A busca por informações sobre empresas começa, na maioria das vezes, em uma página de resultados do Google. Nesse cenário, investir em SEO para sites institucionais é essencial para aparecer entre as primeiras posições e não depender apenas de indicações e anúncios pagos.
Com uma abordagem estruturada, o site do negócio se transforma em um canal de atração, aquisição e relacionamento com os clientes. Essa também é uma forma de se destacar da concorrência e melhorar os resultados.
Para entender como colocar essa estratégia em prática, veja como aplicar o SEO no site da sua empresa!
O que é SEO e por que é importante?
SEO ou Otimização para Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas que visam a melhorar a posição de um site nos mecanismos de busca, como Google ou Bing. O objetivo é fazer com que as páginas sejam mais facilmente encontradas pelo público que busca termos relacionados ao setor ou à marca.
No contexto de páginas de empresa, o SEO envolve a adaptação e otimização das páginas para consolidar a presença digital e gerar destaque em relação à concorrência.
Com a estratégia adequada, deseja-se que, ao pesquisar o nome de uma empresa ou um de seus serviços, o site do negócio apareça entre os primeiros resultados. A página também deve ter informações organizadas e acessíveis para que a visibilidade se transforme em credibilidade e performance.
Qual a importância do SEO para sites corporativos?
O SEO para sites institucionais envolve mais que ajustes técnicos. Essa é uma estratégia relevante para a empresa se posicionar no ambiente digital, responsável por grande parte das escolhas.
Uma pesquisa da PwC revelou que 79% dos brasileiros pesquisam online antes de tomar a decisão de compra. Logo, estar online e visível é cada vez mais importante para os negócios gerarem mais oportunidades.
Além desse ponto, continue a leitura e veja por que o SEO para páginas de empresa é tão relevante!
Visibilidade ampliada
Um dos principais motivos para investir na otimização de sites institucionais é o destaque nos mecanismos de busca que a empresa passa a ter. Se as pessoas pesquisarem por produtos ou serviços ou mesmo pelo nome da marca, encontrará o site logo nas primeiras posições.
Pense no caso de uma clínica de estética que investe em SEO para o site institucional. Quando alguém pesquisar “clínica estética em [nome da cidade]”, a página da empresa poderá estar em evidência e atrair mais visitantes.
Atração de tráfego qualificado
Quando é o site institucional que recebe visitantes de buscas orgânicas, é comum que o perfil desse público seja mais qualificado e relevante. Muitas vezes, são pessoas que já demonstraram interesse nos serviços ou produtos oferecidos, mesmo que ainda não conheçam a marca.
Um escritório de arquitetura, por exemplo, pode atrair clientes que buscam por “projetos residenciais modernos” se estiver bem posicionado nos mecanismos de busca. Logo, é uma forma de atrair acessos com mais chances de conversão.
Construção de autoridade e credibilidade
Aparecer entre os primeiros resultados na página de resultados pode ajudar a transmitir uma sensação de autoridade, o que contribui para gerar confiança. Essa também é uma forma de aumentar o reconhecimento de marca.
No geral, estar em evidência com uma página otimizada, com informações completas e que atendem ao interesse de quem busca, se torna um elemento de credibilidade para a marca.
Como implementar SEO para sites institucionais?
Implementar o SEO para sites corporativos requer planejamento e um processo bem definido, já que cada etapa contribui para a página alcançar resultados melhores. Assim, é preciso ter visão estratégica desde a escolha das palavras-chave até o acompanhamento dos resultados.
A seguir, confira um passo a passo completo para implementar o SEO para páginas de empresa!
1. Pesquise e selecione as palavras-chave
O primeiro passo consiste em identificar os termos que o público-alvo costuma pesquisar. Vale a pena utilizar ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush ou Ubersuggest para identificar os termos que equilibram volume de busca e baixa concorrência.
Para um site institucional, é interessante mesclar termos amplos (ou palavras-chave de cauda curta) com termos específicos (as palavras-chave de cauda longa).
