URL amigável: o que é e como aplicar essa técnica de SEO?

url amigável

Provavelmente você já leu sobre a importância do conteúdo de qualidade em algum artigo sobre marketing, não é mesmo? Porém, conforme pesquisa sobre as práticas em alta de SEO do Search Engine Journal, esse não é (nem de longe) o único tópico com o qual os donos de sites devem se preocupar. 

Otimização de imagens, backlinks, CTA, title tags e meta descrição são apenas algumas das práticas tão importantes quanto o conteúdo em si. 

Na verdade, não há prática mais ou menos relevante. Todas são fundamentais tratando-se de planejamento estratégico. E, em conjunto, têm força o suficiente para fazer um texto ranquear bem.

Neste artigo, por exemplo, falaremos sobre uma dessas estratégias: a URL amigável. O que é, qual a sua importância e como criar um endereço que te ajudará a melhorar suas técnicas de SEO. 

Com todas as dicas — especialmente a última —, a primeira página do Google poderá deixar de ser apenas um sonho. 

O que significa URL?

A sigla URL significa Uniform Resource Locator, em português, localizador uniforme de recursos.  

Na prática, é o endereço do site ou página on-line, ou, o “nome” dado a ambos e que os diferencia de todos os outros. Sabe a barra na qual você digita os endereços? 

Então, a URL fica exatamente ali.

URL amigável: O que é? 

Quanto ao termo “amigável”, trata-se de mudar o nome da página gerado automaticamente e torná-lo mais compreensível aos leitores e aos mecanismos de busca. 

Exemplo: 

✅ Amigável: agenciapapoca.com.br/melhores-tecnicas-seo

❌ Não amigável: agenciapapoca.com.br/index.php?page-115

Os robôs dos buscadores, como o Google, analisam todos os aspectos textuais dos endereços. Para indexá-los, eles escolhem os que mais se parecem

com a pesquisa realizada pelo usuário. 

Nesse caso, a pessoa não busca por “index php page 115”, certo? E, sim, por “melhores técnicas SEO”. Então, URLs semelhantes são as que aparecem nas primeiras páginas. 

Por que é importante aplicar essa técnica?

Pelo simples fato de aumentar as chances de ranqueamento do site. Quando entendemos como funciona o Google, sabemos que as técnicas de SEO são fundamentais. Entre elas, está o bom uso de palavras-chave. 

Quanto mais os desenvolvedores do site sabem como aplicá-las, maiores são as chances de ele aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. 

Em relação à URL amigável, por ter a palavra-chave do texto, ela se torna mais relevante. Sendo assim, os robôs entendem que aquele conteúdo é otimizado. Portanto, dão preferência pela sua indexação. 

Resumindo: 

Gere uma URL otimizada ➡ a faça ser notada pelo Google ➡ ela aparece na primeira página ➡ em consequência, o site ganha visibilidade e leitores. 

Como deve ser uma URL?

Descritiva, curta e relacionada ao conteúdo da página. Esses são os três princípios de uma boa URL. 

Descritiva

Observe o seguinte endereço: “agenciapapoca.com.br/aplique-agora-mesmo” 

Aplicar o quê? Onde? Para quê? Definitivamente, ele não é amigo do usuário. Afinal, apenas a partir dessa informação, tanto os mecanismos de pesquisa quanto a pessoa que busca, não sabem do que o conteúdo se trata. 

Logo, a descrição é o primeiro preceito de uma URL amigável. 

Observe que, agora, em “agenciapapoca.com.br/melhores-tecnicas-seo”  ela descreve, direciona ao assunto do conteúdo. 

Curta

Ser descritiva não significa que precisa se parecer com o título, ok? Se atenha principalmente à palavra-chave do texto e ao principal objetivo dele. 

Ainda usando “melhores técnicas SEO” como exemplo, confira: 

✅melhores-tecnicas-seo

❌melhores-tecnicas-para-aumentar-suas-chances-de-aparecer-na-primeira-pagina-com-seo 

A primeira opção é muito mais agradável — amigável — e direta. Contudo, ainda assim você sabe exatamente qual é o assunto do texto. 

Relacionada ao conteúdo 

Pode parecer óbvio, mas o óbvio também precisa ser dito. Isso porque o SEO da URL amigável não brinca em serviço. Não adianta seguir as duas orientações acima e não se ater ao conteúdo principal

Portanto, não coloque a temática secundária ou o nicho do assunto na URL. O tema principal precisa ser a estrela. Certo? Veja mais alguns exemplos: 

✅/melhores-tecnicas-seo

❌/melhores-tecnicas-marketing-digital

O assunto tem relação com o Marketing Digital? Sim! Porém, traz todas as técnicas desse nicho? Não! Apenas as de SEO. Portanto, a segunda URL foge da proposta do texto e não é uma boa opção. 

Como gerar URL amigável?

Após saber o que é URL amigável e como ela deve ser, ficou mais claro saber como gerá-la. No entanto, pontuamos mais algumas questões importantes. Veja: 

Utilize palavras-chave

Assim como já mencionamos, as palavras-chave têm um papel fundamental no ranqueamento da página e no SEO da URL amigável. Então, elas são indispensáveis. 

Nesse caso, o uso ideal é: palavra-chave + direcionamento do conteúdo (ou vice-versa).  

Exemplificando, em “agenciapapoca.com.br/melhores-tecnicas-seo” temos: 

➡ melhores = direcionamento

➡ técnicas SEO = palavra-chave.

Use hífen

O hífen separa as palavras e faz com que não haja confusão na leitura e interpretação da URL. 

No endereço “/lojaalinemattosolinda”, por exemplo, o hífen não te deixa confundir Loja Aline Mattos Olinda com Loja Aline Mattoso Linda. 

Há outras formas de separação, como o underline “_”, mas esse não é o método mais adequado do ponto de vista do SEO. 

Dispense símbolos, letras maiúsculas e acentos

Para uma URL limpa e amigável, não utilize símbolos (@, #, $, %, &, *, etc.). Além disso, letras maiúsculas e acentos são igualmente desnecessários e prejudiciais ao ranqueamento da página. 

Crie domínios amigáveis 

Boas práticas de domínio, subdomínio, HTTPS também são parte das estratégias de criação de endereços. Porém, trata-se de aplicações e conhecimentos muito mais técnicos. 

Nesse caso, implemente práticas de geração de URLs amigáveis e aplique as técnicas de SEO para melhorar o desempenho de seu site nos mecanismos de busca, sim! 

No entanto, para a otimização completa, o mais indicado é optar pela auditoria técnica SEO. Com ela, você terá: 

  • análise dos principais gargalos de SEO;
  • amostra de todos os pontos de melhoria para ter uma maior probabilidade de posicionar qualquer conteúdo ou página nas primeiras posições do Google.

A Agência Papoca é uma especialista nesse assunto. Conte conosco para não correr a maratona do topo do Google com sapatos de chumbo!  

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