Criação de conteúdo: guia prático com dicas e ferramentas

criação de conteúdo

Sabe qual é a diferença entre empresas que adotam as estratégias de marketing e criação de conteúdo para as que não usam essas práticas? Elas recebem 1,3 vezes mais visitas em seus sites e geram 1,4 vezes mais leads. Ou seja: vendem mais.

Sendo que, nesse contexto online, um estudo sobre as tendências do comportamento do consumidor apontou que 85% dos clientes no Brasil afirmaram escolher suas compras de forma mais intencional, com mais pesquisas e menos impulso.

Além disso, a estimativa é de que 45% das vendas do varejo até 2025 sejam realizadas por empresas que possuem presença online.

Percebeu que saber como criar conteúdo digital não é apenas para jovens e influenciadores? Quanto mais rápido os negócios se adaptarem à nova realidade, mais fácil será se escalar suas vendas por meio do aumento do tráfego orgânico no site e geração de leads qualificados.

E uma das principais maneiras de acompanhar o novo comportamento do consumidor, é oferecer conteúdos de alta qualidade que estimulem a relação com a marca e, claro, a fidelização. Vamos aprender como fazer isso? Leia até o final e aprenda!

Por que você deve investir na criação de conteúdo?

Existem várias finalidades para criar conteúdos corporativos. Porém, a verdade é que, geralmente, ao focar em um objetivo, você acaba conquistando outros. Calma, vamos explicar!

Por exemplo, a sua meta é atrair mais leads pelo blog e site. Para isso, você investe em conteúdos que foquem no topo do funil, ou seja, textos mais superficiais que apresentam um assunto a um potencial cliente. E que tenham CTAs para se inscrever na newsletter ou baixar e-books para iniciantes.

Ao produzir conteúdos de alta qualidade e relevantes para seu público a fim de conquistar mais cadastros, você consegue ir além e obter, por exemplo:

  • maior tráfego (visitas) nas suas páginas;
  • aumento da autoridade da marca em seu setor de atuação;
  • maior credibilidade do mercado;
  • expandir o alcance da empresa;
  • fortalecer a imagem da marca;
  • atrair, conquistar e fidelizar clientes;
  • reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • estreitar o relacionamento com o consumidor, elevando a taxa de engajamento;
  • aumentar a vantagem competitiva no mercado.

6 ideias para criação de conteúdo

Existem diversas técnicas e estratégias para utilizar na criação de conteúdo para web. Porém, dentre tantas, há algumas melhores práticas que devem ser adotadas para atrair a atenção do público e cativá-lo.

Veja abaixo cinco ideias para criação de conteúdo e como aplicá-las na prática!

  1. Use técnicas de SEO

Um conteúdo só é encontrado pelo Google e outros mecanismos de buscas se estiver otimizado para SEO, tanto a parte de programação quanto a de redação.

O SEO é um dos principais pilares da estratégia de marketing de conteúdo. De acordo com uma pesquisa feita pelo HubSpot com profissionais de marketing B2C e B2B, constatou-se que o SEO tem o quarto maior ROI (retorno sobre o investimento).

Algumas técnicas de SEO envolvem a pesquisa e o uso correto de palavras-chaves (KWs) e suas variações, inserção de KWs em locais estratégicos do texto, estruturação e hierarquização do conteúdo, utilização de CTAs, produção de meta title e metadescrição, entre outras.

  1. Estruture seu conteúdo

Estamos focando aqui em conteúdo escrito. Porém, mesmo que seja em formato de vídeo ou áudio, ele precisa ter uma estruturação adequada para facilitar o entendimento e a absorção do que foi compartilhado.

Isto é: ele precisa ter começo, meio e fim e fazer sentido. Crie conexões entre os assuntos, forneça dicas e use intertítulos para tornar a leitura mais fluida e dinâmica.

  1. Invista em títulos atrativos

Quantas vezes você já clicou em um post de blog ou vídeo do Youtube porque foi impactado pelo título? Pois é. Ele serve como uma isca e precisa ser criativo e direto, estimulando o clique e a leitura.

Não esqueça de otimizar seu título para SEO, inserindo a palavra-chave de preferência no começo da frase. Os robôs do Google encontram seu conteúdo por meio desses termos.

  1. Crie conteúdo de alta qualidade

Se a ideia é conquistar novos clientes, eles precisam confiar na sua marca. Para que a credibilidade da empresa seja trabalhada, é fundamental oferecer conteúdos de alta qualidade, com informações úteis e interessantes para o público-alvo.

Além disso, seja sempre original e mostre ao leitor que conhece suas necessidades e seus desafios e que deseja ajudá-lo.

  1. Varie os formatos

Uma das vantagens da criação de conteúdo para web é a possibilidade de criar diversos formatos para falar sobre o mesmo assunto. 

Portanto, entenda profundamente os hábitos e as preferências das suas personas para definir quais conteúdos serão, de fato, consumidos. 

