Guia completo para otimização de site e dominância no Google

Otimização de site

Você sabia que, conforme a pesquisa SEO Trends, 55,8% das empresas brasileiras investiram na otimização de site por meio de técnicas de SEO em suas páginas em 2020

Com esse dado fica clara a importância de apostar nessa estratégia, não é verdade? Afinal, você quer que seu negócio seja encontrado, não é mesmo? 

Não sabe nem por onde começar? Não tem problema! Isso porque, neste post, você entenderá melhor o que é a otimização de site SEO, qual a sua importância e como dar os primeiros passos para deixar o seu blog ou site mais conhecido virtualmente.
Boa leitura!

O que é otimização de site SEO?

Antes de explicarmos como deixar o seu site nas primeiras posições do Google, é importante que você entenda o que é otimização de site SEO (Search Engine Optimization). 

SEO é um conjunto de estratégias e práticas que melhoram o desempenho do site para o usuário e, ao mesmo tempo, indexam melhor suas páginas nos mecanismos de busca, consequentemente aumentando a sua visibilidade.

Aqui vai um dado interessante sobre como o SEO pode trazer visibilidade para o seu negócio: de acordo com uma pesquisa feita pela ROI Evolution, 32% dos usuários afirmam que conheceram novas marcas e produtos por meio dos mecanismos de busca.

Os tipos de SEO

Existem dois principais tipos de SEO que podem (e devem) ser trabalhados em seu site: o SEO On-page e o SEO off-page. Veja a seguir um pouco mais sobre cada um deles:

  • SEO On-page: são técnicas aplicadas diretamente no seu site para que elas sejam indexadas corretamente nos mecanismos de busca e tenham sua visibilidade aumentada. A criação de conteúdo de qualidade é um tipo de estratégia SEO on-page.
  • SEO Off-page: já o SEO off-page são estratégias focadas em ambientes fora do seu site, mas que trazem benefício para o mesmo. Fazer com que outros domínios tenham links direcionando para o seu site é uma ótima forma de trabalhar o SEO off-page das suas páginas.

Quer saber mais sobre o que é SEO? Confira neste vídeo um pouco mais sobre o assunto (e não esqueça de ativar a legenda!)

Qual a importância da otimização de site?

Mas afinal, para que serve a otimização de site? Bom, ela permite que o seu domínio  seja encontrado mais facilmente pelos usuários nos mecanismos de busca. Confira a seguir outros benefícios dessa prática:

Benefícios da otimização de site

Investir em SEO oferece uma série de vantagens para a sua empresa, tanto em  longo prazo quanto em curto prazo: 

Ganho de visibilidade para o site

Um dos principais benefícios é o ganho de visibilidade para o seu site. Ele poderá ser encontrado mais facilmente por usuários que pesquisarem diretamente pela sua empresa ou por palavras e termos que tenham ligação com a sua área de atuação.

Aumentar a visibilidade das suas páginas on-line pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, como aumentar o tráfego para o seu site, aumentar a credibilidade da sua marca, alcançar mais facilmente o seu público-alvo, gerar mais vendas, entre outras vantagens.

Aumento no tráfego orgânico

Com mais pessoas encontrando o seu site on-line, o número de usuários acessando as suas páginas também aumentará, o que é ótimo para o ganho de autoridade da sua marca na internet, além do possível crescimento do seu número de clientes.

Melhora na experiência do usuário

Algumas técnicas de SEO visam melhorar a experiência dos usuários dentro do seu site, para que eles possam navegar pelas suas páginas por mais tempo, além de terem uma visão mais positiva da sua marca.

Crescimento da autoridade e credibilidade da marca

A otimização de site fará com seu domínio aparente ser mais profissional, tenha conteúdo de qualidade e receba feedbacks positivos por parte dos usuários. Tudo isso faz com que o público confie na sua empresa e a veja como uma autoridade em seu campo de atuação.

Você tem um e-commerce? Então vale a pena conferir este outro post em nosso blog no qual explicamos a sua importância para este tipo de negócio

Como otimizar meu site para o Google?

Para otimizar seu site para o Google, é importante que você siga 4 etapas principais: encontrar as palavras-chave ideais para o seu negócio, criar conteúdo de qualidade, fazer otimizações on-page e investir nas construções de links.

Veja a seguir como ter sucesso em cada uma dessas etapas:

Encontre as suas palavras-chave

O primeiro passo é definir quais serão as palavras-chave que serão trabalhadas em sua estratégia de SEO. Elas devem se relacionar com a área de atuação da sua empresa e serem termos buscados pelo seu público-alvo.

Por exemplo: se a sua empresa for uma borracharia na cidade de Curitiba, palavras-chave como “borracheiro em Curitiba”, “pneus em Curitiba” ou “borracharia com atendimento 24 horas” podem ser boas opções.

Crie conteúdo de qualidade

Muitas pessoas acessam os mecanismos de busca visando solucionar alguma dúvida, e é neste momento que a sua empresa deve aparecer para salvar o dia por meio da criação de conteúdos que respondam os principais questionamentos do seu público relacionados ao trabalho que você exerce.

Vamos retomar ao exemplo da borracharia: provavelmente, pessoas que podem utilizar esse serviço farão buscas no Google como:

  • “Como escolher o pneu ideal para o meu carro”
  • “Como prolongar a vida útil do pneu”
  • “Qual a diferença entre pneus novos e pneus usados”

Assim, é importante que o seu site tenha blogposts que respondam essas e outras possíveis dúvidas do seu público, além de serem otimizados para os mecanismos de busca por meio de títulos atraentes, inserção de palavras-chave, entre outras técnicas de SEO.

Faça otimizações on-page

E por falar em técnicas de SEO, as otimizações on-page não podem ser deixadas de lado. Aqui vai um checklist de alguns “ajustes” no seu site que não podem faltar em uma boa estratégia de SEO:

  • Títulos atraentes;
  • Tags de cabeçalho (H1, H2, H3…);
  • Meta descrições em cada página;
  • Ferramentas de análise e monitoramento;
  • Estrutura mobile-friendly;
  • SSL (Certificado de segurança).

Capriche na construção de links

Os links internos e externos farão com que o usuário passe mais tempo no seu site, ao mesmo tempo que confere credibilidade ao seu conteúdo. Porém, nada de inserir hiperlinks nas páginas de qualquer jeito!

Os links em cada página precisam fazer sentido com o conteúdo presente em cada uma, levando o leitor para outros conteúdos que respondam ou complementam as páginas anteriores.

E então? Conseguiu entender o que é otimização de site SEO e como elaborar uma estratégia eficiente, que fará o seu domínio aparecer nas primeiras posições do Google? Esperamos que este conteúdo ajude você a dar os primeiros passos no mundo do SEO!

Que tal contar com a ajuda da Papoca para melhorar a otimização de site da sua empresa? Temos expertise em técnicas de SEO e ajudamos organizações dos mais diversos nichos com consultoria especializada, além da criação e implementação de estratégias voltadas para resultados. Entre em contato conosco e saiba mais!

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