Seo para blog: 10 táticas que melhoram seu ranking no Google

seo blog

Neste vasto universo da internet, cada busca é uma chance de ser descoberto. Por isso, utilizar técnicas de seo para blog é uma excelente maneira de ganhar relevância e alavancar suas conversões com o uso de conteúdo.

E não é para menos. De acordo uma pesquisa do Search Engine Journal realizada em 2023, para 16,7% dos profissionais do marketing, a produção de conteúdo é a estratégia de SEO mais relevante para que leitores se tornem clientes em potencial.

Neste artigo, vamos te ajudar a conhecer melhor esta técnica e como aplicá-la em seu texto. E claro, com mais detalhes das ferramentas para impulsionar o desempenho de seu blog ou site em um cenário digital cada vez mais competitivo. Vamos lá?

O que é SEO? 

O SEO (ou Search Engine Optimization), em tradução livre, quer dizer otimização dos mecanismos de busca. Essa estratégia envolve um conjunto de técnicas que otimizam sites e conteúdos para serem bem classificados por um buscador, por meio de tráfego orgânico. 

Essa otimização surgiu no final da década de 1990 com o crescimento da internet e dos motores de busca, principalmente o Google e seu algoritmo PageHank. Inicialmente, esse algoritmo classificava os sites com base em critérios simples, como a repetição de palavras-chave. 

À medida que os algoritmos ficaram mais complexos e focados na relevância e qualidade do conteúdo, as estratégias de SEO também evoluíram para acompanhar essas mudanças.

Hoje, as técnicas de SEO são divididas em SEO off page e SEO on page. A primeira se refere ao relacionamento de um site com terceiros, às práticas de otimização realizadas fora do site. O SEO no site tem o objetivo de aumentar sua relevância para os buscadores.

Já o SEO on page está relacionado às práticas de otimização dentro do site, como códigos, URL, arquitetura do site (SEO Técnico) e a própria produção de conteúdo para blog, por exemplo.

O que é SEO para blog?

Logo, podemos concluir que SEO para blog é uma estratégia parte do SEO on page, formada por um conjunto de técnicas e otimizações voltadas para a estrutura de um texto. Ao utilizá-la, você aumenta as chances de que seu conteúdo consiga um bom lugar na SERP

SERP significa “Search Engine Results Page” (que traduzido para o português seria “página de resultados do motor de busca”) é a página que vemos após fazer uma pesquisa em um mecanismo de busca. 

Essa página exibe uma lista de links para sites que são considerados relevantes para uma consulta. É importante conseguir um bom lugar na SERP porque a maioria dos usuários tende a clicar nos primeiros resultados que aparecem. 

Estar no topo ou próximo dele aumenta significativamente a visibilidade do seu site ou conteúdo, o que pode resultar em mais tráfego, mais leads e, consequentemente, mais oportunidades de conversão. 

Além disso, um bom posicionamento na SERP também é um indicador de confiabilidade e autoridade aos olhos dos usuários, o que pode impactar positivamente a reputação da sua marca.

Quais as vantagens de utilizar SEO para sites e blogs?

Fazer o SEO de maneira estratégica é sinônimo de ter um ótimo resultado em busca orgânica. E, claro, oferece diversas vantagens importantes para seu negócio, como:

  • aumento do tráfego qualificado: o SEO ajuda a aumentar a visibilidade do site nos resultados de busca, direcionando tráfego de alta qualidade de pessoas que estão ativamente procurando por produtos, serviços ou informações relacionadas ao seu negócio;
  • custo e efetividade: comparado a outras formas de marketing digital, como anúncios pagos, o SEO tende a ter um custo menor em longo prazo. Uma vez que o site esteja bem otimizado, o tráfego orgânico gerado pelo SEO é geralmente gratuito, proporcionando um ROI (Retorno sobre Investimento) mais alto;
  • credibilidade e autoridade: sites bem otimizados tendem a ser percebidos como mais confiáveis e autoritários pelos usuários e pelos motores de busca. O SEO ajuda a construir essa credibilidade ao melhorar a experiência do usuário, fornecendo conteúdo de alta qualidade e aumentando a relevância do site nos resultados de busca;
  • melhoria da experiência do usuário: muitos aspectos do SEO, como velocidade de carregamento do site, usabilidade móvel e arquitetura de informações, estão diretamente ligados à experiência do usuário. Ao otimizar esses aspectos, o SEO não apenas melhora o ranking nos motores de busca, mas também proporciona uma melhor experiência para os visitantes do site.
  • competitividade: em muitos setores, a concorrência on-line é intensa. Investir em SEO permite que uma empresa se destaque da concorrência e ganhe uma vantagem competitiva, garantindo que seu site seja encontrado pelos clientes em potencial antes dos concorrentes.

