Web analytics: o que é, uso no marketing + 4 ferramentas

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Web analytics é o processo de monitorar, medir, rastrear e analisar os dados de navegação de um site. Trata-se de informações coletadas por meio do comportamento dos usuários e a forma como eles interagem na página.

O objetivo é tornar a experiência do público ainda melhor e identificar quais são as campanhas e ações mais efetivas para conversão em vendas.

Logo, entender o que é web analytics e como essas estatísticas são relevantes para o negócio é essencial para os profissionais de marketing. 

Atualmente, existem várias ferramentas que colhem, organizam e apresentam esses dados de forma simplificada. Assim, é possível extrair bons insights e tomar decisões assertivas para os negócios.

Neste artigo, você aprenderá:

  • o que é web analytics;
  • qual a relação entre web analytics e marketing;
  • ferramentas de web analytics;
  • como melhorar seu SEO com web analytics.

Vamos lá?

O que é Web Analytics?

Web analytics reúne todas as informações sobre tráfego e comportamento dos usuários em um site. Essas métricas englobam aspectos como a quantidade de visitas, a evolução do desempenho de acessos e os dados demográficos dos visitantes. Também analisam os caminhos percorridos entre as páginas do site.

A partir deste mapeamento, você pode perceber as flutuações no tráfego do site e, principalmente, prever comportamentos dos visitantes. Assim, fica mais fácil encontrar as causas para possíveis reduções nos acessos e ajustar a estratégia.

Leia também sobre as diferenças entre tráfego orgânico e pago e o que cada um significa.

Qual a relação entre web analytics e marketing?

A relação entre web analytics e marketing passa pelo aprimoramento das ações. A análise periódica de dados, inclusive em tempo real, oferece informações valiosas para que a equipe identifique quais abordagens geram melhores resultados em vendas.

Com as ferramentas existentes, é possível acompanhar o desempenho de campanhas específicas enquanto estão no ar. E por que isso é tão relevante? Abaixo, citamos os quatro principais benefícios do web analytics para o marketing de uma empresa.

  1. Otimizar o orçamento: com o web analytics, a equipe de marketing rastreia e registra todas as ações dos usuários. Assim, consegue identificar o canal com maior chance de conversão em vendas e direcionar a verba para potencializar seus resultados.
  2. Checar possíveis falhas no funil de vendas: a partir dos dados coletados, é possível detectar qual é a etapa que mais indica “perda” dos clientes. Com isso, o time consegue melhorar as etapas do funil e garantir que o usuário percorra todo o trajeto até concluir a compra.
  3. Testar: promover testes A/B é uma estratégia eficiente para aumentar a conversão. Consiste em criar duas versões de uma mesma landing page com pequenas variações. Com base nos dados de navegação, a equipe identifica qual página gerou mais conversões e adota a melhor opção.
  4. Tomar decisões baseadas em dados reais: com o web analytics, “achismos” não têm vez. Optar por determinado canal de vendas ou modificar informações em uma página com baixa adesão são insights sustentados por números reais sobre os clientes.

Agora que você conhece os principais benefícios do web analytics para o marketing, é hora de saber como colocar em prática. Para isso, separamos quatro ferramentas que ajudam a coletar e analisar os dados de forma simples e eficiente.

4 ferramentas de web analytics que você pode adotar

Ao contrário do que muitos imaginam, acessar dados completos sobre o comportamento dos usuários não custa caro. Muitas ferramentas de web analytics oferecem versões gratuitas com informações valiosas para impulsionar o marketing da sua empresa. Confira as opções a seguir!

  1. Google Sheets: é isso mesmo, a versão em nuvem do Excel auxilia a estruturar informações. Com essa ferramenta, dá para criar gráficos e modelos simples que te ajudam nessa organização. Para quem já conhece o Excel, o Sheets é muito simples e conta com recursos acessíveis.
  2. Google Analytics: talvez a ferramenta mais “famosa” e queridinha entre os profissionais de marketing. A partir da conexão com o seu site, apresenta um grande volume de informações. Você pode gerar relatórios comparativos entre períodos, manter o monitoramento em tempo real e obter análises relevantes para as campanhas de marketing.
  3. Hotjar: a ferramenta funciona como um heatmap, ou mapa de calor, mas também traz a funcionalidade de gravar todo o comportamento de compra do usuário. É possível extrair insights, como: em que parte do processo o visitante gasta mais tempo para fechar a compra? Quais são as páginas que apresentam maior desistência do usuário?
  4. Google Data Studio: mais uma ferramenta que auxilia na apresentação de dados e permite criar dashboards. Assim, a visualização fica mais clara para que a equipe analise o posicionamento e confira se há necessidade de ajustes na campanha ou no site.

Quer se aprofundar ainda mais na principal ferramenta de web analytics? Leia também: O que é Google Analytics? Como instalar, usar e analisar métricas?

Como melhorar seu SEO com web analytics?

Conquistar um bom posicionamento em SEO (Search Engine Optimization) é essencial para ganhar relevância no meio digital, mas alcançar as primeiras posições nos buscadores, como o Google, exige estratégia e precisão.

É nesse ponto que o web analytics se torna um aliado importante. Com os dados coletados pelas ferramentas, a equipe identifica oportunidades de ajuste no conteúdo, corrige falhas e otimiza a página para melhorar o ranqueamento.

Um exemplo prático: se a ferramenta indica que uma determinada página do site atrai mais tráfego orgânico, uma boa prática pode ser otimizar o conteúdo existente nela. Para isso, basta analisar os termos de busca mais usados pelos usuários para encontrar o site e incorporá-los de forma estratégica.

Além disso, o web analytics também sinaliza taxas de rejeição e de conversão, e demonstra os principais pontos de saída dos visitantes. Estas falhas impactam a navegação e, consequentemente, afetam o SEO da página.

Portanto, com os insights adequados, é possível ajustar as estratégias de SEO continuamente para atender às intenções dos visitantes. A partir daí, subir no ranking dos buscadores e, consequentemente, atrair mais clientes em potencial para a empresa.

Contar com o apoio de um especialista que saiba analisar os dados obtidos por web analytics e propor melhorias pode ser muito interessante. A Agência Papoca é mestre nesse assunto e ajuda você a traçar um planejamento mais detalhado de técnicas de SEO.

E agora que você já sabe o que é web analytics, que tal conversar com um de nossos especialistas e descobrir as possibilidades do marketing digital para vender mais? Venha bater um papo com a gente!

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