Como ranquear no Google? Guia prático de otimização SEO

como ranquear no google

Pessoas visitam mais a cidade fantasma de Chernobyl, mesmo com a possibilidade de sofrer as consequências da radiação, do que a segunda página dos sites de busca. Tudo bem, não existem dados sobre essa informação, mas, para o bem da sua empresa, é importante saber como ranquear no Google.

Afinal, mesmo que a nossa pesquisa fictícia seja uma brincadeira, ela tem seu fundo de verdade. Foi o que mostrou o estudo realizado pela Sistrix, empresa responsável por um software de SEO, que analisou mais de 80 milhões de palavras-chave. Segundo ele, a taxa média de cliques da primeira posição é de 28,5%, enquanto a décima fica com apenas 2,5%. 

Para não deixar que o seu algoritmo tire clientes em potencial do seu negócio, entender e saber como aplicar as estratégias de ranqueamento é fundamental. 

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Neste artigo, apresentamos um guia descomplicado e cheio de informações relevantes que podem levar seu site à primeira página, e o seu público, até você! 

O que é ranquear no Google?

Ranquear no Google é aparecer nas páginas de busca sem pagar anúncios para estar ali. Portanto, são os artigos organicamente indexados nas primeiras páginas assim que o usuário realiza a pesquisa. A ordem de aparição não é aleatória e depende de fatores de ranqueamento. 

Para estar no lugar mais concorrido da internet, a Search Engine Result Page (SERP), mais conhecida como página de resultados, é necessário entender como funciona o algoritmo do Google.  

E o que isso quer dizer? Resumidamente, o algoritmo é amigo de todos os que seguem boas práticas de otimização. E estamos falando de todo conteúdo do site, desde o texto, até as imagens, a URL, e a navegabilidade do usuário. 

Aqui, falamos principalmente de textos de qualidade, os quais respondem às dúvidas do usuário sem que ele precise abrir outras páginas. E, além disso, de 

uma experiência de navegação agradável, o que exclui aquelas páginas lentas e difíceis de mexer. 

Para entender, de forma aprofundada, como funciona o algoritmo do Google, sugerimos que assista ao vídeo abaixo: 

Caso precise, não se esqueça de ativar a tradução, e aproveite os ensinamentos do próprio mecanismo de busca!

Afinal, como ranquear no Google? Conheça o SEO

Ok, agora você já sabe dos principais pontos de ranqueamento: conteúdo relevante e foco na experiência do usuário no site. Porém, para concretizá-las, é preciso saber sobre estratégias de como ranquear no Google. 

Isso porque não basta o texto ser bom, ele precisa seguir algumas regrinhas de Search Engine Optimization (SEO). Traduzindo, otimização de mecanismos de busca. 

Pense o seguinte: ao buscar “como ranquear no Google”, aparecem, segundo o próprio site, 180.000 resultados. 

Tais resultados não são aleatórios. Nesse caso, o SEO é um modo de dizer às páginas “Oi, eu estou aqui, eu tenho o que procura!” e não cair no limbo das mais das centenas de milhares de sites.   

Você procura por visibilidade, e o buscador mais famoso do mundo, por continuar sendo o melhor. Para isso, ele precisa entregar o ouro logo na primeira página, ou seja, os melhores conteúdos. Atualmente, o seu é um deles? 

Como melhorar o SEO do meu site com os SEO Trends? 

Agora, mão à obra! Aqui estão as práticas mais relevantes, chamadas de SEO Trends, ou seja, as tendências mais visadas pelo Google:  

  1. Pesquisa de palavras-chave relevantes

Não tem como ranquear no Google sem uma boa pesquisa de palavras-chave. Afinal, são as palavras que o usuário digita para realizar a busca. 

Então, se ele procura por “como tirar mancha de roupa”, seu artigo sobre “como tirar mancha de roupa” precisa focar nessa frase ao invés de repetir “se livre do amarelado de uma vez por todas”, por exemplo.