Técnicas de SEO para blog

Melhorar a classificação do seu blog nos mecanismos de busca não é uma tarefa fácil. 

Além da criação do conteúdo em si, você precisa entender como o algoritmo do buscador funciona para, assim, aplicar os fatores de ranqueamento do Google. Ao todo, são 200 deles!

Mas, fique tranquilo! Para facilitar o seu entendimento e ajudar você a fazer o SEO para blog de maneira estratégica, vamos focar nas principais táticas que otimizam um conteúdo.

Como fazer SEO no blog?

Para fazer SEO no blog, você deve:

  1. Buscar as palavras-chave ideais
  2. Incluir as palavras-chave em partes importantes
  3. Otimizar Meta-title e Meta-Description
  4. Inserir imagens e alt tags
  5. Dividir o post em Heading Tags 
  6. Adicionar estratégia de link building
  7. Configurar seu blog para dispositivos móveis
  8. Usar uma URL amigável
  9. Atualizar o conteúdo e delete aquele que prejudica o ranking
  10. Postar conteúdos inéditos e de qualidade

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre cada fator de ranqueamento e os detalhes que os levam a melhorar a visibilidade de um blog nos mecanismos de busca:

1. Busque palavras-chave ideais

Para ranquear organicamente, use palavras-chave relevantes de maneira natural. Foque em uma ou duas palavras-chave de cauda longa, ou seja, aquelas com termos de busca mais específicos e detalhados, geralmente compostas por três ou mais palavras. 

Enquanto as palavras-chave genéricas (ou de “cauda curta”) têm um volume de busca mais alto, as de cauda longa têm um volume menor, mas são mais direcionadas e específicas para um determinado tópico, produto ou serviço. 

Optar por essas palavras-chave é vantajoso, porque permite que você atinja um público-alvo mais específico, melhore a relevância do seu conteúdo, aumente suas chances de conversão e melhore seu desempenho nos mecanismos de busca.

Para encontrar palavras-chave eficazes, não se esqueça de monitorar a concorrência e utilizar ferramentas de SEO como RD Station, SEMrush e Ubersuggest. Integrar o Google Analytics pode revelar palavras-chave “não fornecidas” para melhorar o desempenho da pesquisa orgânica. 

2. Inclua as palavras-chave em partes importantes

Para otimizar seu post de blog com palavras-chave, é importante inseri-las estrategicamente em quatro locais principais: 

  • meta-title
  • cabeçalhos (headers) e corpo 
  • URL
  • meta-description

Insira-as no título, nos cabeçalhos (H1, H2, H3…), na introdução, no corpo do texto e no CTA (call to action), de forma natural; na URL e na meta-description. Isso melhora a visibilidade nos motores de busca e atrai mais cliques, mantendo o foco na relevância e utilidade do conteúdo para o público.

3. Otimize Meta-title e Meta-Description

Garanta que o meta-title e meta-description sejam claros, concisos e incluam palavras-chave relevantes para melhorar a visibilidade nos motores de busca. Além disso, é muito importante que sejam chamativos! 

Isso porque o leitor se depara com vários artigos na primeira página. Então, o que pode ajudá-lo a escolher a leitura do seu conteúdo, é se ambas as metas criarem conexão com o leitor (por meio do uso de gatilhos mentais).

Uma ótima ferramenta a se utilizar nessa etapa é o To The Web, que simula se os dois respeitam os limites de pixels na busca, para desktop e dispositivos móveis.

4. Insira imagens e alt tags

Adicione imagens relevantes ao seu post e utilize alt tags descritivas.  Imagine, por exemplo, que você tem um site sobre animais de estimação, está escrevendo um post sobre filhotes da raça Poodle Toy e tem uma imagem de vários deles se entretendo com um brinquedo. 

Antes de subir a imagem que ilustra seu post, se atente para fatores como o conteúdo, tamanho e dimensão. Já no momento da postagem, coloque a palavra-chave principal do seu conteúdo no título, alt text, legenda e URL; como nos exemplos a seguir:

  • Título: filhotes-de-poodle-toy
  • Alt text: filhotes de poodle toy brincando
  • Legenda: Filhotes de poodle toy adoram se entreter com brinquedos de nylon.
  • URL: filhotes-de-poodle-toy

Isso não só melhora a acessibilidade para usuários com deficiência visual, mas também contribui para o SEO, ajudando os motores de busca a entenderem o conteúdo das imagens. 

Caso queira saber mais sobre otimização de imagens, leia o nosso texto “Como fazer SEO para imagens? Passo a passo completo!”.

5. Divida o post em Heading Tags

Use heading tags (H1, H2, H3) para estruturar o conteúdo do post. Isso facilita a leitura para os usuários e ajuda os motores de busca a entenderem a hierarquia e a importância das informações.