Uma empresa que oferece serviços de consultoria pode selecionar como termo amplo “consultoria empresarial” e, como termo específico, “consultoria empresarial para pequenos negócios em Curitiba”. Dessa forma, é possível alcançar tanto quem procura informações gerais quanto quem busca soluções direcionadas.
2. Produza conteúdo de qualidade
O conteúdo relevante funciona como um ímã de visitantes nos mecanismos de busca. Logo, o SEO para sites institucionais requer que cada página apresente informações claras, completas e atualizadas sobre os diferenciais e produtos ou serviços da empresa.
Também é possível pensar na produção de conteúdo educacional e útil para o público. Mais que apenas falar da marca, essa é uma oportunidade de tirar dúvidas, oferecer dicas e gerar mais autoridade no nicho de atuação. Nesse caso, a alternativa é agregar um blog ao site para favorecer o ranqueamento corporativo.
3. Cuide da otimização on-page
Outro pilar do SEO envolve as otimizações on-page, que são ajustes técnicos e estruturais no próprio site. Entre as práticas mais importantes estão pontos como:
- utilizar os títulos (H1, H2, H3) corretamente para criar uma hierarquia de informações;
- criar descrições de página atraentes;
- usar URLs amigáveis, com endereços mais simples e estratégicos;
- incluir links para outras páginas do próprio site para aumentar o tempo de navegação;
- utilizar imagens com textos alternativos para facilitar o ranqueamento.
Ainda, é preciso garantir que o layout seja responsivo, ou seja, que funcione bem em diversos dispositivos. O site também deve carregar rapidamente e ter navegação intuitiva para oferecer uma boa experiência ao usuário.
4. Invista na otimização off-page
Já a otimização off-page inclui as ações externas que fortalecem a autoridade do site institucional. Um dos principais recursos é a conquista de backlinks, que são os links de outros sites que apontam para a página da empresa e ajudam a aumentar a relevância do endereço digital.
Entre as possibilidades para obter links estão firmar parcerias com portais do setor, participar em eventos do setor e produzir conteúdos para blogs parceiros, por exemplo.
Essa estratégia é importante porque quando o endereço (ou domínio do site) tem números elevados de relevância e autoridade, a tendência é obter um ranqueamento melhor nas buscas.
5. Monitore e analise os resultados
Após implementar as estratégias de SEO, é fundamental acompanhar os resultados. Para tanto, você pode usar ferramentas como Google Analytics e Google Search Controle, que permitem rastrear o volume de visitantes, as páginas com mais visitas e o comportamento geral do público.
Com a ajuda de dados relevantes, é possível identificar o que funciona e o que precisa de ajustes. Assim, fica mais fácil acompanhar mudanças de mercado e manter a relevância e competitividade.
Quais dicas adotar no SEO para páginas de empresas e sites corporativos?
Além das dicas anteriores, há outras práticas que você pode adotar para a otimização de empresas com foco em ranqueamento corporativo. Entre as principais estratégias, estão:
- atualize as informações institucionais com frequência, como endereço, telefone e horário de funcionamento;
- crie páginas exclusivas para cada produto ou serviço, o que faz com que cada seção do site tenha relevância própria e tenha mais chances de aparecer em buscas segmentadas;
- invista em depoimentos e cases de sucesso para servir de prova social e favorecer o ranqueamento;
- utilize dados estruturados, como Schema Markup, para facilitar a leitura do site pelos robôs de indexação dos mecanismos de busca;
- integre o site institucional aos perfis em redes sociais e plataformas de avaliação para ampliar o alcance da marca.
Conforme você aprendeu, o SEO para sites institucionais é um caminho para conquistar visibilidade, gerar oportunidades qualificadas e fortalecer a presença digital da marca. Em vez de ser só um cartão de visitas, o endereço se torna uma ferramenta relevante de negócios.
Para facilitar o caminho rumo à otimização, vale contar com quem entende do assunto. A Agência Papoca compreende as necessidades das empresas que buscam relevância online e traz soluções personalizadas para cada segmento.
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