O Keyword Planer  é uma ótima ferramenta para descobrir quais são as palavras-chave mais buscadas, e o próprio Google ensina como usá-la.  Seguindo os passos corretamente, as chances de ranqueamento aumentam muito. 

  1. Criação de conteúdo de qualidade

Se toda vez que pesquisasse algo em um determinado site, sua resposta não fosse respondida, você continuaria entrando nele? Não, né?! 

É exatamente por isso que a prioridade de todos os buscadores são os conteúdos de qualidade. Eles é que estarão na primeira página! 

A palavra-chave deste texto é “como ranquear no Google”, mas se tivéssemos respondido apenas essa pergunta, ele não teria tanta utilidade. Afinal, do que adianta saber que o SEO é importante, sem saber como aplicá-lo?

Logo, “como melhorar o SEO do meu site” foi um tópico obrigatório para assegurar a qualidade deste artigo. 

Nesse sentido, um bom conteúdo precisa: 

  • realizar o objetivo da busca;
  • entregar além do esperado, a fim de que o usuário se satisfaça apenas com o artigo em questão, ou seja, ele não pode sair com dúvidas;
  • ser do mesmo nível (de preferência melhor) do que os primeiros resultados dos textos com o mesmo assunto; 
  • ser claro, objetivo, direto ao ponto (o que não significa ser raso), e coerente;
  • ter uma escrita fluida, com o estilo sempre voltado ao público-alvo.

Lembre-se: escrever bem não é encher o texto com palavras difíceis, mas, sim, ter o domínio da Língua Portuguesa e se adequar à persona. São adolescentes? Vale usar frases de memes. São advogados? Cabe uma linguagem mais formal, e assim por diante.  

  1. Otimização on-page e off-page

Lá vem a galera do marketing e esses termos em inglês. Calma, confere o resumo sobre cada um deles, superimportantes para ranquear empresas no Google. 

On-page

São as otimizações dentro do texto, relacionadas ao SEO do conteúdo, sendo as principais: 

Bom uso de palavras-chave

Trata-se da escolha correta da palavra e da distribuição dela no texto (8 a 10 vezes, incluindo no título, em um tópico, na introdução, ao longo do texto e no final). 

Para melhorar o processo da escolha, não se esqueça das ferramentas como a que indicamos do tópico de planejamento de palavras-chave.

Otimização SEO para meta title e meta description e artigos em geral 

A parte escrita do blog ou site também precisa ser agradável ao usuário para ranquear no Google, por isso, algumas normas são: 

  • Meta título: entre 55 a 60 caracteres — chamativa, atraente, que desperte a atenção do leitor e inclua a palavra-chave principal. Quando pertinente, usar palavras como: guia, passo a passo, lista, dicas, etc. 
  • Meta descrição: entre 130 a 140 caracteres — objetiva, que agregue valor ao leitor, e contenha a PC principal, e, se possível, algumas secundárias; 
  • Conteúdo: uso de frases curtas, palavras de transição, listas, bullet points (essas bolinhas pretas ao lado do parágrafo), e, falando nele, deve conter no máximo 5 linhas cada. Além disso, seguir as orientações do uso de palavra-chave.    
URL amigável

A URL é o endereço do conteúdo, aquela que você copia quando quer o link da página. Ela deve conter o título, ou pelo menos parte dele, com a palavra-chave (essa é imprescindível).  

  • Bom exemplo: www.agenciapapoca.com.br/como-ranquear-no-google
  • Mau exemplo: www.agenciapapoca.com.br/8472jddaan/1_ABF
Imagens otimizadas 

Colocar a primeira imagem que encontrar, e de qualquer jeito, é pedir para fazer igual sites com imagens de baixa qualidade, que demoram para carregar — isso quando carregam —, e que não harmonizam com o texto, por ficarem grandes ou pequenas demais.   

