Você sabe o que significa SEO parasita? Parece um nome bem esquisito, mas trata-se de uma técnica para usar a autoridade de sites de outras empresas para promover seu próprio conteúdo. Ou seja, “parasitar” outro link com o objetivo de melhorar a posição nos resultados das buscas do Google.
Essa técnica ainda gera muitas dúvidas. Entre as mais comuns está a diferença entre SEO parasita e black hat. E é possível que você esteja se questionando: mas o SEO parasita funciona? Como posso implementar para o meu site?
Nos próximos parágrafos, vamos responder essas e outras perguntas. Vamos lá?
O que é SEO parasite?
O SEO parasite é uma estratégia de otimização off-page em que uma marca publica seus conteúdos em sites de terceiros com alta autoridade na web. A técnica surgiu no exterior e vem ganhando força no mercado brasileiro.
O Google avalia a relevância de um site com base em vários critérios, como a força do domínio, medida pela quantidade de links recebidos de outros sites.
O SEO parasita, então, é quando uma empresa opta por “pegar carona” na relevância de outra página, que já é muito reconhecida pela audiência.
Essa estratégia pode incluir a criação de guest posts em blogs relevantes, publicações em fóruns de alta autoridade ou inserção de conteúdos patrocinados e backlinks em sites populares.
Assim, a marca aproveita o tráfego de plataformas consolidadas para atrair visitantes qualificados para o seu próprio site.
Qual é a diferença entre SEO parasita e Black Hat?
Se você já entendeu o que é SEO parasite, pode ter dúvida sobre qual é a diferença entre essa técnica e a prática conhecida como Black Hat. Mas, calma! Vamos explicar.
Embora ambas lancem mão de táticas alternativas para ganhar mais destaque nos resultados das buscas do Google, o SEO parasite não é considerado antiético nem viola as diretrizes dos mecanismos de busca.
O Black Hat reúne práticas que violam as regras do Google, como a criação de conteúdo duplicado. Por isso, não vale a pena adotar esse tipo de estratégia. A punição pode comprometer o site no longo prazo, reduzir a relevância, derrubar o tráfego e dificultar a recuperação.
Já no SEO parasita, embora o site aproveite a relevância de outros domínios, a estratégia não quebra as regras, especialmente quando o conteúdo publicado é relevante e os links são conquistados de forma natural.
Agora que você já entendeu qual é a diferença entre SEO parasita e Black Hat, fica mais fácil avaliar quando adotar cada estratégia — ou quando evitar. Se o SEO parasita parece fazer sentido para o seu negócio, é hora de entender como aplicá-lo na prática.
Como implementar o SEO parasita?
Se você avalia que a otimização off-page de seu site deve contemplar SEO parasite, mas não sabe como começar, este tópico vai te ajudar.
Veja abaixo um passo a passo de como implementar o SEO parasita na prática.
- Encontre sites de alta relevância: procure por páginas que tenham conexão com o seu nicho. Avaliar sites que já foram usados por concorrentes é uma boa pedida, bem como pesquisar blogs e fóruns. Plataformas como Ahrefs e Semrush podem ser boas aliadas nessa hora.
- Invista na produção de um conteúdo relevante: lembre-se de que, quanto melhor e mais interessante for seu conteúdo, maior a chance de atrair links naturalmente.
- Faça boas parcerias: aumente seu alcance por meio dos chamados guest posts ou estabeleça contatos com influenciadores da sua área para gerar bons backlinks.
- Acompanhe as métricas e ajuste quando preciso: toda estratégia exige análise de resultados. Monitore o desempenho do SEO parasita e avalie se a prática realmente melhora o ranqueamento e o tráfego orgânico do seu site.
Leia também: Guia definitivo do SEO off-page: o que é e como fazer!
SEO parasita funciona para todos? Como saber se devo aplicar?
O SEO reúne diversas técnicas e boas práticas. O SEO parasita oferece uma alternativa para acelerar resultados, mas nem sempre se encaixa nas necessidades de cada empresa, e nem toda organização deve adotar essa estratégia.
A indicação de SEO parasita depende do tipo de negócio e dos objetivos da empresa. Pode ser uma iniciativa interessante para agregar resultados para startups, pequenas empresas e criadores de conteúdo que dão os primeiros passos no universo digital.
Por outro lado, negócios consolidados, que já contam com uma audiência fiel e tráfego orgânico consistente, podem se beneficiar mais de outras estratégias. A mais comum é investir em métodos tradicionais de SEO e marketing de conteúdo.
Para determinar se este caminho é válido para o seu planejamento, é interessante contar com o apoio de uma empresa de SEO. Ter um especialista vai te ajudar a definir o que faz sentido ou não para os resultados que você visa atingir.
SEO parasita: dica final!
Lembre-se: o SEO parasita representa uma estratégia mais arriscada e, em alguns casos, gera resultados insustentáveis no longo prazo.
Construir autoridade sólida e orgânica, criar conteúdo no próprio site e investir na otimização desse material formam a base de uma estratégia de SEO bem-sucedida.
Por isso, vamos recapitular os pilares do SEO, que são:
- SEO on-page;
- SEO off-page;
- Experiência do usuário.
Cada pilar reúne boas práticas que ajudam a empresa a conquistar um melhor ranqueamento nas páginas de pesquisa. Algumas delas são: obtenção de backlinks, melhorias no design do site, aprimoramento da formatação dos textos, escaneabilidade e atenção à performance e velocidade da página.
E você, já conhecia o que é SEO parasite? Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre o tema. Afinal, acompanhar as tendências de SEO é essencial para conquistar as primeiras posições no Google.
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