O que é Google Tag Manager? Passo a passo para instalação, uso e otimização

o que é google tag manager

Você já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que é Google Tag Manager e como usar essa ferramenta? Então, este artigo é para você. 

Nele, vamos te explicar como funciona o gerenciador de tags do Google, para facilitar e melhorar a sua estratégia de marketing digital. 

Continue a leitura para aprender como instalar, configurar, usar e otimizar o Google Tag Manager no seu site.

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Vamos te mostrar também quais as tags mais procuradas e como instalar o Google Analytics na ferramenta.

Depois de ler este artigo, você vai entender o que é Google Tag Manager e aproveitar os benefícios desta ferramenta incrível para o seu negócio.

Vamos nessa?!

O que é Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google para instalar e gerenciar e tags no seu site de forma simples e rápida. 

Você deve estar se perguntando o que são tags, certo? Tags são pequenos trechos de código que são inseridos no código-fonte do seu site para coletar dados, rastrear eventos, integrar ferramentas e realizar outras funções importantes. 

Por exemplo, para usar o Google Analytics no seu site, você precisa instalar uma tag do Google Analytics no código-fonte do seu site. O mesmo vale para outras ferramentas como o Google Ads, o Facebook Pixel, o Hotjar etc.

A questão é que instalar e atualizar essas tags de forma manual não é tão simples, além de ser comum que aconteçam erros. Outro ponto é que se você não tiver conhecimento técnico ou mesmo o acesso ao código-fonte do seu site, você vai precisar de um desenvolvedor para fazer isso por você. 

É por isso que saber o que é Google Tag Manager é tão importante. Com ele, você pode gerenciar todas as suas tags em um só lugar, sem precisar mexer no código-fonte do seu site. 

Com essa ferramenta, você consegue adicionar, editar, ativar ou desativar as suas tags com alguns cliques. Também é possível testar as suas tags antes de publicar, para ter certeza de que elas funcionem corretamente. 

E o melhor de tudo: você pode fazer tudo isso por conta própria, sem depender de ninguém.

O vídeo abaixo pode te ajudar a entender melhor a diferença entre o Google Tag Manager e o Google Analytics:

Para que serve o Google Tag Manager?

Saber o que é Google Tag Manager serve para facilitar e melhorar a sua estratégia de marketing digital, pois te ajuda a:

  • coletar  dados sobre seus visitantes, como páginas visitadas, tempo de permanência, cliques, entre outros
  • integrar ferramentas de análise, como o Google Analytics, no seu site
  • fazer testes A/B para melhorar a performance do seu site
  • criar  regras para disparar as suas tags em situações específicas
  • aumentar a velocidade de carregamento do seu site
  • organize as suas tags em um lugar só

Como instalar o Google Tag Manager?

Para instalar o Google Tag Manager, você precisa seguir os passos a seguir:

  1. Crie uma conta no Google Tag Manager (você pode usar a sua conta Google para isso).
  2. Crie um contêiner para o seu site. O contêiner é o local onde você vai guardar e gerenciar as suas tags. É possível criar um contêiner para cada domínio.
  3. Copie o código do contêiner criado. Você vai precisar inserir esse código no código-fonte do seu site.
  4. Cole o código do contêiner logo após a tag <head> em todas as páginas do seu site. Se você usa um CMS como WordPress ou Shopify, você pode usar plugins ou extensões para facilitar esse processo.
  5. Cole outro trecho de código logo após a tag <body> em todas as páginas do seu site. Esse código é opcional, mas é recomendado para garantir que as suas tags funcionem corretamente.
  6. Prontinho! Esses são os passos para instalar o Google Tag Manager no seu site.

Conceitos básicos do Google Tag Manager

Para entender a fundo o que é Google Tag Manager e como usá-lo, você precisa compreender alguns conceitos básicos:

1. Tags

As tags são os códigos que você precisa inserir no seu site. Você pode escolher entre tags pré-definidas pelo Google Tag Manager, como o Google Analytics, o Google Ads, o Facebook Pixel etc.

Outra possibilidade é criar tags personalizadas, usando HTML, JavaScript ou CSS.

2. Gatilhos

Os gatilhos são as condições que determinam quando as suas tags devem ser ativadas. 

Você pode escolher entre gatilhos pré-definidos pelo Google Tag Manager, como visualizações de página, clique em elemento, envio de formulário etc., 

Outra possibilidade ainda é criar gatilhos personalizados, usando variáveis e operadores lógicos.

3. Variáveis

Já as variáveis são os valores que você pode usar para definir os seus gatilhos ou as suas tags. 

