Redirecionamento 301: desvende os mistérios dessa ferramenta!

redirecionamento 301

Não tem nada mais frustrante do que acessar a página de um site e aparecer aquela famosa mensagem de erro, não é mesmo? Essa situação afeta negativamente a experiência do usuário com a sua marca, mas pode ser resolvida com o redirecionamento 301.

Segundo uma pesquisa feita pelo PwC, 49% dos consumidores da América Latina abandonariam marcas que amam após uma única experiência ruim. Por isso, garantir  que todos os seus endereços da web estejam no ar ou redirecionar o usuário para outro espaço do seu website é uma estratégia fundamental

Afinal, você não quer que seus clientes partam para a concorrência, não é verdade?

Para que isso não aconteça, você tem que lançar mão de algumas táticas e, no contexto do seu site, saber o que é um redirecionamento 301 é uma delas. 

Vamos lá?

O que é um redirecionamento 301?

Para que você entenda de maneira prática o que é um redirecionamento 301, veja o exemplo a seguir:

Pedro criou um website para a sua empresa de produtos capilares. Nele, existem páginas específicas para todos os seus produtos, nas quais os usuários podem conferir informações sobre composição, modo de uso e valores.

Por questões estratégicas, Pedro precisou alterar o nome de um dos seus produtos e, consequentemente, criar um novo endereço da web. Entretanto, os usuários ainda acessavam a URL antiga e se depararam  com uma mensagem de “página não encontrada”.

Esse problema no site fez  com que muitas pessoas saíssem do site  ou julgassem que o produto em questão não estava  sendo mais comercializado, o que afetou  negativamente o seu website e as próprias vendas da empresa.

Como solução, Pedro fez um redirecionamento 301 no endereço com o nome anterior do produto. Agora, quem acessa a página antiga é redirecionado para a nova URL de maneira automática.

Qual a importância do redirecionamento 301 para o seu site?

No tópico anterior, mostramos apenas alguns exemplos de como o redirecionamento 301 pode ser benéfico para o seu website. A seguir, veja algumas outras vantagens de investir nessa ferramenta:

Realiza a manutenção de tráfego

Por conta da sua principal atuação ser o reencaminhamento do usuário para endereços da web que estão funcionando, a ferramenta faz com que o tráfego dessas pessoas seja mantido, reduzindo a taxa de saída e de rejeição do seu site.

Atualiza e reestrutura o website

É normal que, ao longo do tempo, sites precisem passar por processos de reestruturação. Ao investir no redirecionamento 301, esse processo é feito de maneira menos danosa, preservando a funcionalidade do domínio e links.

Consolida o conteúdo

Você sabia que é possível direcionar diversas páginas para um único destino? Dessa forma, é possível mover o tráfego desses endereços consolidados ou quebrados para a nova URL, evitando conteúdos duplicados.

Como o Google enxerga o redirect 301?

Você pode estar se perguntando como o Google enxerga o redirect 301 ou se essa ferramenta pode trazer alguma penalidade para o SEO do seu website, mas fique tranquilo: o Google aprova essa ação!

Além disso, essa é uma prática que preserva a classificação do seu site nos mecanismos de busca, visto que essa ferramenta avisa ao Google que o conteúdo foi movido, levando o score, backlinks e autoridade da página para a nova URL.

Como realizar um redirecionamento 301?

mulher sentada no sofá enquanto usa o MacBook Pro

Até agora, você já aprendeu o que é o redirecionamento 301, qual a sua importância e como o Google interpreta a ação dessa ferramenta. Então, está na hora de você conferir o passo a passo de como fazer essa implementação em seu website. Vamos lá?

  1. Acesse o seu servidor web

O primeiro passo de como realizar um redirecionamento 301, é acessar o servidor web no qual o seu site está hospedado. Utilize um cliente FTP ou um painel de controle fornecido pelo seu provedor de hospedagem.