Entre os diversos formatos, existem:

  • artigos em blogs;
  • posts em redes sociais;
  • e-book e infográficos;
  • templates prontos;
  • e-mail marketing;
  • vídeos no Youtube e nas redes sociais;
  • áudios (podcasts);
  • landing pages.
  1. Tenha peridiocidade

Por último e não menos importantes está a periodicidade da postagem dos conteúdos. A verdade é que, quanto mais você postar, maiores são as chances do Google e outras plataformas sugerirem seus materiais para outras pessoas.

A lógica é a seguinte: quanto mais visualizações, mais o conteúdo é considerado relevante e, por isso, é mais divulgado. E isso se aplica ao Google, às redes sociais e às plataformas de vídeos, como o Youtube.

Principais ferramentas para criação de conteúdo

Com tanta tecnologia disponível, inclusive de forma gratuita, o ideal é inserir na rotina da equipe de marketing o uso de ferramentas para criação de conteúdo.

Veja quais são as mais eficientes do mercado e favorecem a criação de conteúdo para mídias digitais de modo mais criativo e organizado.

Ferramentas para criação de conteúdo para blogs

Pesquisa de palavras-chaves

As ferramentas mais usadas na parte de planejamento para a criação de conteúdo são as de pesquisa e análise de palavras-chaves.

A ideia é descobrir palavras principais e relacionadas com as atividades da sua empresa e o assunto abordado no conteúdo.

Algumas opções são:

  • Google Keyword Planner: funcionalidade do Google Adwords que mostra a busca de palavras-chaves em sua plataforma e o volume de cada uma delas;
  • Semrush: com versões pagas e gratuitas, essa plataforma é muito usada por profissionais de marketing em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ela permite a mensuração das palavras-chaves e análise das KWS usadas pela concorrência.
  • Übersuggest: sugere bastante palavras-chaves para o Google com análise de volume, tendências de busca, preço por lances e posicionamento nos resultados de pesquisas.

Anote uma dica valiosa que é praticada diariamente pela equipe SEO da Agência Papoca: não foque apenas em uma ferramenta para pesquisar as palavras-chaves. Use ao menos duas para comparar os termos e ter uma melhor dimensão de suas oportunidades.

People Also Ask

Outro meio de encontrar palavras-chaves longtail (de cauda longa) é o People Also Ask disponibilizado pelo Google. Esse é um recurso chamado de rich snippets que reúne as principais perguntas feitas sobre determinada KW, fornecendo respostas curtas e objetivas.

Veja como essa seção aparece:

Ou, então, entender o que as pessoas estão pesquisando além da KW pesquisada. Isso aparece no final da primeira página de resultados de pesquisa (SERP).

Sistema de Gestão de Conteúdo

Já ouviu falar sobre CMS de publicação? O Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo possibilita a criação de blogs e sites e a publicação e o gerenciamento de conteúdos de forma simples, intuitiva e eficiente.

Alguns exemplos de CMS de publicação são:

  • WordPress;
  • Joomla;
  • Drupal;
  • Shopify;
  • Blogger;
  • Wix.

Ferramentas para criação de conteúdo para redes sociais

Além dessas ferramentas que podem ser usadas para posts e blogs e redes sociais, citamos outras mais voltadas ao universos do Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest, Linkedin etc.

Google Trends

O Google Trends serve como uma bússola para identificar tendências de pesquisas e o que está em alta. E usar temas quentes e atuais em criação de conteúdos para redes sociais é excelente para aumentar o engajamento e receber a atenção do seu público.

Canva 

O Canva é o queridinho dos produtores de conteúdo que precisam usar técnicas de design para produzir imagens e vídeos para blog, redes sociais e diversos outros formatos.

Essa ferramenta de design oferece plano gratuito e pago e muitas opções de formatos de conteúdos e design criativos, bonitos e modernos.

CapCut

O CapCut é um editor de vídeos que pode ser usado no computador ou no celular. Além de oferecer funcionalidades e recursos de edição, ele gera legendas automáticas que podem ser editadas manualmente.

Perfeito para aprimorar seus vídeos para redes sociais, blog e Youtube e tornar o conteúdo mais inclusivo. Fora que nem sempre as pessoas usam o celular com o áudio ativado e as legendas facilitam que o material seja visualizado.

Conte com a ajuda de uma agência de criação de conteúdo!

Criar conteúdos de alta qualidade e com todas as técnicas de SEO aplicadas requer conhecimento aprofundado sobre marketing de conteúdo e suas estratégias. Por isso, a melhor forma de garantir materiais que gerem resultados, é contratar uma agência de criação de conteúdo, como a Agência Papoca!

Com clientes de diversos setores e tamanhos, ela oferece muito mais do que aumento de tráfego no seu site: aumento da credibilidade da marca no mercado e geração de leads qualificados, que realmente tenham o perfil do seu cliente ideal.

O que resulta em mais vendas e maior faturamento, além de posicionar a empresa como referência em seu setor.

Por exemplo, a Pluga aumentou em mais de 1.000% o tráfego orgânico no seu site com o trabalho planejado e executado pela Papoca.

Não fique atrás da concorrência e comece logo a criação de conteúdo para sua empresa! Veja como a Agência Papoca pode ajudar!

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