Promover propagandas e conseguir cliques exige atenção aos detalhes e recursos disponíveis. Afinal, são milhares de resultados para dividir o olhar do público com o seu. O snippet estruturado é uma das ferramentas que ajudam seu anúncio a ser mais atraente entre os usuários.
Todos querem saber como aparecer no Google e se destacar em um mar de resultados. Para obter sucesso no mecanismo de busca, é necessário estudar técnicas de SEO e entender as diferentes formas de atuação em tráfego pago e orgânico.
Segundo o Statista, a receita do Google Ads já ultrapassa os 305 bilhões de dólares. A ferramenta de pesquisa é responsável por 84% do tráfego global de busca. Estar no Google é o primeiro passo para ser visto pelo público, por esse motivo, dominar as técnicas de anúncios é essencial.
Continue a leitura para entender o que é snippet estruturado, como fazer e exemplos.
O que é snippet estruturado?
Snippet estruturado é uma extensão do Google Ads, que permite a adição de informações a seu anúncio. Quanto mais informações seu cliente tiver, maior a chance de ele adquirir seu produto ou serviço!
Por este motivo, recorrer ao recurso do snippet estruturado é uma ótima estratégia para atrair mais acessos e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Provavelmente, você já ouviu a palavra “snippet” em outros contextos como “rich snippet” e “featured snippet”. Para que não haja dúvidas, confira a diferença entre esses termos a seguir.
Snippets são destaques nos resultados de pesquisa do Google. As palavras que acompanham esta são especificações de como esse destaque foi dado.
Os rich snippets são uma seção nos resultados de busca do Google, localizada na posição zero, que mostra uma breve descrição do que o usuário vai encontrar em determinado site. Ela pode se apresentar por meio de imagens, resumos, avaliações, quadros.
Já os featured snippets são recursos textuais do rich snippet, são trechos curtos, objetivos e ricos em conteúdo que fornecem uma resposta rápida ao usuário.
Diferente deles, os snippets estruturados, como dito anteriormente, são alterações no anúncio no Google Ads. Elas fornecem aos mecanismos de busca informações mais detalhadas sobre o conteúdo anunciado, como avaliações de produtos, preços, horários de funcionamento, categorias.
Como fazer snippets estruturados?
Para fazer um snippet estruturado, siga estas etapas:
- Faça login na sua conta do Google Ads;
- Clique em “Campanha”, depois em “Todas as campanhas” e selecione a campanha em que deseja adicionar o snippet estruturado;
- Clique em “Anúncios e extensões” e depois em “Extensões”;
- Clique no botão “+” (Adicionar) e selecione “Extensão de snippet estruturado”;
- Configure o idioma, o cabeçalho, os valores e os detalhes do snippet estruturado;
- Depois de inserir todos os detalhes, clique em “Salvar”.
No momento de definir o cabeçalho, valores e detalhes do snippet, tenha atenção em escolher estrategicamente o que deseja destacar. Para que a extensão seja aprovada no anúncio, o cabeçalho e os valores devem ser coerentes. Já os outros campos de preenchimento são mais livres, podendo adicionar informações como valores e avaliações.
Enquanto o cabeçalho é a categoria mais geral em que o produto se encaixa, os valores são “subcategorias” que se encaixam dentro da escolhida. O próprio Google Ads fornece uma lista de cabeçalhos possíveis, eles são:
- Comodidades
- Marcas
- Cursos
- Cursos de graduação
- Destinos
- Hotéis em destaque
- Cobertura do seguro
- Modelos
- Bairros
- Serviços
- Programas
- Estilos
- Tipos
Agora que já sabe como fazer um snippet estruturado, entenda mais sobre a prática desse recurso. Confira os exemplos a seguir.
Exemplos de Snippets Estruturados
Antes de ver exemplos de snippets estruturados no ar, é importante analisar como deve ser um bom preenchimento na hora de programar seu anúncio no Google Ads.
Uma empresa de roupas esportivas decide fazer o anúncio de sua nova coleção e, para isso, utiliza o recurso de snippet estruturado. Como cabeçalhos, o profissional responsável escolhe “Estilos” e “Marcas”. Para “Estilos”, os valores escolhidos são: “fitness”, “esportivo”, “beach tennis”. Já para “Marcas”: “Nike”, “Adidas”, “Vestem”. Veja o esquema abaixo:
Cabeçalho 1: Estilos
Valor 1: Fitness
Valor 2: Esportivo
Valor 3: Beach Tennis
Cabeçalho 2: Marcas
Valor 1: Nike
Valor 2: Adidas
Valor 3: Vestem
Perceba que, dessa forma, os itens se “conversam” e agregam valor ao anúncio.
Agora, veja alguns snippets estruturados que estão no ar e como eles foram construídos.
Recomendando uma loja de eletrônicos, note que os recursos de snippet estruturados desse anúncio foram vários. A nota de avaliação dos clientes, a porcentagem de pedidos concluídos com sucesso e as categorias bem destacadas com cabeçalhos e valores fornecem muito mais informação do que apenas o título e o subtítulo da propaganda.
Já nesse anúncio de aulas de piano particular, os detalhes destacados foram: avaliação dos alunos e faixa de preço do produto. Não foram utilizados cabeçalhos nem valores.
Por fim, nos anúncios de lojas de informática acima, a escolha dos profissionais do mesmo ramo foi diferente em cada caso. Enquanto a Digistore destacou produtos mais específicos como valores, a Submarino destacou os cabeçalhos de categorias mais gerais.
Por meio dos exemplos, é possível notar que os snippets estruturados são amplamente customizáveis. O que importa é utilizar a extensão com estratégia para alcançar os resultados desejados.
Como ficar por dentro de recursos como o snippet estruturado?
Manter-se atualizado é muito importante para entregar os melhores resultados. Segundo a Forrester, até 2025, o investimento em marketing digital vai crescer cerca de 30%, um aumento de US$ 4,7 trilhões.
Acompanhar esse crescimento não é fácil. Estudar, ler, ser criativo e curioso são formas de se destacar nesse mercado de constante evolução. Contar com uma consultoria especializada em marketing digital também pode impulsionar o seu negócio!
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