Na atualidade, uma empresa de SEO é peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é por meio dela que seu conteúdo pode aparecer nas primeiras posições do Google sem pagar nada por isso.
De acordo com uma pesquisa da BrightEdge, a maior parte das experiências on-line começa com um motor de busca, o que leva 90% das organizações a dizerem que estão priorizando o SEO em 2023.
Porém, o que uma agência de SEO pode fazer pelo seu negócio? Basicamente, ela trabalha para garantir que o seu empreendimento seja facilmente encontrado por potenciais clientes.
Como? Otimizando seu site com palavras-chave relevantes, melhorando a sua estrutura para torná-lo mais amigável para os motores de busca, construindo links de qualidade, entre outras estratégias.
Dessa forma, contratar uma empresa de SEO pode ser o diferencial para se destacar em um mercado cada vez mais digital e competitivo. Quer saber mais? Então vem com a gente neste artigo
Primeiramente, o que é SEO? Exemplos
SEO (Search Engine Optimization), em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se da prática de aprimoramento da qualidade do conteúdo e da quantidade de tráfego gerado em um site a partir do aumento de visibilidade nos motores de busca.
Por exemplo, se você administra uma loja de bicicletas, as técnicas de SEO podem incluir a identificação de palavras-chave relevantes, como “bicicleta de montanha” ou “melhores bicicletas de estrada”, e seu uso estratégico nos diferentes formatos de conteúdo produzidos.
A otimização também pode envolver a estruturação do conteúdo com foco na indexação. Ou seja, o Google analisa e entende que a temática abordada é relevante para quem tem interesse no seu produto.
Considerando o mesmo exemplo, para a loja de bicicletas, isso significa ter páginas dedicadas para cada tipo de equipamento, cada uma otimizada para palavras-chave específicas.
Outras práticas comuns incluem a construção de links para aumentar a autoridade do site e melhorar a experiência do usuário, reduzindo as taxas de rejeição e incentivando os visitantes a passarem mais tempo nele.
Onde aplicar o SEO? 5 possibilidades
O SEO pode e deve ser aplicado em várias partes do seu negócio online para maximizar sua visibilidade e atrair tráfego orgânico. Alguns exemplos são o site, o seu conteúdo, o SEO Off-Page, o local da sua empresa no Google Meu Negócio e a otimização para dispositivos móveis.
1- Site
O SEO técnico se concentra em melhorar a estrutura e a codificação do seu site para que ele seja mais facilmente indexado e rastreado pelos motores de busca. Essa estratégia engloba a otimização de tags de título, as meta descrições, as URLs e o uso de sitemap.
Para contextualizar, o sitemap é uma lista estruturada de todas as páginas de um website, que ajuda os motores de busca, como o Google, a entenderem a organização do site e a rastrear seu conteúdo com mais eficiência. Ele pode ser um arquivo XML ou uma página HTML, e facilita a indexação correta do site pelos motores de busca, melhorando o SEO.
2- Conteúdo
Por sua vez, o SEO de conteúdo envolve a criação de materiais valiosos e relevantes, que respondam às perguntas dos usuários e incluam as palavras-chave corretas. O processo pode abranger artigos otimizados para blogs, páginas de produtos, FAQ, entre outros.
3- SEO Off-Page
Este tipo de SEO abarca ações que acontecem fora do seu próprio site e que podem influenciar a sua classificação. Alguns exemplos são a construção de links de outros sites para o seu, o engajamento nas redes sociais e a gestão da reputação on-line.
4- SEO local
Para empresas com presença física ou que atendem a uma área geográfica específica, o SEO local é fundamental. E o que é isso? O SEO local nada mais é que a otimização do seu perfil no Google Meu Negócio e a inclusão de informações locais relevantes no seu site.
5- SEO móvel
Com 92 milhões de brasileiros acessando a web a partir de dispositivos móveis, conforme aponta a pesquisa TIC Domicílios 2022, o SEO móvel tornou-se crucial.
É por meio dele que o seu site será responsivo, ou seja, se ajustará automaticamente para ser exibido corretamente em todos os tipos de dispositivos, carregando rapidamente em conexões móveis.
E o que é uma empresa de SEO?
Uma empresa de SEO é uma organização especializada em ajudar outras companhias a melhorarem sua visibilidade on-line. Para isso, usa estratégias e técnicas de otimização de conteúdos para que seus clientes apareçam nas primeiras posições dos resultados de motores de busca como o Google.
Vale destacar que essas agências empregam uma série de estratégias, incluindo pesquisa de palavras-chave, otimização de conteúdo, construção de links e SEO técnico para garantir que sua empresa seja facilmente encontrada por potenciais clientes.
Os profissionais que atuam em uma agência de marketing digital especializada em SEO entendem os algoritmos complexos que os motores de busca usam para classificar os sites. A partir daí, usam esse conhecimento para melhorar o seu posicionamento no ranking.
Segundo a pesquisa do BrightEdge destacada no início deste artigo, 53% de todo o tráfego de sites vem de pesquisa orgânica, o que ressalta a importância do trabalho de uma empresa de SEO.
Essa visibilidade ampliada nos motores de busca resulta em mais tráfego para o seu negócio, o que, por sua vez, pode levar a um aumento nas vendas, na captação de leads e na conscientização da marca.
Por que uma agência de SEO pode fazer a diferença no seu negócio?
Como você viu até aqui, uma agência de SEO pode fazer uma grande diferença para o seu negócio, na medida em que:
- a empresa ganha destaque no Google;
- sua marca se fortalece;
- você passa a ter um melhor retorno sobre o seu investimento.
Faz a sua empresa ganhar destaque na primeira página do Google
Como muitos sabem, o Google é o motor de busca mais popular do mundo. Por isso, aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa tem um impacto significativo na visibilidade da sua empresa.
Uma agência de SEO tem a experiência e o conhecimento necessários para otimizar seu site e conteúdo para que apareçam com mais probabilidade nas pesquisas do Google.
O resultado? Você vai aumentar drasticamente o tráfego para o seu negócio e, consequentemente, as oportunidades de conversão e de vendas serão muito maiores.
Contribui para o fortalecimento da sua marca
É importante ter em mente que o SEO não se trata apenas de trazer mais tráfego para o seu site. Ele também ajuda a construir a autoridade e a confiança da marca.
Quando o seu negócio aparece regularmente nos resultados de pesquisa, os clientes em potencial começam a reconhecê-lo.
E se o seu conteúdo for relevante e útil, você começa a se estabelecer como uma autoridade na sua área. É essa a ajuda que você tem ao contratar uma empresa de SEO.
Melhora o retorno sobre o seu investimento
Ao contrário de algumas formas de publicidade paga, a otimização para os mecanismos de busca oferece um retorno sobre o investimento que continua crescendo com o tempo.
Quanto mais você investe, melhor será a classificação do seu site, o que resulta em mais tráfego e, finalmente, em mais vendas.
Nesse sentido, uma empresa de SEO ajuda a maximizar esse retorno, ajustando constantemente suas estratégias e táticas para obter os melhores resultados possíveis.
E aí, se convenceu? Se você quer se tornar uma autoridade e ocupar as primeiras posições do Google, nós temos um convite: visite o site da Papoca e descubra como podemos te ajudar a ter a notoriedade digital que você procura!