  1. Edite o arquivo de configuração

Procure e abra o arquivo de configuração onde o redirecionamento 301 deve ser configurado. Ele pode estar nomeado como “.htaccess” (em servidores Apache), “web.config” (em servidores Windows/IIS) ou ter outra nomenclatura, dependendo do servidor da web utilizado pelo seu website.

  1. Configure o redirecionamento 301

Agora, abra o arquivo como um bloco de notas, por exemplo, e adicione o código de reencaminhamento. Lembre-se de especificar qual é a URL antiga e para onde a ferramenta deve direcionar o usuário.

O código a ser utilizado para esse processo varia conforme o tipo de servidor utilizado. Caso você use o Apache, por exemplo, o código mod_rewrite costuma ser o mais utilizado:

RewriteEngine On

RewriteRule ^página-antiga$ /nova-página [R=301,L]

  1. Faça testes e mantenha a ferramenta

Com a ferramenta devidamente configurada, é preciso fazer testes para verificar se o redirecionamento dos endereços de web está sendo feito corretamente. Existem algumas maneiras de fazer isso, das quais falaremos a seguir.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como implementar o redirecionamento 301 em seu site, sugerimos que você assista ao vídeo a seguir (e não se esqueça de ativar as legendas!):

Como testar o redirecionamento 301?

Existem algumas maneiras de como testar o redirecionamento 301 e verificar se o processo foi um sucesso ou se aconteceu algum erro. Veja a seguir algumas formas de fazer essa análise:

Navegue diretamente na página

A maneira mais simples de verificar se a implementação do 301 redirect ocorreu como previsto é acessar diretamente o endereço inexistente. O esperado é que você seja reencaminhado automaticamente para a nova URL.

Faça uso de ferramentas on-line

Também é possível utilizar algumas ferramentas on-line que podem indicar para onde a URL original está direcionando o usuário e até mesmo fornecer algumas informações extras. Alguns exemplos de websites que fazem esse papel são o “Redirect Checker” e o “HTTPstatus.io“.

Faça uma verificação de cabeçalho HTTP

Outra opção (para quem tem um maior conhecimento técnico) é verificar se o cabeçalho HTTP da página está como “301 Moved Permanently” em seu status de resposta. Você pode usar a extensão de navegador Firefox “Live HTTP Headers” para ter acesso às informações de cabeçalho.

Quando é indicado o redirect 301?

Também é importante que você saiba quando é indicado o redirect 301, já que realizá-lo em qualquer endereço da web pode atrapalhar a experiência do usuário. Veja a seguir algumas situações em que essa ferramenta é bem-vinda:

Mudança de URL

Caso você tenha feito alguma modificação em seu site que tenha resultado na mudança de URLs, é interessante que o redirecionamento seja feito para que, quando o usuário acesse o endereço antigo, seja levado automaticamente para a página nova.

Migração de domínio

Uma alteração de maior impacto, como uma migração de domínio, também pede um esquema de reencaminhamento, para que os usuários consigam acessar o endereço atual e tenham acesso aos endereços do seu website.

Eliminação de páginas

Caso você precise apagar uma página, é possível utilizar o redirecionamento para levar o usuário a um endereço relacionado ao conteúdo da antiga URL ou até mesmo para um aviso de erro personalizado.

Se você quer saber mais sobre a página de erro (o famoso e temido erro 404), confira este outro post em nosso blog no qual falamos sobre este assunto de maneira aprofundada!

Dessa forma, agora você já sabe o que é um redirecionamento 301 e qual a sua importância para o seu site. Agora, é hora de colocar a mão na massa e avaliar quais URLs do seu domínio precisam dessa ferramenta.

E se você quer deixar o seu website ainda mais otimizado e funcional, melhorando a experiência de usuário, conheça o trabalho da Papoca! Somos especialistas em SEO e oferecemos consultorias e estratégias que trarão mais tráfego, leads e vendas para o seu site. 

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Buscar um artigo
Newsletter

Receba conteúdos exclusivos de SEO

Categorias

Artigos recomendados