4 benefícios do marketing de performance e como aplicá-lo

Marketing de performance

Marketing de performance é uma estratégia totalmente concentrada em resultados, na qual o sucesso de uma campanha é medido e refinado constantemente para garantir um lucro proveitoso. 

É um método com grande capacidade de adaptação e eficiência financeira, permitindo uma abordagem mais direcionada para alcançar os seus objetivos.

Em 2021, cada dólar investido em marketing de performance gerou, em média, US$12 em contribuição para o e-commerce, segundo o estudo da Performance Marketing Association

Diante disso, dá para entender a relevância do assunto, não é verdade? 

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Ficou curioso? Então, leia o texto até o fim! 

O que é marketing de performance?

O marketing de performance foca na obtenção de resultados por meio da análise de dados. Trata-se de uma ramificação do marketing digital, cujo objetivo é verificar se o investimento realizado em mídias sociais está valendo a pena. Assim, é possível otimizar o desempenho do anúncio para alcançar metas mensuráveis.

Por exemplo, criar anúncios pagos em uma rede social é uma estratégia de marketing digital. Porém, o uso de métricas específicas para ajustar esses anúncios, visando o aumento da taxa de cliques e conversões, representa uma tática alinhada à de performance.

Sendo assim, é importante monitorar o desempenho dos anúncios para garantir o retorno esperado do investimento.

De acordo com a HubSpot, 75% dos profissionais de marketing usam seus relatórios para ver como as campanhas estão impactando diretamente a receita.

3 exemplos de marketing de performance

Para entender melhor, aqui estão alguns exemplos desse tipo de marketing!

  1. SEO (Search Engine Optimization)

Técnicas de SEO são essenciais para fazer as páginas da sua marca aparecerem nos primeiros resultados dos buscadores. Sua performance pode ser medida por meio do ranking de palavras-chave, tráfego orgânico, taxa de rejeição e outros indicadores.

Uma landing page para conversão de SEO, por exemplo, deve integrar essas estratégias ao mesmo tempo que conquista a atenção dos visitantes. No marketing de conteúdo, isso acontece de forma parecida.

Além disso, trata-se de um recurso gratuito, o que o torna ainda mais importante para pequenas empresas que querem ter sucesso com marketing digital.

  1. Campanhas de links patrocinados

Campanhas de links patrocinados ou PPC (Pay-Per-Click) são aqueles anúncios em que a empresa paga por cada clique que leva os usuários ao seu site.

Essa estratégia é realizada a partir da escolha de palavras-chave relevantes para o negócio ou o produto a ser anunciado. Dessa forma, quando uma pessoa realiza uma pesquisa usando uma dessas palavras-chave, o anúncio patrocinado aparece para ela acima dos outros resultados.

  1. Marketing de influência

A parceria entre marcas e influenciadores está em alta! Além disso, é uma das 6 melhores estratégias de marketing para vendas. Essa abordagem gera credibilidade e confiança à empresa, além de um engajamento autêntico.

O relatório Global Social Media Trends da HubSpot mostra que 21% dos usuários de redes sociais, entre 18 e 54 anos, fizeram uma compra baseada na recomendação de um influencer nos primeiros meses de 2023.

Esse tipo de anúncio pode ser realizado de diversas formas, sendo sua performance mensurada por interações, impressões, cliques e vendas realizadas por meio dos códigos exclusivos ou links de afiliados.

4 benefícios do marketing de performance

Essa estratégia oferece vários benefícios para negócios que buscam foco em resultados. Aqui estão 4 deles:

  1. Análise em tempo real

A maioria das ferramentas permite o acompanhamento em tempo real dos anúncios digitais, bastando ter uma conexão à internet. Além disso, muitas também oferecem versão mobile, podendo ser acessadas de onde você estiver.

Essa flexibilidade possibilita novas ideias, assim como a identificação de fatores que precisam ser ajustados. O resultado disso é a rápida adaptação e tomada de decisões.

  1. Mudanças rápidas

Ao identificar problemas ou oportunidades em tempo real, você pode fazer alterações rápidas a qualquer momento para que o resultado seja o mais satisfatório possível. Assim, suas campanhas também se tornam mais relevantes, aumentando as chances de gerar leads e vendas.

  1. Economia de gastos

Sem a necessidade de aguardar o final de uma campanha, a empresa economiza tempo e recursos financeiros. Analisando dados e métricas de um anúncio, é possível otimizá-lo agilmente não apenas em questão de qualidade, mas também de investimento.

  1. Resultados transparentes

Métricas claras e mensuráveis mostram de forma sólida os resultados obtidos do que foi realizado. Diante dessa transparência, a avaliação do desempenho das campanhas pode ser mais detalhada e precisa, indicando exatamente o que é mais eficiente para o seu negócio e facilitando as próximas tomadas de decisões.

Como medir os resultados?

Já que essa estratégia de marketing é tão atrelada ao estudo de métricas e dados, é importante conhecer os principais indicadores de desempenho. São eles:

  • impressões: indica o número de vezes que um anúncio ou publicação foi visualizado (podendo ter sido visto mais de uma vez pelo mesmo usuário).
  • cliques: percentual de usuários que clicaram no anúncio ou publicação.
  • engajamento: sua medição varia com o tipo de conteúdo e canal utilizado. Em redes sociais, por exemplo, são curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.
  • leads: uma pessoa se torna um potencial cliente quando manifesta interesse em receber um orçamento, assinar a newsletter, entre outros.
  • conversões: a quantidade de conversões indica o quão eficaz é o anúncio em levar os usuários a tomar ações desejadas, como compras e downloads.
  • ROI (retorno sobre investimento): uma das principais métricas utilizadas no marketing, pois indica se há um retorno financeiro positivo.
  • taxa de abertura: em e-mail marketing, é a porcentagem de destinatários que abriram um e-mail.

Marketing de performance X growth marketing: qual a diferença?

Marketing de performance e growth marketing têm conceitos similares, portanto, é importante que você entenda a diferença para que não fiquem dúvidas!

Growth marketing envolve o funil de vendas como um todo, buscando prospectar clientes em cada etapa e estabelecendo um relacionamento em  longo prazo.

Em contraste, o marketing de performance é uma estratégia mais específica, abordando somente a parte inferior do funil. Assim, foca em pessoas mais propensas a tomar uma ação imediata, como preencher um formulário ou comprar um produto.

Assim ficou mais fácil, não é?

Como aplicar marketing de performance para obter melhores resultados?

Para aplicar essa estratégia com sucesso, é importante estabelecer metas específicas e mensuráveis. Considere o que quer alcançar, seja aumentar vendas, gerar leads, ou aumentar o awareness da marca. 

Saber quem é a sua audiência também é essencial. Estude como se comportam e o que desejam. De acordo com o The State of Content Marketing 2023 da Semrush, compreender profundamente seu público é o fator crucial para alcançar um desempenho 47% superior em marketing de conteúdo.

Em seguida, escolha canais atrelados à performance que sejam relevantes de acordo com seus objetivos. Podem ser Google Ads, redes sociais, e-mail marketing, etc. Implemente ferramentas de rastreamento como o Google Analytics e utilize-as para acompanhar o desempenho das suas campanhas.

Esteja sempre preparado para adaptar suas abordagens conforme necessário, com base no feedback e nos dados coletados ao longo do tempo. A busca por estratégias inovadoras é fundamental para manter-se no mercado.

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