo de prospecto é essencial para aumentar as conversões, pois conforme o lead avança pelo funil de vendas, os conteúdos se ajustam para ajudá-lo na decisão de compra.
Continue no artigo e entenda o que são, como investir na geração de leads qualificados e as boas práticas de captação.
Boa leitura!
O que são leads qualificados?
Os leads qualificados são clientes em potencial captados por meio das estratégias de marketing digital e avaliados pela equipe de vendas com base em critérios comerciais. Eles se encaixam no perfil de consumidor ideal e demonstram intenção de compra.
A geração e qualificação adequada de leads são essenciais para manter um pipeline de vendas saudável. Assim, a jornada até o fechamento ocorre de forma organizada, com monitoramento do progresso das ações e do tempo necessário para concluir a venda.
A inclusão de um lead no banco de dados depende de informações fornecidas voluntariamente por meio de conteúdos ricos, como e-books. Em troca do material, o usuário disponibiliza informações pessoais e autoriza o recebimento de novas mensagens.
Os contatos adquiridos por meio da compra de bases de dados, por exemplo, não são classificados como leads qualificados. Afinal, a empresa conta apenas os dados, sem qualquer indício de interesse genuíno na solução.
Dessa forma, os leads qualificados ajudam a equipe de vendas a direcionar a abordagem comercial com base na probabilidade de fechamento e no valor de cada negócio.
Assim, o time foca a nutrição dos melhores clientes em potencial e evita o desperdício de oportunidades.
Como gerar leads qualificados?
A geração de leads qualificados colabora para o fechamento de mais negócios em menos tempo, o que influencia diretamente o cumprimento das metas de venda. Mas como atrair esse tipo de contato? Confira o passo a passo!
1. Conheça a persona da empresa
A geração de leads qualificados não funciona sem um entendimento completo da persona do cliente. Ou seja, sem a definição do perfil de consumidor que a empresa deseja alcançar com as estratégias de marketing.
A partir das características pessoais e demográficas estabelecidas, a equipe de vendas pode incluir ou destacar um prospecto no banco de dados.
2. Ofereça conteúdos ricos
Como atrair as personas certas para a empresa? No ambiente digital, a disseminação de conteúdos tem mais alcance, certo?
O time de marketing pode produzir materiais atrativos, como e-books, webinars, entrevistas com especialistas, cursos, quizzes e até consultorias gratuitas para captar pessoas interessadas.
Entretanto, tenha cautela ao solicitar dados. No primeiro contato, peça apenas o nome e o e-mail. Se necessário, adicione mais um campo para informações complementares.
3. Use técnicas de SEO e anúncios para gerar tráfego
A combinação entre SEO e anúncios pagos é uma estratégia eficiente para atrair contatos qualificados.
As técnicas de SEO aumentam as chances de os clientes encontrarem seu site e conteúdos por meio da busca orgânica, e os direcionam para páginas com chamadas de conversão ou landing pages.
Já os anúncios pagos otimizados em redes sociais ou mecanismos de busca possibilitam que as ofertas cheguem diretamente ao público-alvo, o que aumenta as taxas de conversão.
4. Trabalhe com agências de geração de leads qualificados
Executar uma estratégia de geração de leads qualificados pode ser mais eficiente com o apoio de uma agência especializada no serviço.
A contratação de profissionais experientes orienta as estratégias e os investimentos, o que garante que os esforços alcancem o perfil de cliente ideal.
Dessa forma, a equipe de marketing desenvolve conteúdos relevantes, enquanto o time de vendas recebe leads com maior potencial de conversão.
5. Crie um fluxo de nutrição de leads
Atrair contatos é apenas o primeiro passo para a geração de leads qualificados. Segundo a HubSpot, 47% dos compradores acessam de três a cinco conteúdos de uma empresa antes de interagir com um representante de vendas.
Portanto, elabore um fluxo de nutrição e planeje conteúdos que esclareçam o problema, apresentem as soluções disponíveis e reforcem os diferenciais da sua marca.
Dessa maneira, os leads qualificados podem considerar a sua solução, testar o produto e, por fim, concluir a compra.
Boas práticas de geração de leads qualificados
Para potencializar sua estratégia de geração de leads qualificados, siga práticas como:
- crie ofertas irresistíveis: pesquise os critérios mais relevantes para os clientes na hora de contratar um serviço ou produto e desenvolva propostas exclusivas;
- use pop-ups para captar leads: utilize designs objetivos, com ofertas atrativas e poucos campos para preenchimento. Assim, o cliente decide rapidamente se aceita ou não a oferta;
- explore diferentes CTAs nos conteúdos: o call to action (chamada para ação) é essencial para orientar o próximo passo do cliente. Exemplos: “Baixe agora”, “Experimente já”, “Faça o teste grátis” e “Fale com um especialista”.
Leia também: Como captar leads? Aprenda a conquistar potenciais clientes!
Compra de leads qualificados é vantajoso?
A definição de lead qualificado deixa evidente que um contato captado por estratégias de marketing tem maior potencial de se tornar cliente, pois já se encaixa no perfil ideal da empresa.
Uma estratégia de geração estruturada garante prospectos confiáveis, analisados pela equipe de vendas.
Por outro lado, a compra de leads qualificados não oferece o mesmo grau de precisão, pois as empresas que intermedeiam a aquisição fornecem somente uma base de dados com um perfil aproximado do desejado.
Outro ponto importante é que esses contatos não conhecem sua empresa nem entendem como seus dados foram obtidos, o que torna a abordagem invasiva e reduz o interesse.
Aposte na captação de leads com quem entende do assunto
Quer alcançar sucesso na geração de leads qualificados? Comece com o estudo da sua persona, planeje a criação de conteúdos otimizados para SEO e desenvolva um fluxo de nutrição com CTAs atrativos.
Assim, você aumenta as chances das pessoas certas encontrarem seus conteúdos online!
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