O que faz uma agência de SEO? Entenda quando contratar!

Agência de SEO

Se você quer ter visibilidade no Google e atrair leads qualificados, precisa de um bom posicionamento e uma agência de SEO pode te ajudar.

Isso porque, com especialistas, é possível criar estratégias assertivas para chegar nas primeiras páginas de resultados, com tráfego qualificado e mais chances de conquistar o público.

Além disso, segundo a pesquisa da Intergrowth, 68% das experiências online começam de algum tipo de mecanismo de busca.

Por isso, vale a pena não apenas desenvolver sua identidade na internet, como também contar com uma equipe experiente e focada em resultados.

Entenda como uma agência especializada em SEO pode te ajudar, na prática, e confira as principais dicas para escolher uma parceria vantajosa.

O que é e o que faz uma agência de SEO?

Uma agência de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português) é uma empresa especializada em oferecer serviços para melhorar a visibilidade e a otimização de sites nos motores de pesquisa, como o Google.

Essas instituições trabalham principalmente com conteúdos online e visam os melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa orgânica.

O objetivo é ter mais visibilidade no site, conseguir tráfego qualificado e, consequentemente, gerar mais leads e conversões. Para isso, a agência de SEO pode trabalhar em várias frentes, como:

  • análise de palavras-chave LSI;
  • otimização de conteúdo;
  • aprimoramento da estrutura técnica;
  • link building.

Além disso, a atuação de uma agência especializada em SEO não é pontual. Isso porque acompanha e monitora constantemente o desempenho do site do cliente para entender melhor o comportamento dos usuários e ajustar as estratégias conforme necessário.

Melhor agência de SEO: o que precisa ter? 

Para ser a melhor agência de SEO, a empresa precisa combinar habilidades técnicas, estratégicas e de comunicação para garantir que o site do cliente tenha resultados significativos nas buscas. Além disso, deve: 

  • dominar algoritmos de busca e estrutura de indexação;
  • trabalhar com códigos e arquitetura de sites;
  • criar conteúdos relevantes e adaptados ao perfil do cliente;
  • desenvolver estratégias de palavras-chave bem avaliadas;
  • personalizar ações conforme a realidade e os objetivos da empresa;
  • focar em resultados reais e tráfego orgânico qualificado.

Agora que você já sabe o que a melhor agência de SEO precisa ter, veja a seguir por que contratar uma empresa especializada.

Por que contratar uma agência especializada em SEO?

Contratar uma empresa especializada em SEO e marketing digital pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Além de oferecer uma equipe experiente e atualizada, a parceria economiza tempo, evita erros estratégicos e aumenta a visibilidade da sua marca nos buscadores. A seguir, veja em detalhes por que investir nesse serviço faz diferença nos resultados.

1. Conhecimento especializado

Uma agência de SEO conta com profissionais treinados e qualificados para melhorar o seu posicionamento e ranqueamento no Google.

Afinal, segundo dados do Backlinko, 75% dos usuários sequer passam da primeira página de resultados, e quem ocupa o primeiro lugar recebe em média 27,6% mais cliques.

Assim, é importante ter uma equipe que conheça as práticas mais recentes da área, entenda como funcionam os motores de busca e quais as tendências que valem a pena seguir, com foco exclusivo em aprimorar os seus resultados.

Além disso, essas empresas frequentemente têm acesso a ferramentas avançadas de análise, pesquisa de palavras-chave e monitoramento, com expertise para colocá-las em prática e proporcionar o melhor para o cliente.

Com uma agência de SEO, sua empresa conta com estratégias personalizadas, alinhadas às metas do negócio e ao perfil da marca. Além disso, a empresa mantém sua presença digital atualizada, acompanha as mudanças dos buscadores e as novas formas de pesquisa que influenciam o comportamento do usuário.

2. Economia de tempo

Desenvolver e aplicar técnicas de SEO é um processo complexo, que demanda atenção, monitoramento e análise contínuos, uma dedicação que nem sempre o empreendedor conseguirá oferecer.

No entanto, ao contratar uma agência especializada, você economiza tempo e foca nas atividades mais importantes para o seu negócio, enquanto uma equipe de profissionais cuida do trabalho de otimização.

