O LinkedIn já atingiu 1 bilhão de usuários no mundo e 75 milhões de usuários no Brasil. E deixou de ser simplesmente uma rede profissional para divulgação de currículos. Mais de 97% de profissionais de marketing B2B, por exemplo, usam a plataforma para produção de conteúdo e consequente prospecção de clientes. Por isso, fazer SEO para LinkedIn se tornou uma necessidade cada vez mais recorrente para perfis pessoais e de empresas.
Neste artigo, abordaremos o que é SEO para LinkedIn e Pulse, como aprimorar as técnicas de SEO para LinkedIn e dicas práticas para usar a rede para conquistar autoridade no mercado e encontrar clientes para seu produto ou serviço.
Vamos lá?
Por que SEO para LinkedIn e Pulse é uma boa ideia?
O SEO (Search Engine Optimization) é comumente conhecido como um conjunto de técnicas aplicadas no conteúdo para que o site conquiste as primeiras posições nos buscadores, como o Google.
No caso do SEO para LinkedIn, o objetivo é que as práticas adotadas aumentem a visibilidade de perfis e páginas empresariais na plataforma.
Mas você sabe por que o SEO para LinkedIn e Pulse, seção de artigos do site, é tão relevante para a sua empresa? Abaixo, citamos os principais aspectos.
1. Maior visibilidade
Quando as técnicas de SEO são bem aplicadas ao LinkedIn, o negócio ganha mais visibilidade na rede social e também nos mecanismos de busca. Otimizar as informações do perfil da empresa facilita que potenciais clientes, parceiros e colaboradores encontrem a marca.
Já o SEO no LinkedIn Pulse é um recurso interessante para atrair leitores interessados pelos temas relacionados ao setor de atuação da sua empresa.
2. Construção de autoridade
Uma página otimizada conquista autoridade no seu segmento de atuação e se destaca diante dos concorrentes. Ao oferecer conteúdo de qualidade e elaborado com estratégia no LinkedIn Pulse, a empresa demonstra conhecimento no ramo e conquista a confiança do público.
3. Melhoria no engajamento
Saber como fazer SEO para LinkedIn também é um grande diferencial para o engajamento com uma audiência qualificada. A partir da construção de autoridade, o negócio estabelece uma conexão genuína com o público e consegue se tornar referência ao responder perguntas e gerar conversas.
Como fazer SEO para LinkedIn? Confira 4 dicas
O passo a passo de como fazer SEO para linkedIn inclui:
- Comece pelas informações básicas;
- Faça uma boa escolha de palavras-chave;
- Invista na produção de conteúdo;
- Aproveite o LinkedIn Pulse para construir autoridade.
A seguir, veja como colocar cada etapa em prática.
1. Comece pelas informações básicas
Otimize a página da empresa: personalize a URL com o nome do negócio e insira a palavra-chave principal do seu nicho nos 150 primeiros caracteres da seção “Sobre”.
Mantenha também uma identidade visual adequada. Ou seja, logo em alta resolução, imagem de capa alinhada à marca, cores e tipografia consistentes.
2. Faça uma boa escolha de palavras-chave
Ao pensar em sua estratégia de SEO para LinkedIn, escolha termos que descrevam seu setor, como “consultoria de marketing digital” ou “software de gestão financeira”. Assim, potenciais clientes encontram sua página com mais facilidade ao buscar por produtos ou serviços relacionados.
Quer saber como escolher as melhores palavras para sua estratégia? Leia também: O que é palavra-chave? Entenda o significado e a importância para o SEO!
3. Invista na produção de conteúdo
A criação de conteúdo regular ajuda a manter o perfil ativo e contribui para construir a autoridade da página na plataforma, como comentamos anteriormente.
Portanto, as postagens devem ser relevantes para o seu público, apresentar informações úteis, reforçar o posicionamento da marca e estimular a interação com a audiência.
Para isso, produza conteúdos variados, como artigos educativos, cases de sucesso, notícias do setor, bastidores da empresa e dicas rápidas. Também vale divulgar eventos, webinars e criar posts de engajamento, como enquetes e perguntas.
4. Aproveite o LinkedIn Pulse para construir autoridade
O LinkedIn Pulse é uma boa ferramenta para as empresas que querem ser reconhecidas como especialistas em sua área. Por meio da publicação de artigos otimizados e com conteúdo de qualidade, a organização passa a ser vista como referência.
Além disso, aumenta suas chances de atrair leitores que buscam conhecimento ou insights sobre o mercado. Mas, como toda funcionalidade, é necessário usar o Pulse de forma estratégica. Seguir as boas práticas abaixo é uma boa pedida.
- Escolha tópicos relevantes.
- Aplique técnicas de SEO nos artigos, como o uso de palavras-chave.
- Inclua links internos e externos, para direcionar o leitor para outras fontes de valor.
Vale lembrar que, quando os artigos do LinkedIn Pulse recebem compartilhamentos e comentários, a página ganha mais engajamento. Com o aumento do alcance, crescem as chances de atrair potenciais clientes interessados nos produtos e serviços do segmento.
SEO para LinkedIn: números que convencem
Se você ainda não está convencido sobre as vantagens de aprimorar o SEO no LinkedIn para a sua empresa, algumas estatísticas talvez possam te convencer.
Um estudo conduzido pela Hubspot indicou que a taxa de conversão de leads no LinkedIn é 277% maior no LinkedIn, em comparação ao Twitter e ao Facebook. O levantamento considerou mais de 5.000 empresas nos EUA.
Além disso, a própria rede já citou que 80% dos leads de profissionais de marketing B2B provêm da plataforma.
Essas estatísticas só comprovam o que temos dito ao longo deste artigo: aplicar SEO para LinkedIn é uma estratégia valiosa para empresas que desejam aumentar sua visibilidade.
Lembre-se: o LinkedIn é uma das principais vitrines de networking profissional. Estar bem posicionado por lá é fundamental para quem quer ser referência no setor e vender mais e melhor.
Com uma página otimizada e conteúdos relevantes, você amplia o alcance da sua marca, atrai novos clientes em potencial e se destaca entre os tomadores de decisão.
Ao investir em SEO para LinkedIn e no LinkedIn Pulse, sua empresa ganha mais autoridade, gera leads qualificados e impulsiona as vendas.
E se você tem dúvidas sobre como fazer SEO para LinkedIn e qual é o melhor caminho, a Agência Papoca pode te ajudar nessa missão.
Somos uma agência de marketing digital focada em três pilares principais para potencializar o crescimento do seu negócio: SEO, Inbound Marketing e Growth Hacking.
Entre em contato com a gente para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a aplicar as técnicas de SEO de forma eficaz e aumentar a sua visibilidade, seja no LinkedIn ou nos mecanismos de busca.