Você com certeza quer que as páginas do seu site ou blog apareçam nas primeiras posições do Google, não é mesmo? Mas será que você está utilizando todas as técnicas possíveis para obter esse resultado?
Se você ainda não sabe o que são links dofollow, não se preocupe: vamos te ajudar a entender melhor esse comando e como utilizá-lo para auxiliar os mecanismos de busca nos ranqueamentos das suas páginas.
Boa leitura!
O que são links dofollow?
Já demos um spoiler na introdução, mas vale a pena reforçar: os links dofollow são um atributo adicionado aos hiperlinks que tem uma tag de maior autoridade em relação a outras páginas do seu blog, sinalizando quais são as mais importantes do seu domínio.
É possível colocar links internos como dofollow, porém também é interessante que os externos que levem para o seu site tenham esse atributo (e você também deve colocar em links externos de outras páginas da web).
Porém, é preciso ter cuidado: nada de colocar todos os seus hiperlinks como dofollow, pois isso pode ser mal visto pelos sistemas de busca, diminuindo consideravelmente a sua classificação.
A nossa dica é focar em adicionar esse atributo em links os quais são genuinamente relevantes e confiáveis, como hiperlinks externos para fontes confiáveis ou de marcas que sejam parceiras do seu site.
Para que serve o link dofollow?
Além de entender o que eles são, também é interessante compreender para que servem os links dofollow e como eles podem afetar positivamente a sua página na web. Veja a seguir algumas das ações causadas por essa atribuição:
Transmite credibilidade
Um dos principais benefícios de ter links dofollow para as suas páginas é o aumento na autoridade do seu domínio. Essa é uma maneira do site em que o seu link está mostrar para o Google que a sua página na web é confiável.
Melhora a sua classificação nos mecanismos de busca
Como consequência, os sites mais confiáveis são beneficiados com uma melhora significativa nos resultados de pesquisa, sendo destacados para os usuários que fizerem pesquisas utilizando as suas palavras-chave.
Aumenta o tráfego
Com o maior destaque nos sistemas de busca, mais pessoas encontrarão a sua página na web, aumentando o seu tráfego orgânico e fazendo com que ele tenha um destaque ainda maior. Além disso, o número de conversões também aumenta, já que mais pessoas interessadas no seu conteúdo conhecerão a sua marca e acessarão o seu site.
Como saber se um link é dofollow?
Você pode descobrir se um link é dofollow ao conferir o código-fonte da página, ao analisar a fonte de referência da URL ou utilizar extensões de navegador que destaquem o atributo. Saiba como fazer cada uma dessas ações a seguir:
Verifique o código-fonte da página
Uma das maneiras mais fáceis de identificar se um link é dofollow é verificar o seu código-fonte. Para isso, clique na página com o botão direito e procure por “Exibir código-fonte” ou “Inspecionar”.
Procure pelo seu link dentro do código-fonte da página e verifique se há a tag <a href=”URL” rel=”dofollow”>. Caso você encontre uma tag “rel” ou “nofollow”, significa que o link é nofollow (falaremos sobre ele ao longo do texto).
Utilize extensões do navegador
Existem algumas extensões de navegador que podem sinalizar automaticamente se um link conta com o atributo dofollow.
Um deles é o “Nofollow”, que marca em vermelho os hiperlinks com o atributo nofollow. Ou seja, caso o seu link não fique com esse destaque, significa que ele é dofollow.
Verifique a fonte de referência
Também é possível verificar a fonte de referência para identificar links dofollow. Para fazer isso, clique com o botão direito no link que você quer analisar e clique em “Copiar endereço do link”.
Cole o endereço em um editor de texto e verifique se ele aparece como uma URL completa. Caso ela seja precedida por “rel=nofollow”, significa que este também é um link nofollow.
Qual a diferença entre links dofollow e links nofollow?
A principal diferença entre os atributos dofollow e nofollow está na sua atuação. Enquanto o dofollow sinaliza que aquele conteúdo é relevante, o nofollow faz o contrário: avisa ao mecanismo de busca que aquele link não tem autoridade.
Os links nofollow podem ser reconhecidos pela tag rel=”nofollow”. Dessa maneira, o Google entende que aquele link não passa credibilidade e, por isso, não alcançará altas posições.
A seguinte dúvida pode surgir: “mas quando é recomendado utilizar o “nofollow”?
É interessante utilizar o atributo nofollow sempre que você não quiser que certas páginas tenham atributo de autoridade, como hiperlinks de anúncios patrocinados, comentários de blog ou links que sejam de fontes não confiáveis.
Se você quiser saber mais sobre o que são os links nofollow e como eles podem afetar o SEO do seu site, confira o vídeo abaixo (ative as legendas):
Quais as vantagens de ter seu link publicado em outras páginas da web?
Apesar da possibilidade de colocar o atributo dofollow em links internos, o mais recomendado é que os externos que levem para as suas páginas tenham esse atributo.
Veja a seguir alguns benefícios de ter links externos em sua estratégia de link building que levem para o seu domínio em outros sites:
Cria uma rede de conexões
Ao investir em uma estratégia de backlinks, cria-se uma conexão entre os visitantes do site parceiro com a sua marca. Esses usuários, ao clicarem no link, serão redirecionados para o seu site, com grandes chances de se tornarem futuros seguidores ou clientes.
Estabelece parcerias com outros sites
Além disso, a troca de links externos ajuda a estabelecer parceria com outros sites e empresas, o que pode gerar oportunidades de colaboração e promoção mútua entre as marcas.
Expande o seu público-alvo
Ser mencionado em outras páginas na web por meio de hiperlinks externos faz com que o novo público tenha acesso ao seu conteúdo e a sua marca. Esses usuários podem se interessar pelas suas publicações e até mesmo pelos produtos e serviços que você oferece.
Assim, entendendo o que são links dofollow, para que eles servem e quais os benefícios em trabalhar esse atributo em sua estratégia de link building, você verá um aumento significativo da sua credibilidade on-line, ganhando cada vez mais visitantes e clientes.
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