O SEO desempenha um papel muito importante na visibilidade e no sucesso de um site em plataformas de pesquisa. Entretanto, para aproveitar as potencialidades do recurso, é preciso conhecer as técnicas de otimização interna e externa. Nesse sentido, você sabe o que é SEO Off-page e On-page e quais são as diferenças entre os termos?
Enquanto o SEO On-page cuida da otimização interna do site, o SEO Off-page envolve estratégias externas que focam na autoridade, na relevância e na popularidade da marca.
Até porque, não basta criar um site perfeito e não fomentar a sua atividade em outros locais, já que isso também é levado em consideração na hora da classificação dos conteúdos pelos mecanismos de busca.
É por isso que preparamos um conteúdo completo sobre SEO Off-page: o que é, como funciona, quais são as principais técnicas e fatores de ranqueamento do Google e muito mais.
Se ficou interessado, continue a leitura e descubra como alavancar de vez o site da sua empresa! Vamos lá?
O que é o SEO de um site?
SEO (Search Engine Optimization) é toda estratégia usada para aumentar o alcance de um site, melhorando sua visibilidade nos mecanismos de busca.
Existe uma série de técnicas empregadas para alcançar as primeiras posições desses mecanismos, visando aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico de um site.
Por exemplo, quando você procura algo no Google, geralmente não passa da primeira página, no máximo vai até a segunda, não é? O SEO permite empregar técnicas para que, ao procurar por um assunto que esteja relacionado a uma marca, o conteúdo apareça nas primeiras posições.
Só para você ter uma ideia, uma pesquisa Backlinko constatou que o primeiro resultado do Google em uma pesquisa tem em média 27% de todos os cliques.
Dessa forma, quanto mais próxima da primeira posição, mais a empresa é apresentada para as pessoas. Isso aumenta a visibilidade, a percepção de autoridade da marca e a quantidade de possíveis clientes.
Para entender mais sobre o que é o SEO de um site, apresentamos duas estratégias muito importantes de SEO. Aprenda a seguir o que é On-page e Off-page.
O que é On-page e Off-page?
O SEO On-page cuida da otimização interna do site, direcionando o uso de palavras-chave, títulos e tags. Já o SEO Off-page envolve estratégias externas que focam na autoridade, na relevância e na popularidade da marca, como o uso de backlinks e a criação de guest posts.
Vamos resumir o que é SEO Off-page?
SEO Off-page: o que é?
O SEO Off-page é uma estratégia que tem, como objetivo, aumentar a credibilidade da marca e o tráfego orgânico do site por meio de link building e menções sobre a empresa em outros sites.
Dessa forma, cria-se uma noção de autoridade sobre a marca que os algoritmos dos buscadores levam em consideração para ranquear conteúdos em suas plataformas.
Mas não basta saber o que é SEO off-page, não é mesmo? Se você chegou até esse conteúdo, provavelmente já compreendeu a importância da estratégia.
Agora, se quer saber quais os fatores que afetam o SEO Off-page e quais são as melhores técnicas utilizadas, preste muita atenção nos nossos próximos tópicos!
Quais os fatores que afetam o SEO Off-page?
Os principais fatores de ranqueamento do Google impactados pelo SEO Off-page são o uso de backlinks, a atividade em plataformas de mídia social, as menções à marca e o engajamento do usuário.
A seguir, falaremos com detalhes sobre cada um.
- Backlinks: são os links externos em outros sites que direcionam para o seu. O Google vê com bons olhos um site que conta com uma boa quantidade de backlinks, pois isso demonstra que ele é uma fonte de conteúdo relevante.
- Mídia social: estar presente em mídias sociais também traz credibilidade e mais relevância do site aos olhos dos algoritmos do Google. Afinal, ter uma alta atividade nas redes sociais pode indicar a relevância da sua marca, principalmente quando há um número significativo de curtidas, de comentários e de compartilhamentos.
- Menções: ocorrem quando o nome da marca ou endereço do site são referidos em outros sites ou plataformas. Isso também demonstra a relevância da página mencionada.
- Engajamento: refere-se à quantidade de cliques, curtidas e comentários nas redes sociais e sites da empresa. Ter um tráfego de usuários que cria engajamento também indica credibilidade.
De modo geral, todos os fatores anteriores resultam na relevância, na autoridade e na credibilidade do site e da marca.
O próprio Google fornece algumas informações sobre como são classificados e ranqueados os conteúdos em suas plataformas, admitindo que o SEO Off-page tem grande valor nesse processo e inspirando o desenvolvimento de novas técnicas de otimização.
Vamos conhecer as principais?
Melhores técnicas de SEO Off-page
As melhores técnicas de SEO-Off page, de modo geral, são o link building, os guest posts, o uso de mídias sociais e as citações em sites de autoridade.
- Link building: é a construção de backlinks de qualidade junto a outros sites. Quanto mais páginas usarem links seus, mais relevante o seu conteúdo será para o Google. É possível executar a estratégia tanto com parcerias quanto de forma orgânica, com conteúdo de alta qualidade.
- Guest post: trata-se de um projeto de parceria entre duas ou mais empresas. No caso, uma empresa escreve um post para ser compartilhado no site de outra e vice-versa. Dessa forma, ocorre uma “troca de favores” que favorece o link building e as menções.
- Mídias sociais: apostar em conteúdos veiculados em mídias sociais que atraem os seguidores para o site também é uma técnica interessante, Afinal, o Google leva em consideração a presença nesses locais.
- Citações: as citações em sites de autoridade também são importantes.Da mesma forma que o link building, é possível colocar a técnica em prática por meio de parcerias ou da divulgação de conteúdo orgânico relevante.
No entanto, não adianta realizar essas técnicas sem uma estratégia. No caso das vendas, não é necessário ter um bom planejamento? Para o SEO funcionar, a lógica é a mesma. Por isso, é muito importante avaliar como fazer o SEO do seu site — assunto que abordamos no próximo tópico.
Como fazer o SEO do seu site?
Para fazer o SEO do seu site é preciso aplicar técnicas On-page e Off-page, considerando tanto as atividades internas quanto as externas.Ambas as abordagens são essenciais para obter resultados eficazes de SEO, uma boa classificação nos resultados de pesquisa.
Criar uma estratégia de SEO On-page e Off-page robusta pode parecer trabalhoso, não acha? E é mesmo!
É por isso que existe uma série de empresas com expertise na área ajudando a bolar estratégias e indicando as melhores técnicas para cada tipo de negócio.
Se quer alcançar resultados rapidamente e evitar as chances de erro, pode ser interessante procurar por consultores ou agências especializadas em SEO.
Agora você já sabe tudo sobre SEO Off-page: o que é e como fazer. Se acredita que ter uma boa estratégia para aplicá-lo é o que eu seu negócio precisa, que tal conhecer a Agência Papoca?
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