6. Técnicas de SEO para blog com link building

Na estratégia link building, inclua links internos e externos de qualidade para aumentar a autoridade do seu blog. 

Links internos são links que direcionam o usuário de uma página para outra dentro do mesmo site. Eles são usados para criar uma estrutura de navegação coesa, permitindo que os usuários explorem facilmente diferentes partes do site. 

Além disso, os links internos ajudam os mecanismos de busca a entender a hierarquia e o contexto do seu site, distribuindo autoridade e relevância entre as páginas.

Por outro lado, links externos (também conhecidos como backlinks) são links que direcionam os usuários de uma página do seu site para outra página em um site externo. 

Eles são uma indicação de credibilidade e relevância para os mecanismos de busca, pois representam referências de outras fontes confiáveis. Os backlinks podem melhorar a autoridade de domínio do seu site e sua classificação nos resultados de pesquisa.

Algumas sugestões para a estratégia de link building são incorporar:

  • links no corpo do conteúdo de maneira natural
  • links internos que enriqueçam a explicação do conteúdo
  • links externos de fontes relevantes

7. Configure seu blog para dispositivos móveis

Certifique-se de que seu blog seja responsivo e funcione bem em dispositivos móveis. 

Otimizar um blog post para dispositivos móveis é crucial para o SEO porque proporciona uma experiência de usuário melhor, com navegação mais fácil e leitura confortável, reduzindo taxas de rejeição e aumentando o tempo de permanência. 

Além disso, sites otimizados carregam mais rápido, o que é um fator importante de classificação para os mecanismos de busca.

8. Use uma URL amigável

Crie URLs curtas, descritivas e fáceis de ler, incluindo palavras-chave. URLs amigáveis são mais fáceis de lembrar, compartilhar e ajudam a melhorar a compreensão do conteúdo pelos motores de busca.

9. Sempre atualize o conteúdo e delete aquele que prejudica o ranking

Revise e atualize seus posts regularmente. Remova ou melhore o conteúdo antigo que possa estar prejudicando o ranking do seu blog, mantendo a informação sempre relevante e precisa.

10. Postar conteúdos inéditos e de qualidade

Publique conteúdo original regularmente para atrair e reter leitores, além de melhorar o ranking nos motores de busca.

Focar na qualidade do conteúdo é essencial. Muitos criadores acabam se concentrando só nos aspectos técnicos da otimização e esquecem fatores importantes, como a legibilidade, a profundidade das informações e a clareza. 

Vale a pena fazer uma pesquisa detalhada das palavras-chave, dar uma olhada no que os concorrentes estão falando sobre o assunto e melhorar os artigos que você produz.

Faça um checklist SEO para seus posts do blog

Agora que você sabe quais os principais fatores de ranqueamento; uma boa tática para implementá-los de forma adequada é seguir um checklist SEO para o post do blog, seja no decorrer ou após a produção do seu texto. Veja uma sugestão de lista:

  • Palavra-chave principal repetida de 8 a 10 vezes? 
  • Palavras-chave secundárias repetidas de 2 a 4 vezes? 
  • Palavras-chave LSI repetidas de 1 a 2 vezes?
  • Meta-title chamativa entre 55 e 60 caracteres com palavras-chave?
  • Meta-description objetiva e chamativa entre 130 e 140 caracteres incluindo palavras-chave?
  • Imagens otimizadas (alt text, título e legenda com palavra-chave)?
  • Outras mídias (vídeos, infográficos, etc)?
  • URL amigável?
  • Título H1 com palavra-chave?
  • De 3 a 4 intertítulos e subtítulos (H2, H3, H4…)
  • Intertítulo e subtítulo com palavras-chaves principal e secundárias? 
  • Texto original, legível, com tom de voz ideal?
  • Bullet-points e palavras em negrito?
  • De 2 a 3 links externos?
  • De 2 a 3 links internos?
  • Otimizado para mobile?

E, claro, outra maneira efetiva de otimizar seu SEO para blog, é com o serviço de profissionais da área ou agências SEO.

Como uma agência SEO poderá te ajudar?

Hoje, muitas empresas investem em agências especializadas em SEO para ranquear seus sites e conteúdos. 

Com uma equipe de marketing qualificada e profissional, essas agências procuram montar estratégias efetivas que destacarão a sua página em meio a concorrência nos buscadores.

E é por isso que a Agência Papoca pode se tornar a grande parceira da sua empresa! Somos especialistas em marketing digital e buscamos potencializar o crescimento do seu negócio focando em 3 pilares principais: SEO, Inbound Marketing e Growth Hacking. 

Fale com um de nossos especialistas e descubra porque implementar o SEO para blog pode deixar seu conteúdo no topo das pesquisas de forma totalmente orgânica!

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