Quando você busca um termo na Internet, seu objetivo é atender aquela necessidade ou responder uma dúvida, certo? Esse comportamento é conhecido como intenção de busca e reflete o que o usuário espera ao fazer uma pesquisa on-line.
Esse é um elemento que interfere diretamente no funcionamento dos buscadores, como o Google ou o Bing.
Na prática, o Google tem como um dos objetivos garantir que mais de 3,5 bilhões de buscas diárias ajudem os usuários a encontrar o que desejam.
Para as empresas que querem se posicionar de forma estratégica no ambiente digital, é preciso compreender e atender ao que o usuário busca. Com as estratégias de otimização, inclusive, atender a esse interesse pode se tornar um diferencial competitivo.
Ao continuar esta leitura, você entenderá por que o interesse do usuário é importante e como aproveitá-lo em sua estratégia de conteúdo!
Como funciona a intenção de busca do usuário?
A intenção de busca — ou “search intent” — representa o motivo que faz uma pessoa pesquisar no Google, Bing ou outro buscador. Ao realizar essa ação, o usuário espera obter um determinado resultado, levando à quatro classificações possíveis:
- Informacional: é a busca que tem o objetivo de responder uma dúvida ou gerar um aprendizado;
- Navegacional: é o tipo de busca focada em encontrar um site, página ou serviço específico;
- Comercial: é a busca cuja intenção está relaciona à pesquisa de preços, análise de resenhas ou comparação de preços;
- Transacional: é uma opção voltada para a contratação de um serviço ou compra de um produto.
Vamos considerar uma loja de calçados esportivos chamada de XYZ. Nessa situação, alguns exemplos de intenções de busca incluem:
- Informacional: como escolher o melhor tênis de corrida;
- Navegacional: loja on-line XYZ;
- Comercial: tênis modelo ABC;
- Transacional: comprar tênis de corrida.
Por que oferecer conteúdo voltado para a intenção de pesquisa?
Como mostramos, o mesmo usuário pode ter diferentes intenções de busca ao pesquisar uma palavra-chave. A pessoa pode começar querendo informações e depois procurar termos relacionados à tomada de decisão e compra.
Para aproveitar ao máximo essa jornada, é essencial oferecer conteúdo para cada intenção . Dessa forma, você aumenta as chances de satisfação do usuário, já que entrega para algo relevante e que corresponde ao que ele procura.
Como fazer a otimização para a intenção de busca?
Uma das formas mais eficientes de explorar essa questão a seu favor é otimizar os conteúdos para que eles atendam esses comportamentos.
A seguir, compartilhamos dicas que você deve colocar em prática!
Pesquise a palavra-chave
Para traçar uma estratégia orientada para a search intent, comece fazendo uma boa pesquisa de palavras-chave. Você pode usar ferramentas diversas, como Google Keyword Planner, Semrush e outras.
Essa etapa serve para reconhecer quais são os termos mais relevantes para o seu público e que podem atrair as pessoas para o seu site.
Também vale pensar em uma análise dos sites concorrentes, pois isso ajuda a entender qual tipo de pesquisa gera tráfego para os competidores.
Aproveite e confira: Como descobrir as palavras-chave dos concorrentes?
Compreenda o objetivo por trás das buscas
Somente levantar as palavras-chave não é necessário para a sua estratégia. É preciso entender o objetivo por trás desses termos, considerando o comportamento do seu público-alvo.
Uma forma de ter sucesso na tarefa é entender como cada termo se encaixa nas classificações de intenção de pesquisa.
Se uma pessoa procura “como escolher o melhor tênis esportivo”, ela provavelmente ainda não está pronta para tomar uma decisão. Nessa situação, é importante oferecer conteúdo educacional e que a ajude a tirar as dúvidas.
Já se a pessoa pesquisa “onde comprar tênis ABC”, ela provavelmente tem uma intenção comercial ou até transacional. Nesse caso, ter uma landing page ou página de produto completa costuma ser o melhor caminho.
Veja: Como usar landing pages para ter mais conversão?
Segmente seu público
Ao analisar qual é a intenção de busca do usuário, você notará que as pessoas podem se dividir em diferentes grupos, dependendo dos seus objetivos. É por isso que vale a pena segmentar o público, de acordo com a intenção de pesquisa.
Dessa forma, é possível oferecer um conteúdo mais educacional para quem ainda está aprendendo e descobrindo. Enquanto isso, as ofertas são direcionadas para quem já está pronto para a compra.
Crie conteúdo de qualidade
Não importa qual é o objetivo do seu usuário: a qualidade deve sempre ser priorizada. Por isso, é preciso focar em criar conteúdos ou páginas que realmente ajudem o usuário.
O guia “Fundamentos da Pesquisa Google”, desenvolvido pelo próprio buscador, recomenda: “Crie um conteúdo útil, confiável e que priorize as pessoas”. Dessa forma, é possível entregar uma experiência satisfatória e que ajuda a construir relacionamentos duradouros.
Não se esqueça da otimização para intenção de busca
Ao mesmo tempo, você não deve deixar de lado a união entre SEO e intenção de busca. Isso permitirá que seu conteúdo alcance mais pessoas e tenha um melhor desempenho, atingindo os objetivos táticos.
Para tanto, vale a pena adotar boas práticas, como garantir uma boa experiência na página, apresentar uma navegação fluida e utilizar a estrutura de tags, títulos e descrições.
Porém, lembre-se de que o objetivo não deve ser criar conteúdo para o algoritmo, pois o foco deve estar em ajudar os usuários de modo relevante.
Qual a relação entre SEO e intenção de busca?
SEO e intenção de busca estão diretamente ligados. O Google, o Bing e outros buscadores desejam oferecer a melhor resposta possível para cada necessidade dos usuários.
Quando você cria conteúdo focando na intenção de quem pesquisa, há mais chances de conquistar posições melhores.
Isso ocorre porque o buscador entende que seu conteúdo é mais relevante para o que a pessoa procura, de modo que a tendência é obter posições melhores.
Oferecer conteúdo alinhado ao que o usuário deseja saber é essencial, mas também exige bastante conhecimento. Por isso, o ideal é contar com ajuda especializada de um time que entenda todas as etapas da produção de conteúdos que realmente ajudam o usuário.
A Agência Papoca é uma agência referência em SEO e especializada em conteúdo útil, relevante e de qualidade. Com o apoio do nosso time, sua estratégia de conteúdo será mais completa e intencional, favorecendo o alcance dos objetivos.
Conforme você aprendeu, a intenção de busca revela o que o usuário deseja obter quando faz uma busca on-line. Ao conhecer o que seu público espera e oferecer conteúdo alinhado com esses interesses, você poderá obter mais resultados de posicionamento, conversão e relacionamento.
Como dissemos, a Agência Papoca está pronta para ajudar você nessa jornada, com profissionais qualificados e estratégias validadas no mercado. Entre em contato com um dos nossos especialistas e veja como podemos ser parceiros da sua produção de conteúdo!