Nesse caso, as normas básicas são: 

  • tipos de arquivo: JPEG, PNG ou GIF;
  • tamanho ideal: 151 KB para imagens de alta resolução e 100 KB para imagens simples;
  • dimensão: dimensões similares a 16:9 ou 4:3 e largura de 1024 pixels;
  • nomear a imagem, legendar e inserir texto alternativo, se possível, com alguma palavra-chave, mas sem exageros. 

Off-page

Quanto ao off-page, diz respeito à credibilidade do site, mas em relação às questões externas. Nesse caso, a principal técnica é o link building, um dos responsáveis pela construção de autoridade. 

Link building é a prática em que se consegue que um texto do seu site esteja em artigos de outras páginas. Sabe aquele link azul clicável que você encontra em diversos textos? Então, quando redirecionado a outro site, trata-se de um link externo. 

Para ranquear, o que importa são as quantidades de links externos (quanto mais, melhor), a diversidade de sites que linkam o seu, e o contexto

Sobre o último tópico, se o seu negócio é de material escolar, não deveria estar em um site de óleos essenciais, por exemplo, mas em páginas de nichos semelhantes, como organização e Educação. 

Como ranquear no Google Meu Negócio? 

Essa ferramenta é a responsável por mostrar o seu empreendimento, seja de venda de produtos ou serviços, para o público que procura por ambos

São os resultados que aparecem na primeira página, quando se procura por “restaurante no Rio de Janeiro”, “agência de marketing especialista em SEO” e por aí vai. Portanto, entender como ranquear no Google meu negócio é o mesmo que ranquear a sua empresa no Google e não apenas o seu site. 

Para aparecer entre as primeiras indicações, você precisa: 

  • inserir todos os dados pedidos pela ferramenta;
  • atualizar os dados do local (endereço, número de telefone, etc.);
  • colocar o horário de funcionamento;
  • anexar fotos atrativas e de qualidade;
  • adicionar os produtos da loja;
  • gerenciar e responder às avaliações. 

Como aumentar o engajamento no Google? 

Para aumentar o engajamento no Google, é preciso fazer uma avaliação do seu próprio site. Desse modo, é possível investir nos acertos e consertar os possíveis erros. Portanto, analisar o Google Analytics, o carregamento do site e o planejamento de conteúdo são as principais estratégias de aumento de alcance.  

Utilizando o Google Analytics, você pode saber o tempo de permanência na página, a taxa de rejeição, os posts mais e menos lidos, a porcentagem de visitantes recorrentes, os comentários e compartilhamentos. 

A partir desses dados, analise como são e sobre o que são os posts que deram certo, e aposte em mais formatos e assuntos como esses. 

Sobre os que não deram muitas visualizações, tente entender os motivos. Escrita? Temática? Imagens que demoram para carregar? Entendendo as razões, é mais fácil consertar as possíveis falhas. 

Resumindo: 2 pontos principais para aumentar o engajamento no Google

  1. Site leve, rápido e intuitivo, com layout agradável, fontes fáceis de ler, imagens com boa resolução, atrativas e carregamento rápido.
  2. Conteúdo de muita qualidade, que interessa e sana as dúvidas do leitor. 

Até aqui, foram muitas informações para absorver e parece que não dará conta de muita coisa, não é mesmo? São vários detalhes e todos eles são importantes, não dá para deixar batido. 

Por isso, contar com a consultoria de Marketing Digital da Papoca é um auxílio de grande valor, pois com ele terá disponível uma equipe de especialistas em conteúdo e SEO, que irão garantir:

  • avaliações de estratégias para melhorar o SEO do site;
  • estratégias de aumento de engajamento e melhores chances de ranquear no Google;
  • orientações especializadas para impulsionar sua visibilidade e sucesso online;
  • estudo aprofundado dos concorrentes, para ter um destaque além dos demais. 

Neste artigo, tiramos suas dúvidas sobre como ranquear no Google, mas com a nossa ajuda de perto, te damos a garantia de que isso irá acontecer. Entre em contato e revolucione seu marketing! 

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