Guia definitivo: como fazer uma análise de concorrência eficaz?

análise de concorrência

Você já parou para pensar no que seus concorrentes fazem de diferente para se destacar? A análise de concorrência é a chave para entender o cenário em que sua empresa está e tomar decisões mais assertivas a partir da coleta de dados. 

Mas como saber se a sua análise de competidores está, de fato, completa e estratégica? 

Neste guia, vamos explicar como o estudo com foco nas empresas que competem com a sua pode transformar seus resultados e ajudar a impulsionar o seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.

Boa leitura!

O que é análise de concorrência?

A análise de concorrência é o processo de estudar os principais players do seu mercado para entender suas estratégias, forças e fraquezas. A prática envolve observar o comportamento dos concorrentes, seus produtos ou serviços, preços, canais de marketing, campanhas, entre outros aspectos. 

O objetivo é identificar oportunidades e ameaças para o seu próprio negócio, além de compreender melhor as tendências do mercado.

Qual a importância da análise de concorrência no marketing?

Realizar a análise da sua concorrência é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Com o processo, você tem uma visão de como sua empresa se posiciona em relação aos concorrentes, o que os torna mais fortes ou mais fracos, e identifica as lacunas para explorar no mercado. 

A análise também permite otimizar seus investimentos, para que sua empresa foque o que realmente funciona e não replique ações saturadas. Além disso, proporciona uma compreensão do comportamento do consumidor e das tendências no seu setor de atuação. 

Qual a diferença entre análise de mercado e análise de concorrentes no marketing?

Embora algumas pessoas utilizem os termos “análise de mercado” e “análise de concorrentes” como sinônimos, é importante saber que se referem a conceitos diferentes, mas complementares, em uma estratégia de marketing eficaz.

Entenda a diferença:

  • análise de mercado: refere-se ao estudo do setor como um todo, para entender as tendências do mercado, o comportamento do consumidor, as oportunidades de crescimento e as ameaças externas, como mudanças econômicas, regulatórias ou tecnológicas;
  • análise de concorrentes: foca diretamente os seus concorrentes, ou seja, as empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus. O objetivo é entender como os outros negócios se posicionam, quais estratégias utilizam, o que fazem bem e em quais aspectos você pode fazer melhor.

Ambas são essenciais, mas enquanto a análise de mercado oferece uma visão mais ampla do ambiente, a análise de concorrentes no marketing permite que você tenha insights diretos sobre o que pode fazer para se destacar no cenário competitivo. 

Dica: juntos, os dois estudos fornecem uma base para decisões estratégicas mais informadas e fundamentadas em dados concretos.

Como fazer análise de concorrência? Passo a passo!

O passo a passo para fazer uma análise de concorrência eficaz é:

  1. Identificar seus principais concorrentes;
  2. Estudar os produtos e serviços que oferecem;
  3. Analisar a presença online e os canais de marketing;
  4. Estudar o posicionamento de preços e ofertas;
  5. Avaliar o atendimento e a experiência do cliente;
  6. Analisar pontos fortes e fracos dos concorrentes;
  7. Identificar oportunidades e ameaças no mercado.

Saiba como colocá-los em prática!

1. Identificar seus principais concorrentes

O primeiro passo é identificar quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Saiba que:

  • concorrentes diretos são aqueles que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus;
  • concorrentes indiretos são empresas que, embora não ofereçam o mesmo produto ou serviço, atendem ao mesmo público ou resolvem o mesmo problema de maneira diferente.

Para identificá-los, você pode realizar pesquisas de mercado, analisar as palavras-chave que seus consumidores usam, explorar as redes sociais e verificar os resultados de busca do Google.

2. Estudar os produtos e serviços que oferecem

O próximo passo é estudar o que os concorrentes oferecem, de modo a compreender suas características, benefícios, diferenciais e como cada um atende às necessidades do público-alvo. 

Também observe como posicionam seus produtos no mercado, para entender se há espaço para você oferecer uma proposta mais inovadora ou diferente. 

3. Analisar a presença online e os canais de marketing

Hoje, a presença online é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Portanto, analise como seus concorrentes utilizam os meios digitais — sites, blogs e redes sociais, como Instagram, LinkedIn e TikTok, por exemplo.

Veja como as empresas se comunicam com seu público e a frequência com que postam conteúdo. Avalie o engajamento, o tipo de material (educacional, promocional, informativo) e o tom de voz que utilizam. 

4. Estudar o posicionamento de preços e ofertas

O preço é o fator que mais influencia a decisão de compra para 66% dos consumidores brasileiros, conforme a pesquisa Tendências de Bens de Consumo 2024, da Opinion Box e Neogrid. 