Nesse sentido, existem duas possibilidades: as variáveis pré-definidas pelo Google Tag Manager, como URL, título da página, texto do elemento etc., ou ainda criar variáveis personalizadas, usando JavaScript ou cookies.

4. Versões

As versões são os conjuntos de alterações que você faz nas suas tags, gatilhos e variáveis. 

É possível salvar, testar e publicar as suas versões, para garantir que as tags funcionem da forma certa.

Quais as tags mais procuradas? 

As tags mais procuradas no Google Tag Manager são:

  • Google Analytics: permite que você colete e analise dados sobre o comportamento dos seus visitantes no seu site. 
  • Google Ads Conversion Tracking: rastreia as conversões que acontecem no seu site após um clique em um anúncio do Google Ads. 
  • Facebook Pixel: a tag que rastreia as ações dos seus visitantes no seu site após verem ou clicarem em um anúncio do Facebook. 
  • Google Optimize: permite que você realize testes A/B e multivariados no seu site, para comparar diferentes versões de uma página ou elemento e ver qual tem o melhor desempenho. 
  • Hotjar Tracking Code: com ela, é possível visualizar o comportamento dos seus visitantes no seu site através de mapas de calor, gravações de sessão, formulários e pesquisas. 

Leia o nosso artigo Como posicionar melhor o site no Google? Aprenda o passo a passo! para aprimorar a sua estratégia de marketing digital.

Como instalar o Google Analytics no Google Tag Manager? 

Para usar o Google Analytics no seu site, você precisa instalar uma tag do Google Analytics no código-fonte do seu site. Mas como fazer isso de forma simples e rápida?

A resposta é usar o Google Tag Manager. Com ele, você pode instalar a tag do Google Analytics em poucos passos, sem precisar mexer no código-fonte do seu site.

Veja como fazer isso:

  1. Crie uma conta no Google Tag Manager e siga as instruções para adicionar o código do contêiner do Google Tag Manager no seu site.
  2. Crie uma conta no Google Analytics e obtenha o ID de acompanhamento do Google Analytics (um código que começa com UA-).
  3. No painel do Google Tag Manager, clique em Tags e depois em Nova.
  4. Dê um nome para a sua tag, como “Google Analytics – Universal Analytics”.
  5. Em Tipo de tag, escolha Google Analytics: Universal Analytics.
  6. Em Configuração da tag, insira o ID de acompanhamento do Google Analytics no campo ID de acompanhamento.
  7. Em Mais configurações, você pode personalizar outras opções da sua tag, como campos personalizados, dimensões personalizadas, métricas personalizadas etc.
  8. Em Acionar, escolha quando a sua tag será ativada. Você pode escolher Todas as páginas para ativar a tag em todas as páginas do seu site ou criar gatilhos específicos para páginas ou eventos específicos.
  9. Clique em Salvar para salvar a sua tag.
  10. Clique em Enviar para publicar as suas alterações.

Como usar o Google Tag Manager?

Os passos básicos para usar o Google Tag Manager são:

1. Escolha ou crie a tag que você quer inserir no seu site. Você pode fazer isso clicando em Nova tag no painel Tags do Google Tag Manager.

2. Escolha ou crie o gatilho que vai ativar a sua tag. Você pode fazer isso clicando em Escolher um gatilho na seção Acionamento da sua tag.

3. Salve a sua tag e o seu gatilho. Você pode dar um nome para eles para facilitar a identificação.

4. Teste a sua tag e o seu gatilho usando o modo de visualização do Google Tag Manager. Esse modo permite que você veja quais tags estão sendo ativadas em seu site em tempo real, sem alterar a experiência do usuário.

5. Publique a sua tag e o seu gatilho clicando em Enviar no canto superior direito do Google Tag Manager. Isso vai criar uma nova versão com as suas alterações e aplicá-las em seu site.

Prontinho! Para verificar se a sua tag está funcionando corretamente, você pode usar a extensão do Google Tag Assistant no seu navegador ou acessar o painel do Google Analytics e ver se os dados estão sendo coletados.

Desmistifique o Google Tag Manager com a Agência Papoca

Agora que você sabe o que é Google Tag Manager e como aproveitar ao máximo essa ferramenta, está pronto para otimizar sua estratégia. Com a ajuda da Agência Papoca, você vai simplificar o gerenciamento e aprimorar o desempenho do seu site.

Nossos especialistas estão à disposição para te orientar em cada etapa. Não importa qual a sua necessidade; o Google Tag Manager e a Agência Papoca estão aqui para simplificar o seu caminho para o sucesso digital.

Fale conosco e comece a aproveitar os benefícios dessa ferramenta para levar o marketing digital da sua empresa a novos patamares. Vamos juntos desvendar o potencial do Google Tag Manager.

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