Além disso, ter uma companhia qualificada também acelera os resultados, uma vez que consegue adaptar as estratégias para obter o melhor fluxo de leads. Com isso, você economiza tempo para a empresa e também otimiza o uso dos recursos e investimentos.

3. Aumento na visibilidade online

O mercado digital ganha cada vez mais relevância, e marcas que buscam visibilidade e reconhecimento precisam atuar de forma consistente no ambiente online.

No entanto, a concorrência também cresce potencialmente, de modo que a empresa precisa não apenas estar na internet, mas saber como construir estratégias para aparecer nas pesquisas.

Esse é o trabalho de uma agência de SEO, que melhora a sua posição no tráfego orgânico e faz com que seu negócio alcance o público-alvo certo.

Em outras palavras, contratar uma empresa especializada significa aumentar sua visibilidade online, atrair potenciais clientes e construir uma marca relevante.

Quando contratar uma agência de SEO?

Se você deseja construir uma marca relevante na internet ou quer melhorar seu posicionamento nas redes, pode ser interessante contratar uma agência de SEO.

Muitas empresas iniciam suas atividades e desenvolvem seus próprios sites, conteúdos e perfis. No entanto, essas iniciativas nem sempre garantem retornos ou engajamento com os clientes.

Nesse caso, é importante contar com uma equipe qualificada, que conheça as principais técnicas e utilize ferramentas avançadas para construir abordagens assertivas no cenário digital.

Além disso, a consultoria SEO também atende muito bem empreendedores que estão no início e ainda não definiram os próximos passos. Ao contratar especialistas, fica mais fácil tomar essas decisões e seguir pelo melhor caminho.

Como escolher uma agência de SEO?

Se você deseja contratar a melhor agência de SEO, é fundamental considerar algumas dicas importantes. A seguir, confira alguns dos pontos para que você consiga fazer uma avaliação aprofundada.

1. Entenda suas necessidades

Antes de começar a procurar uma agência de SEO, é essencial compreender os seus objetivos e necessidades em termos de posicionamento. Afinal, cada companhia se especializa em um nicho, e você deve saber qual área deseja investir.

É possível, por exemplo, desenvolver um marketing de performance, modelo no qual todas as ações são focadas em resultados a partir da análise de dados, geralmente aplicadas em mídias sociais.

Por outro lado, algumas empresas desejam melhorar a identidade e relevância da marca, de modo que a abordagem deve incluir link building.

Saber quais os focos da sua empresa permitirá procurar as melhores agências para atender essa demanda satisfatoriamente.

2. Faça pesquisas de mercado

Escolher uma agência de SEO demanda pesquisas e comparações para saber se a companhia traz a melhor proposta para o seu negócio.

Por isso, realize buscas detalhadas entre várias ofertas, confira os principais serviços, avalie contratos e verifique os casos de sucesso de cada empresa, para analisar não apenas sua confiabilidade, mas também a eficiência.

Também busque ter uma agência que seja transparente em suas práticas e processos.

3. Avalie os diferenciais

Ainda, antes de escolher sua agência de SEO, procure avaliar os diferenciais de cada empresa, ou seja, quais serviços extras cada uma oferece em comparação aos concorrentes.

Verifique quais as ferramentas utilizadas, as principais estratégias e a expertise da equipe, além de outros elementos que proporcionem uma experiência mais completa para a sua empresa.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher uma agência de SEO, talvez a dúvida mais comum apareça: quanto custa uma agência de SEO e será que realmente vale a pena o investimento? É exatamente essa questão que abordamos a seguir.

Quanto custa uma agência de SEO? Vale a pena?

O investimento em SEO varia conforme o escopo do projeto, o nível de especialização da equipe, as ferramentas utilizadas e os objetivos definidos. Não existe um valor fixo, já que tudo depende das necessidades da sua empresa e da complexidade das entregas.

Se o seu foco é fortalecer sua presença digital, aumentar o tráfego orgânico e melhorar o ranqueamento nos buscadores, contar com uma agência especializada faz toda a diferença.

Converse com um especialista da Papoca e descubra qual estratégia faz mais sentido para o seu negócio. Vamos ajudar você a transformar dados em resultados reais.

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