Portanto, ao analisar seus concorrentes, é importante entender as estratégias de precificação, se competem por preço ou oferecem produtos premium, além de observar como estruturam suas ofertas (descontos, pacotes, promoções, etc.).

5. Avaliar o atendimento e a experiência do cliente

A experiência do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Assim, avalie como os concorrentes lidam com o atendimento, seja no processo de pré-venda, venda ou pós-venda. 

Uma dica é fazer compras secretas, analisar o atendimento em canais, como chat, e-mail, telefone ou redes sociais, e observar o tempo de resposta, a clareza da comunicação e a eficácia na resolução de problemas.

Para saber o que os consumidores dizem, você também pode pesquisar avaliações sobre a marca no Google e em plataformas especializadas, como o Reclame Aqui. 

Trata-se de uma etapa fundamental, que ajuda a revelar pontos em que sua empresa pode se destacar, com um atendimento mais ágil, personalizado e de alta qualidade.

6. Analisar pontos fortes e fracos dos concorrentes

Após coletar as informações anteriores, realize uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). A ferramenta ajuda a entender o que as outras empresas fazem bem e em quais pontos apresentam falhas. 

Identifique os pontos fortes de cada concorrente em relação à sua empresa, como um marketing bem-sucedido, uma oferta diferenciada ou uma base de clientes fiel. 

Em seguida, observe suas fraquezas, como atendimento ao cliente inadequado, falhas em seus produtos ou serviços, ou a falta de inovação. 

A partir daí, você pode traçar estratégias para explorar as fraquezas e posicionar sua empresa como uma opção mais atrativa.

7. Identificar oportunidades e ameaças no mercado

Com base na análise dos concorrentes e do mercado, o último passo é identificar as oportunidades e ameaças que podem surgir para o seu negócio, como novas tendências de mercado, mudanças nos hábitos dos consumidores, avanços tecnológicos ou até falhas que você pode aproveitar para se destacar.

Dedique um tempo a mais nessa etapa, que é estratégica para ajustar sua oferta, buscar novos nichos ou explorar lacunas que a concorrência ainda não atendeu. 

Agora que você já sabe como fazer análise de concorrência no marketing, confira as principais ferramentas disponíveis atualmente para colocá-la em prática!

Quais as principais ferramentas para análise de concorrência no marketing?

Existem ferramentas que facilitam a coleta e a interpretação dos dados para analisar seus concorrentes. Conheça as principais! 

  • SEMrush: apresenta as palavras-chave que seus competidores ranqueiam, as páginas que geram mais tráfego e até as suas campanhas de anúncios pagos;
  • Ahrefs: excelente para análises de backlinks, pesquisa de palavras-chave e monitoramento da performance de SEO de seus concorrentes; 
  • Google Alerts: ferramenta gratuita que permite acompanhar menções sobre seus concorrentes na web. Você pode configurar alertas com palavras-chave relacionadas a outras empresas e receber uma notificação sempre que alguém mencioná-las;
  • Reclame Aqui: plataforma que oferece uma visão detalhada sobre a reputação dos concorrentes, com comentários e reclamações para que você entenda seus principais pontos fracos, analise o atendimento e observe como as empresas lidam com seus clientes insatisfeitos.

Leia também: Como descobrir as palavras-chave dos concorrentes? [GUIA]

Como utilizar a análise de concorrência para melhorar sua estratégia de marketing?

Após realizar a análise de concorrência, use as informações que coletou para ajustar suas estratégias de marketing. 

Por exemplo, observe falhas e procure oportunidades de melhoria. Se perceber que seus concorrentes não atendem às necessidades de determinados segmentos do público ou têm pontos fracos na comunicação, você pode adaptar seu marketing para explorar essas lacunas. 

Além disso, ao identificar as táticas que deram certo, como campanhas de anúncios ou estratégias criativas de conteúdo, você pode criar abordagens semelhantes ou até mais sofisticadas para gerar um diferencial competitivo.

Você ainda pode ajustar seu posicionamento de preços, ofertas e condições de pagamento se perceber que concorrentes oferecem promoções agressivas ou pacotes mais atrativos.  

Entender a movimentação dos concorrentes é decisivo para crescer no mercado. Com uma análise estratégica, você descobre oportunidades, corrige falhas e cria ações que realmente colocam seu negócio à frente.

Contar com uma consultoria especializada em marketing digital também pode impulsionar o seu negócio!

Com a Agência Papoca você tem acesso a serviços como:

  • auditoria técnica de SEO;
  • estudo aprofundado dos concorrentes;
  • planejamento e Execução de um plano de SEO; 
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